Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

CINEMA E AUDIOVISUAL: EXPERIÊNCIAS (TRANS)FORMATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120494
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 134
    "inscrito_id" => 242
    "titulo" => "CINEMA E AUDIOVISUAL: EXPERIÊNCIAS (TRANS)FORMATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Esta escrita situa-se no eixo temático 04: Formação inicial e continuada de professores e se constitui a partir da experiência de Docência Orientada na Disciplina Sociologia B, do Curso de Pedagogia diurno da UFSM, RS, para refletir sobre os processos de constituição de pós-graduandos e graduandos na formação docente. A disciplina foi organizada a partir da dialogicidade entre Cinema, audiovisual e temáticas do campo das especificidades das Ciências Sociais: cultura, sociedade e educação, escolas sociológicas, cotidiano e educação, multiculturalismo e diferença cultural, inclusão e exclusão, cultura escolar. Foram propostas atividades práticas, como assistir a filmes, realizar produções visuais e audiovisuais, constituir um Diário de Campo, que constitui esta análise. A escrita parte de uma reflexão sobre a formação docente na contemporaneidade, tema imprescindível nos dias atuais, em uma abordagem qualitativa com análise documental como metodologia, em uma investigação no material disponibilizado na Plataforma Moodle, repositório institucional. Como princípios teóricos conceituais, serão usados aportes de Cinema (Morin, 2014), de Formação Pedagógica (Méndez e Rivas Flores, 2023) e Desenvolvimento Profissional Docente (Diniz, 2019), entre outros. Ainda, se fará uma reflexão sobre a potência das imagens como possibilidade de desenvolver um olhar sensível sobre a escola, em defesa de uma docência sustentável. Assim, considera-se a docência orientada um relevante espaço inovador, de co-aprendizagem e de compartilhamento de saberes. Como resultado das práticas, pode-se ver, nos relatos, a percepção positiva sobre as proposições. O cinema e a produção audiovisual na formação docente mobiliza experiências transdisciplinares, previstas pela lei 13.006/2014, conduzindo a vivências para além do currículo disciplinar e, desafiando os envolvidos a conhecer a cultura brasileira por meio da exibição de filmes nacionais. Também incentivam o trabalho colaborativo e reflexivo a respeito do cotidiano escolar, das violências, excesso de exposição às mídias: uma possibilidade de formação ética, estética, política e digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID242_TB134_10022025201110.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REJANE ZANINI"
    "autor_nome_curto" => "REJANE"
    "autor_email" => "rejane.zanini@acad.ufsm.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120494
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 134
    "inscrito_id" => 242
    "titulo" => "CINEMA E AUDIOVISUAL: EXPERIÊNCIAS (TRANS)FORMATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Esta escrita situa-se no eixo temático 04: Formação inicial e continuada de professores e se constitui a partir da experiência de Docência Orientada na Disciplina Sociologia B, do Curso de Pedagogia diurno da UFSM, RS, para refletir sobre os processos de constituição de pós-graduandos e graduandos na formação docente. A disciplina foi organizada a partir da dialogicidade entre Cinema, audiovisual e temáticas do campo das especificidades das Ciências Sociais: cultura, sociedade e educação, escolas sociológicas, cotidiano e educação, multiculturalismo e diferença cultural, inclusão e exclusão, cultura escolar. Foram propostas atividades práticas, como assistir a filmes, realizar produções visuais e audiovisuais, constituir um Diário de Campo, que constitui esta análise. A escrita parte de uma reflexão sobre a formação docente na contemporaneidade, tema imprescindível nos dias atuais, em uma abordagem qualitativa com análise documental como metodologia, em uma investigação no material disponibilizado na Plataforma Moodle, repositório institucional. Como princípios teóricos conceituais, serão usados aportes de Cinema (Morin, 2014), de Formação Pedagógica (Méndez e Rivas Flores, 2023) e Desenvolvimento Profissional Docente (Diniz, 2019), entre outros. Ainda, se fará uma reflexão sobre a potência das imagens como possibilidade de desenvolver um olhar sensível sobre a escola, em defesa de uma docência sustentável. Assim, considera-se a docência orientada um relevante espaço inovador, de co-aprendizagem e de compartilhamento de saberes. Como resultado das práticas, pode-se ver, nos relatos, a percepção positiva sobre as proposições. O cinema e a produção audiovisual na formação docente mobiliza experiências transdisciplinares, previstas pela lei 13.006/2014, conduzindo a vivências para além do currículo disciplinar e, desafiando os envolvidos a conhecer a cultura brasileira por meio da exibição de filmes nacionais. Também incentivam o trabalho colaborativo e reflexivo a respeito do cotidiano escolar, das violências, excesso de exposição às mídias: uma possibilidade de formação ética, estética, política e digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID242_TB134_10022025201110.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REJANE ZANINI"
    "autor_nome_curto" => "REJANE"
    "autor_email" => "rejane.zanini@acad.ufsm.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Esta escrita situa-se no eixo temático 04: Formação inicial e continuada de professores e se constitui a partir da experiência de Docência Orientada na Disciplina Sociologia B, do Curso de Pedagogia diurno da UFSM, RS, para refletir sobre os processos de constituição de pós-graduandos e graduandos na formação docente. A disciplina foi organizada a partir da dialogicidade entre Cinema, audiovisual e temáticas do campo das especificidades das Ciências Sociais: cultura, sociedade e educação, escolas sociológicas, cotidiano e educação, multiculturalismo e diferença cultural, inclusão e exclusão, cultura escolar. Foram propostas atividades práticas, como assistir a filmes, realizar produções visuais e audiovisuais, constituir um Diário de Campo, que constitui esta análise. A escrita parte de uma reflexão sobre a formação docente na contemporaneidade, tema imprescindível nos dias atuais, em uma abordagem qualitativa com análise documental como metodologia, em uma investigação no material disponibilizado na Plataforma Moodle, repositório institucional. Como princípios teóricos conceituais, serão usados aportes de Cinema (Morin, 2014), de Formação Pedagógica (Méndez e Rivas Flores, 2023) e Desenvolvimento Profissional Docente (Diniz, 2019), entre outros. Ainda, se fará uma reflexão sobre a potência das imagens como possibilidade de desenvolver um olhar sensível sobre a escola, em defesa de uma docência sustentável. Assim, considera-se a docência orientada um relevante espaço inovador, de co-aprendizagem e de compartilhamento de saberes. Como resultado das práticas, pode-se ver, nos relatos, a percepção positiva sobre as proposições. O cinema e a produção audiovisual na formação docente mobiliza experiências transdisciplinares, previstas pela lei 13.006/2014, conduzindo a vivências para além do currículo disciplinar e, desafiando os envolvidos a conhecer a cultura brasileira por meio da exibição de filmes nacionais. Também incentivam o trabalho colaborativo e reflexivo a respeito do cotidiano escolar, das violências, excesso de exposição às mídias: uma possibilidade de formação ética, estética, política e digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.