Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

ENSINO DE PRISMAS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM POR MEIO DO ENSINO EXPLORATÓRIO E DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta o relato do estágio supervisionado, realizado como requisito para a formação no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Apucarana. A experiência ocorreu em um colégio estadual no norte do Paraná, em uma turma de 20 estudantes do terceiro ano do ensino médio, com foco no ensino de prismas. Para abordar esse conteúdo, foram empregadas as metodologias de Ensino Exploratório, seguindo as fases propostas por Canavarro, Oliveira e Menezes (2012), e Modelagem Matemática, conforme as etapas descritas por Almeida, Silva e Vertuan (2024). O ensino exploratório possibilitou que os alunos construíssem conhecimento de forma ativa, investigando conceitos matemáticos por meio da experimentação, enquanto a modelagem matemática permitiu a contextualização dos prismas a partir de situações não essencialmente matemáticas. O uso de materiais manipuláveis favoreceu a construção de modelos tridimensionais, facilitando a compreensão de suas características, área e volume. Como estratégia de reforço, ao final de cada aula, foi entregue um poema sintetizando o conteúdo, tornando o aprendizado mais lúdico e acessível. A integração dessas abordagens proporcionou um ensino dinâmico, interativo e significativo, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade e o interesse dos estudantes pela matemática.

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