COLEÇÃO DE ARTRÓPODES COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À CIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120544 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 505 "titulo" => "COLEÇÃO DE ARTRÓPODES COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À CIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Os artrópodes são o grupo mais diverso e abundante do reino animal, ocupando praticamente todos os ecossistemas terrestres e aquáticos. Sua riqueza de espécies e funções ecológicas os tornam fundamentais para o equilíbrio ambiental, atuando como polinizadores, decompositores, controladores biológicos e fonte de alimento para outras espécies. Essa diversidade apresenta um forte potencial pedagógico, especialmente no ensino básico, ao conectar os estudantes com a biodiversidade ao seu redor e promover a conscientização ambiental na comunidade escolar. Por isso, propomos a criação de uma coleção de artrópodes junto a estudantes dos anos finais do ensino fundamental como estratégia de ensino, visando explorar a diversidade e importância ecológica desse grupo. Através de atividades práticas de coleta, identificação e preservação, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre biologia, ecologia e morfologia dos artrópodes, desenvolvendo habilidades científicas, pensamento crítico e trabalho em equipe. A iniciativa também busca promover a conscientização ambiental, destacando o papel dos artrópodes nos ecossistemas, sua relevância para a saúde humana e os impactos da destruição de habitats, conectando os estudantes à biodiversidade local e ao método científico. Para a condução do projeto, será utilizada uma abordagem socioconstrutivista, buscando uma aprendizagem ativa dos alunos, observando o meio em que estes estão inseridos. Esperamos que estas atividades promovam a conscientização sobre a importância dos artrópodes à saúde humana e ambiental, além de destacar os impactos da destruição de habitats. Desmistificar preconceitos e medos em relação a esses animais também é um objetivo. Por meio dessa abordagem prática, os alunos poderão experienciar a ciência de forma significativa, fortalecendo o vínculo com a natureza e desenvolvendo uma consciência ambiental. A inclusão dessas atividades nas escolas visa formar cidadãos críticos e engajados na proteção da biodiversidade, beneficiando tanto alunos quanto professores." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID505_TB200_10032025222813.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUÍS BARBOSA MARINS POULSEN" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "jjluispoulsen@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120544 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 505 "titulo" => "COLEÇÃO DE ARTRÓPODES COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À CIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Os artrópodes são o grupo mais diverso e abundante do reino animal, ocupando praticamente todos os ecossistemas terrestres e aquáticos. Sua riqueza de espécies e funções ecológicas os tornam fundamentais para o equilíbrio ambiental, atuando como polinizadores, decompositores, controladores biológicos e fonte de alimento para outras espécies. Essa diversidade apresenta um forte potencial pedagógico, especialmente no ensino básico, ao conectar os estudantes com a biodiversidade ao seu redor e promover a conscientização ambiental na comunidade escolar. Por isso, propomos a criação de uma coleção de artrópodes junto a estudantes dos anos finais do ensino fundamental como estratégia de ensino, visando explorar a diversidade e importância ecológica desse grupo. Através de atividades práticas de coleta, identificação e preservação, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre biologia, ecologia e morfologia dos artrópodes, desenvolvendo habilidades científicas, pensamento crítico e trabalho em equipe. A iniciativa também busca promover a conscientização ambiental, destacando o papel dos artrópodes nos ecossistemas, sua relevância para a saúde humana e os impactos da destruição de habitats, conectando os estudantes à biodiversidade local e ao método científico. Para a condução do projeto, será utilizada uma abordagem socioconstrutivista, buscando uma aprendizagem ativa dos alunos, observando o meio em que estes estão inseridos. Esperamos que estas atividades promovam a conscientização sobre a importância dos artrópodes à saúde humana e ambiental, além de destacar os impactos da destruição de habitats. Desmistificar preconceitos e medos em relação a esses animais também é um objetivo. Por meio dessa abordagem prática, os alunos poderão experienciar a ciência de forma significativa, fortalecendo o vínculo com a natureza e desenvolvendo uma consciência ambiental. A inclusão dessas atividades nas escolas visa formar cidadãos críticos e engajados na proteção da biodiversidade, beneficiando tanto alunos quanto professores." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID505_TB200_10032025222813.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUÍS BARBOSA MARINS POULSEN" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "jjluispoulsen@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }