INTELIGENCIA AUMETADA PARA APRENDIZAGEM: UM OLHAR SOBRE O LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE IA NA SALA DE AULA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120567 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 228 "inscrito_id" => 974 "titulo" => "INTELIGENCIA AUMETADA PARA APRENDIZAGEM: UM OLHAR SOBRE O LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE IA NA SALA DE AULA" "resumo" => "Desde o início de 2024, no contexto de uma especialização voltada para metodologias e protagonismo estudantil, temos explorado novas possibilidades de uso de tecnologias educacionais, com destaque para a aplicação da Inteligência Artificial (IA) em sala de aula para impulsionar a aprendizagem. Essa trajetória tem contribuído para o aprimoramento das práticas pedagógicas nos componentes curriculares de Ciências, História e Língua Portuguesa abrangendo turmas do Ensino Fundamental Anos Finais. A partir de um convite para integrar um grupo de pesquisa interinstitucional intitulado “Inteligência Aumentada para a Aprendizagem”, passamos a participar de reuniões periódicas, com o objetivo de investigar e implementar práticas que promovam o uso ético e responsável da IA no processo de ensino e aprendizagem. Essas interações têm servido de inspiração para ações inovadoras, e fomentar discussões reflexivas sobre a integração da IA na educação. Em uma das instituições envolvidas, foi criado por iniciativa dos professores dos componentes supracitados, o “Laboratório Experimental de IA na Sala de Aula”, espaço colaborativo para troca de experiências, desenvolvimento de iniciativas pedagógicas e registro de práticas utilizando IA. Essa prática tem gerado resultados promissores, proporcionando aos estudantes maior engajamento e incentivando o protagonismo em suas aprendizagens, ao mesmo tempo em que contribui para a formação continuada dos educadores envolvidos. Uma das atividades desenvolvidas neste laboratório foi aplicada no componente de História, nas turmas de 8º ano, nas quais utilizou-se uma ferramenta de IA para auxiliar os estudantes na análise de fontes históricas e na elaboração de hipóteses sobre eventos do passado, promovendo debates, conectando os conteúdos históricos ao desenvolvimento do pensamento crítico e das competências digitais, levando-os a refletirem sobre o uso da tecnologia no estudo. Essa experiência e outras vivenciadas pelos integrantes do grupo destacam o papel da IA como recurso pedagógico, consolidando-a como uma ferramenta para o enfrentamento dos desafios educacionais contemporâneos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID974_TB228_10032025173622.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARLAN JEVAER SCHMITT" "autor_nome_curto" => "DARLAN" "autor_email" => "darlanjs@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120567 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 228 "inscrito_id" => 974 "titulo" => "INTELIGENCIA AUMETADA PARA APRENDIZAGEM: UM OLHAR SOBRE O LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE IA NA SALA DE AULA" "resumo" => "Desde o início de 2024, no contexto de uma especialização voltada para metodologias e protagonismo estudantil, temos explorado novas possibilidades de uso de tecnologias educacionais, com destaque para a aplicação da Inteligência Artificial (IA) em sala de aula para impulsionar a aprendizagem. Essa trajetória tem contribuído para o aprimoramento das práticas pedagógicas nos componentes curriculares de Ciências, História e Língua Portuguesa abrangendo turmas do Ensino Fundamental Anos Finais. A partir de um convite para integrar um grupo de pesquisa interinstitucional intitulado “Inteligência Aumentada para a Aprendizagem”, passamos a participar de reuniões periódicas, com o objetivo de investigar e implementar práticas que promovam o uso ético e responsável da IA no processo de ensino e aprendizagem. Essas interações têm servido de inspiração para ações inovadoras, e fomentar discussões reflexivas sobre a integração da IA na educação. Em uma das instituições envolvidas, foi criado por iniciativa dos professores dos componentes supracitados, o “Laboratório Experimental de IA na Sala de Aula”, espaço colaborativo para troca de experiências, desenvolvimento de iniciativas pedagógicas e registro de práticas utilizando IA. Essa prática tem gerado resultados promissores, proporcionando aos estudantes maior engajamento e incentivando o protagonismo em suas aprendizagens, ao mesmo tempo em que contribui para a formação continuada dos educadores envolvidos. Uma das atividades desenvolvidas neste laboratório foi aplicada no componente de História, nas turmas de 8º ano, nas quais utilizou-se uma ferramenta de IA para auxiliar os estudantes na análise de fontes históricas e na elaboração de hipóteses sobre eventos do passado, promovendo debates, conectando os conteúdos históricos ao desenvolvimento do pensamento crítico e das competências digitais, levando-os a refletirem sobre o uso da tecnologia no estudo. Essa experiência e outras vivenciadas pelos integrantes do grupo destacam o papel da IA como recurso pedagógico, consolidando-a como uma ferramenta para o enfrentamento dos desafios educacionais contemporâneos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID974_TB228_10032025173622.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARLAN JEVAER SCHMITT" "autor_nome_curto" => "DARLAN" "autor_email" => "darlanjs@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }