Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: NO CHÃO DA ESCOLA É QUE NASCEM OS (AS) PROFESSORES (AS)

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) foi um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (CAPES), que teve como finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura. Como política educacional no contexto investigado, buscou fortalecer a aprendizagem tanto de futuros professores de Educação Física (EF) quanto de docentes em exercício, proporcionando aos residentes a oportunidade de desenvolver competências pedagógicas específicas da área, por meio de experiências práticas supervisionadas e orientadas nas escolas-campo. Este relato de experiência tem como objetivo investigar como as ações desenvolvidas por um núcleo de EF do PRP numa escola da rede estadual pública do RS foram percebidas pelos participantes residentes e envolveu análise documental, por meio dos relatórios finais do projeto, e vivências diretas nas atividades escolares e observação participante. Segundo informações dos relatórios dos participantes, as experiências proporcionaram aos residentes uma compreensão aprofundada das dinâmicas escolares, possibilitando o planejamento e desenvolvimento de práticas pedagógicas alinhadas ao contexto da cultura de Educação Física local. A interação entre residentes e professores experientes parece qualificar a educação básica, permitindo troca de conhecimentos e reflexões críticas sobre a realidade e as práticas docentes. Essa colaboração parece ter resultado em benefícios para todos (as) os (as) envolvidos (as), promovendo melhorias nos padrões educacionais. Em síntese, os participantes relatam que a formação que aconteceu dentro das escolas, através do PRP, potencializou a formação de professores, fortalecendo a relação entre universidade e escola, e contribuindo para a qualidade da Educação Física escolar.

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