A INFLUÊNCIA DO NEOTECNICISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: UMA REVISÃO TEÓRICO-CRÍTICA
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O referencial teórico-metodológico abordado compreende a análise de autores críticos para a defesa da educação politécnica numa conjuntura em que a subordinação ativa e consentida das políticas públicas educacionais brasileiras à lógica do mercado é evidente: Antonio Gramsci, Demerval Saviani, Gaudêncio Frigotto, José Carlo Libâneo, Luiz Carlos de Freitas, Moacir Gadotti, Paulo Freire, Roberto Leher e Virginia Fontes, entre outros. O neotecnicismo pode levar à desumanização do processo educativo, assumindo-se que o contexto de uma educação regida sob os princípios neotecnicistas pode induzir (e reduzir) o ensino a um processo mecânico e instrumental calculado pela mensuração de resultados educacionais através de métricas e avaliações padronizadas. A consequência tende a ser uma visão limitada do aprendizado, em que habilidades e conhecimentos que não são facilmente quantificáveis são negligenciados. 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