Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120665
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 369
    "inscrito_id" => 716
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS"
    "resumo" => "O trabalho proposto analisa as percepções de professores de história sobre formação continuada mediada por tecnologias digitais, especialmente o Google Classroom. Em 2020 e 2021, professores do estado de Roraima, durante o período pandêmico, participaram de um curso sobre Educação Histórica (teoria de referência no ensino e aprendizagem de História). Ao todo, foram cerca de 100 professores do componente curricular que concluíram as duas etapas e, apresentaram os trabalhos de conclusão com ênfase na teoria estudada. O referencial teórico sobre formação de professores está fundamentado em Gatti (2017); André (2020) e Garcia (1996); em tecnologias digitais optamos por Santos (2020) e Santaella (2021). A coleta de dados foi realizada via questionário online Google Forms onde, 22 professores responderam a 32 questões abertas. Os resultados mostraram que 15 participantes da pesquisa ainda não conheciam a teoria da Educação Histórica, o que pode ser uma lacuna teórica na formação inicial quando se trata de abordar o Ensino de História. Dos 22, 13 professores observaram que, a oportunidade para conhecer uma teoria de Ensino que propiciasse fazer o entrelaçamento teoria/prática foi facilitada pelo uso das Tecnologias Digitais as quais, durante a pandemia, se tornaram a única maneira de promover interação entre as pessoas uma vez que, o isolamento social, foi predominante. Ao mesmo tempo que a TD facilitou o acesso e a interação entre pessoas, 10 professores mencionaram a necessidade de dominá-la a fim de obter maior qualidade na aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID716_TB369_10032025093441.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTEMARA FLORENCIO"
    "autor_nome_curto" => "Rutemara"
    "autor_email" => "marabella27@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ (UTP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120665
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 369
    "inscrito_id" => 716
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS"
    "resumo" => "O trabalho proposto analisa as percepções de professores de história sobre formação continuada mediada por tecnologias digitais, especialmente o Google Classroom. Em 2020 e 2021, professores do estado de Roraima, durante o período pandêmico, participaram de um curso sobre Educação Histórica (teoria de referência no ensino e aprendizagem de História). Ao todo, foram cerca de 100 professores do componente curricular que concluíram as duas etapas e, apresentaram os trabalhos de conclusão com ênfase na teoria estudada. O referencial teórico sobre formação de professores está fundamentado em Gatti (2017); André (2020) e Garcia (1996); em tecnologias digitais optamos por Santos (2020) e Santaella (2021). A coleta de dados foi realizada via questionário online Google Forms onde, 22 professores responderam a 32 questões abertas. Os resultados mostraram que 15 participantes da pesquisa ainda não conheciam a teoria da Educação Histórica, o que pode ser uma lacuna teórica na formação inicial quando se trata de abordar o Ensino de História. Dos 22, 13 professores observaram que, a oportunidade para conhecer uma teoria de Ensino que propiciasse fazer o entrelaçamento teoria/prática foi facilitada pelo uso das Tecnologias Digitais as quais, durante a pandemia, se tornaram a única maneira de promover interação entre as pessoas uma vez que, o isolamento social, foi predominante. Ao mesmo tempo que a TD facilitou o acesso e a interação entre pessoas, 10 professores mencionaram a necessidade de dominá-la a fim de obter maior qualidade na aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID716_TB369_10032025093441.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTEMARA FLORENCIO"
    "autor_nome_curto" => "Rutemara"
    "autor_email" => "marabella27@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ (UTP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O trabalho proposto analisa as percepções de professores de história sobre formação continuada mediada por tecnologias digitais, especialmente o Google Classroom. Em 2020 e 2021, professores do estado de Roraima, durante o período pandêmico, participaram de um curso sobre Educação Histórica (teoria de referência no ensino e aprendizagem de História). Ao todo, foram cerca de 100 professores do componente curricular que concluíram as duas etapas e, apresentaram os trabalhos de conclusão com ênfase na teoria estudada. O referencial teórico sobre formação de professores está fundamentado em Gatti (2017); André (2020) e Garcia (1996); em tecnologias digitais optamos por Santos (2020) e Santaella (2021). A coleta de dados foi realizada via questionário online Google Forms onde, 22 professores responderam a 32 questões abertas. Os resultados mostraram que 15 participantes da pesquisa ainda não conheciam a teoria da Educação Histórica, o que pode ser uma lacuna teórica na formação inicial quando se trata de abordar o Ensino de História. Dos 22, 13 professores observaram que, a oportunidade para conhecer uma teoria de Ensino que propiciasse fazer o entrelaçamento teoria/prática foi facilitada pelo uso das Tecnologias Digitais as quais, durante a pandemia, se tornaram a única maneira de promover interação entre as pessoas uma vez que, o isolamento social, foi predominante. Ao mesmo tempo que a TD facilitou o acesso e a interação entre pessoas, 10 professores mencionaram a necessidade de dominá-la a fim de obter maior qualidade na aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.