Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

A INFLUÊNCIA DO NEOTECNICISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: UMA REVISÃO TEÓRICO-CRÍTICA

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O neotecnicismo, movimento alinhado às demandas do mercado e à privatização dos serviços educacionais, quando promovido pelas políticas neoliberais impostas pelo Estado, enfatiza a eficiência, controle e competitividade no ambiente educacional, influenciando sobremaneira o currículo e a formação de professores, cuja capacitação técnica é priorizada em detrimento de sua formação crítica e reflexiva, resultando então num processo educacional particularmente voltado para resultados quantitativamente mensuráveis. O referencial teórico-metodológico abordado compreende a análise de autores críticos para a defesa da educação politécnica numa conjuntura em que a subordinação ativa e consentida das políticas públicas educacionais brasileiras à lógica do mercado é evidente: Antonio Gramsci, Demerval Saviani, Gaudêncio Frigotto, José Carlo Libâneo, Luiz Carlos de Freitas, Moacir Gadotti, Paulo Freire, Roberto Leher e Virginia Fontes, entre outros. O neotecnicismo pode levar à desumanização do processo educativo, assumindo-se que o contexto de uma educação regida sob os princípios neotecnicistas pode induzir (e reduzir) o ensino a um processo mecânico e instrumental calculado pela mensuração de resultados educacionais através de métricas e avaliações padronizadas. A consequência tende a ser uma visão limitada do aprendizado, em que habilidades e conhecimentos que não são facilmente quantificáveis são negligenciados. A formação de professores nessa conjuntura encaminha-se, pois, ao detrimento da politecnia – cuja abordagem educacional articula a formação teórica com a vivência prática, e a aprendizagem significativa e contextualizada enfatiza a importância de uma educação que prepara os estudantes para enfrentar os desafios do mundo real, desenvolvendo habilidades práticas e reflexivas. Argumenta-se nessa pesquisa que a educação politécnica pode contribuir para a formação de indivíduos capazes de questionar e resistir às estruturas de poder opressivas, promovendo emancipação social, justiça e contribuindo para sociedade menos injusta e mais equitativa, onde os indivíduos são capazes de atuar de maneira crítica, criativa e comprometida com o bem comum.

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