FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120665 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 369 "inscrito_id" => 716 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "O trabalho proposto analisa as percepções de professores de história sobre formação continuada mediada por tecnologias digitais, especialmente o Google Classroom. Em 2020 e 2021, professores do estado de Roraima, durante o período pandêmico, participaram de um curso sobre Educação Histórica (teoria de referência no ensino e aprendizagem de História). Ao todo, foram cerca de 100 professores do componente curricular que concluíram as duas etapas e, apresentaram os trabalhos de conclusão com ênfase na teoria estudada. O referencial teórico sobre formação de professores está fundamentado em Gatti (2017); André (2020) e Garcia (1996); em tecnologias digitais optamos por Santos (2020) e Santaella (2021). A coleta de dados foi realizada via questionário online Google Forms onde, 22 professores responderam a 32 questões abertas. Os resultados mostraram que 15 participantes da pesquisa ainda não conheciam a teoria da Educação Histórica, o que pode ser uma lacuna teórica na formação inicial quando se trata de abordar o Ensino de História. Dos 22, 13 professores observaram que, a oportunidade para conhecer uma teoria de Ensino que propiciasse fazer o entrelaçamento teoria/prática foi facilitada pelo uso das Tecnologias Digitais as quais, durante a pandemia, se tornaram a única maneira de promover interação entre as pessoas uma vez que, o isolamento social, foi predominante. Ao mesmo tempo que a TD facilitou o acesso e a interação entre pessoas, 10 professores mencionaram a necessidade de dominá-la a fim de obter maior qualidade na aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID716_TB369_10032025093441.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTEMARA FLORENCIO" "autor_nome_curto" => "Rutemara" "autor_email" => "marabella27@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ (UTP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120665 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 369 "inscrito_id" => 716 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "O trabalho proposto analisa as percepções de professores de história sobre formação continuada mediada por tecnologias digitais, especialmente o Google Classroom. Em 2020 e 2021, professores do estado de Roraima, durante o período pandêmico, participaram de um curso sobre Educação Histórica (teoria de referência no ensino e aprendizagem de História). Ao todo, foram cerca de 100 professores do componente curricular que concluíram as duas etapas e, apresentaram os trabalhos de conclusão com ênfase na teoria estudada. O referencial teórico sobre formação de professores está fundamentado em Gatti (2017); André (2020) e Garcia (1996); em tecnologias digitais optamos por Santos (2020) e Santaella (2021). A coleta de dados foi realizada via questionário online Google Forms onde, 22 professores responderam a 32 questões abertas. Os resultados mostraram que 15 participantes da pesquisa ainda não conheciam a teoria da Educação Histórica, o que pode ser uma lacuna teórica na formação inicial quando se trata de abordar o Ensino de História. Dos 22, 13 professores observaram que, a oportunidade para conhecer uma teoria de Ensino que propiciasse fazer o entrelaçamento teoria/prática foi facilitada pelo uso das Tecnologias Digitais as quais, durante a pandemia, se tornaram a única maneira de promover interação entre as pessoas uma vez que, o isolamento social, foi predominante. Ao mesmo tempo que a TD facilitou o acesso e a interação entre pessoas, 10 professores mencionaram a necessidade de dominá-la a fim de obter maior qualidade na aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID716_TB369_10032025093441.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTEMARA FLORENCIO" "autor_nome_curto" => "Rutemara" "autor_email" => "marabella27@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ (UTP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }