WORLDQUEST: UM JOGO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120757 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 495 "inscrito_id" => 840 "titulo" => "WORLDQUEST: UM JOGO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Segundo a concepção piagetiana, os jogos servem para consolidar conhecimentos já estabelecidos e gerar prazer por meio da ação lúdica em crianças e adolescentes. A criação de novas ferramentas de ensino possibilita um maior dinamismo em sala de aula e a integração entre o ensino teórico e a fixação dos conteúdos. Nesse sentido, o presente trabalho buscou elaborar o WORLDQUEST, uma ferramenta que tem como objetivo estimular a aprendizagem ativa de conceitos da Geografia Urbana, Econômica e Rural, de acordo com os temas abordados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O jogo proporciona aos alunos a aplicação de conhecimentos teóricos previamente trabalhados em sala de aula, além de permitir a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Para a elaboração do trabalho, realizou-se inicialmente uma revisão bibliográfica sobre o tema, mapeando as principais dificuldades encontradas no ensino de Geografia. Em seguida, desenvolveu-se um tabuleiro no qual o aluno só pode avançar para a próxima casa ao acertar uma pergunta relacionada a conceitos geográficos, como a formação de cidades, os agentes econômicos e o desenvolvimento rural. Para isso, foram utilizados materiais de fácil obtenção, como papel Couchê e folhas A4, além da criação do design das cartas e do tabuleiro na plataforma Canva. Além disso, foi desenvolvido um drive em ambiente virtual para a disponibilização das instruções e dos moldes do design, possibilitando a replicação e a adaptação da ferramenta. Para testar sua eficácia, o WORLDQUEST foi apresentado a docentes e discentes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A partir da aplicação, observou-se que a ferramenta contribuiu para a fixação do conteúdo teórico trabalhado em sala de aula, promoveu a colaboração entre os colegas e demonstrou potencial de adaptação para outras áreas e disciplinas, consolidando-se como uma alternativa educacional interdisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID840_TB495_10032025225831.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIO ANDRÉ BIONDO" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIO" "autor_email" => "cabiondo@ucs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120757 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 495 "inscrito_id" => 840 "titulo" => "WORLDQUEST: UM JOGO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Segundo a concepção piagetiana, os jogos servem para consolidar conhecimentos já estabelecidos e gerar prazer por meio da ação lúdica em crianças e adolescentes. A criação de novas ferramentas de ensino possibilita um maior dinamismo em sala de aula e a integração entre o ensino teórico e a fixação dos conteúdos. Nesse sentido, o presente trabalho buscou elaborar o WORLDQUEST, uma ferramenta que tem como objetivo estimular a aprendizagem ativa de conceitos da Geografia Urbana, Econômica e Rural, de acordo com os temas abordados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O jogo proporciona aos alunos a aplicação de conhecimentos teóricos previamente trabalhados em sala de aula, além de permitir a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Para a elaboração do trabalho, realizou-se inicialmente uma revisão bibliográfica sobre o tema, mapeando as principais dificuldades encontradas no ensino de Geografia. Em seguida, desenvolveu-se um tabuleiro no qual o aluno só pode avançar para a próxima casa ao acertar uma pergunta relacionada a conceitos geográficos, como a formação de cidades, os agentes econômicos e o desenvolvimento rural. Para isso, foram utilizados materiais de fácil obtenção, como papel Couchê e folhas A4, além da criação do design das cartas e do tabuleiro na plataforma Canva. Além disso, foi desenvolvido um drive em ambiente virtual para a disponibilização das instruções e dos moldes do design, possibilitando a replicação e a adaptação da ferramenta. Para testar sua eficácia, o WORLDQUEST foi apresentado a docentes e discentes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A partir da aplicação, observou-se que a ferramenta contribuiu para a fixação do conteúdo teórico trabalhado em sala de aula, promoveu a colaboração entre os colegas e demonstrou potencial de adaptação para outras áreas e disciplinas, consolidando-se como uma alternativa educacional interdisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID840_TB495_10032025225831.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIO ANDRÉ BIONDO" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIO" "autor_email" => "cabiondo@ucs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }