O JOGO DA MEMÓRIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA SOBRE GRUPOS FUNCIONAIS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120473 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 100 "inscrito_id" => 238 "titulo" => "O JOGO DA MEMÓRIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA SOBRE GRUPOS FUNCIONAIS" "resumo" => "O Estágio Supervisionado tem como principal objetivo o de aproximar o licenciando do exercício da docência. Dentro deste contexto, o presente trabalho apresenta o relato de uma experiência didático-pedagógica, desenvolvida por um licenciando em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Campo Mourão, com o objetivo de facilitar a compreensão dos grupos funcionais por meio de um jogo da memória. Esta proposta foi implementada em três aulas de 50 minutos, em uma turma de 36 alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública, durante o período de outubro a novembro de 2024. Inicialmente foi realizado uma breve aula introdutória, recapitulando o conteúdo sobre grupos funcionais vistos anteriormente em sala de aula, abordando temas como: propriedades, estruturas, nomenclatura, características e exemplos do cotidiano. Posteriormente, os alunos foram convidados a formarem grupos de cinco integrantes e a participarem de um jogo da memória que consistia em 22 cartas, sendo que onze delas tinham representações estruturais de alguns grupos funcionais e o restante das cartas apresentavam os nomes e as propriedades de tais grupos. Assim que os alunos concluíram o jogo da memória, participaram de uma discussão mediada pelo estágiário para esclarecer dúvidas e enfatizar alguns conceitos. Ao final da aula, os alunos responderam um questionário elaborado pelo estagiário, cujas respostas indicaram que houve um entendimento significativo sobre o tema proposto. Desta forma, pode-se afirmar que a utilização de atividades lúdicas no ensino de Química, como o jogo da memória, possibilita a aprendizagem significativa e contribui para a formação integral dos alunos. No que diz respeito a formação docente do estagiário, a adaptação e desenvolvimento do jogo da memória proporcionou uma oportunidade de criar o material didático para atender as necessidades específicas dos alunos que participaram do jogo." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID238_TB100_10032025061900.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHAN DOS SANTOS PERRUD" "autor_nome_curto" => "nathan perrud" "autor_email" => "nathanperrud@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120473 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 100 "inscrito_id" => 238 "titulo" => "O JOGO DA MEMÓRIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA SOBRE GRUPOS FUNCIONAIS" "resumo" => "O Estágio Supervisionado tem como principal objetivo o de aproximar o licenciando do exercício da docência. Dentro deste contexto, o presente trabalho apresenta o relato de uma experiência didático-pedagógica, desenvolvida por um licenciando em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Campo Mourão, com o objetivo de facilitar a compreensão dos grupos funcionais por meio de um jogo da memória. Esta proposta foi implementada em três aulas de 50 minutos, em uma turma de 36 alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública, durante o período de outubro a novembro de 2024. Inicialmente foi realizado uma breve aula introdutória, recapitulando o conteúdo sobre grupos funcionais vistos anteriormente em sala de aula, abordando temas como: propriedades, estruturas, nomenclatura, características e exemplos do cotidiano. Posteriormente, os alunos foram convidados a formarem grupos de cinco integrantes e a participarem de um jogo da memória que consistia em 22 cartas, sendo que onze delas tinham representações estruturais de alguns grupos funcionais e o restante das cartas apresentavam os nomes e as propriedades de tais grupos. Assim que os alunos concluíram o jogo da memória, participaram de uma discussão mediada pelo estágiário para esclarecer dúvidas e enfatizar alguns conceitos. Ao final da aula, os alunos responderam um questionário elaborado pelo estagiário, cujas respostas indicaram que houve um entendimento significativo sobre o tema proposto. Desta forma, pode-se afirmar que a utilização de atividades lúdicas no ensino de Química, como o jogo da memória, possibilita a aprendizagem significativa e contribui para a formação integral dos alunos. No que diz respeito a formação docente do estagiário, a adaptação e desenvolvimento do jogo da memória proporcionou uma oportunidade de criar o material didático para atender as necessidades específicas dos alunos que participaram do jogo." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID238_TB100_10032025061900.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHAN DOS SANTOS PERRUD" "autor_nome_curto" => "nathan perrud" "autor_email" => "nathanperrud@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }