Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

FILOSOFIA E LITERATURA: EXPERIÊNCIAS DOCENTE NO PROJETO PIBID PEDAGOGIA DA UFPR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120608
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 287
    "inscrito_id" => 713
    "titulo" => "FILOSOFIA E LITERATURA: EXPERIÊNCIAS DOCENTE NO PROJETO PIBID PEDAGOGIA DA UFPR"
    "resumo" => "A partir das experiências e pesquisas realizadas no PIBID Filosofia e Literatura: diálogos entre filosofia e literatura na infância da UFPR nos anos 2022 a 2024, sob coordenação de Karen Franklin e supervisão de Paula Schuartz, na aplicação de atividades envolvendo filosofia para crianças e a literatura como meios lúdicos de ensino, tendo em vista estudantes do ensino fundamental dos anos iniciais da Educação Integral em Tempo Ampliado do Escola Municipal da Rede Pública de Curitiba CEI Eva da Silva, busca-se relatar de que forma a formação docente é afetada por práticas pedagógicas que permeiam a reflexão e a discussão conceitual, e em que medida a literatura pode ser aliada na educação filosófica com crianças. No que se refere a literatura, tem-se dois modos de ação, o primeiro que se trata aos textos feitos para pensar filosofia com crianças, como é o caso das novelas filosóficas de Matthew Limpam e do livro, ao qual o projeto PIBID se vincula, Uma Viagem pela Filosofia de Karen Franklin, os quais inspirados em discussões clássicas da filosofia permitem um contato direito com reflexões conceituais próprias do pensar filosófico. Em segundo, tem-se as outras literaturas, as quais requerem uma pesquisa prévia e minuciosa, que possam trazer temas correlatos aos pensados pela filosofia e possam contribuir para a prática com crianças. Destacam-se diversos pontos fundamentais dessa prática na formação docente, entre eles o olhar científico aos livros literários, a pesquisa conceitual ligada aos temas trazidos pela história da filosofia, o desenvolvimento de atividades pedagógicas vinculadas a ludicidade, jogos e brincadeiras que ajudem no processo do filosofar com crianças, as contações de história como prática de mediação de leitura e um professor que possua uma escuta atenta aos estudantes no processo do filosofar e outros fatores constituem um docente que investiga na sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID713_TB287_09032025171531.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALIA HOSTINS SCHMITTEL"
    "autor_nome_curto" => "NATALIA"
    "autor_email" => "natalia.schmittel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120608
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 287
    "inscrito_id" => 713
    "titulo" => "FILOSOFIA E LITERATURA: EXPERIÊNCIAS DOCENTE NO PROJETO PIBID PEDAGOGIA DA UFPR"
    "resumo" => "A partir das experiências e pesquisas realizadas no PIBID Filosofia e Literatura: diálogos entre filosofia e literatura na infância da UFPR nos anos 2022 a 2024, sob coordenação de Karen Franklin e supervisão de Paula Schuartz, na aplicação de atividades envolvendo filosofia para crianças e a literatura como meios lúdicos de ensino, tendo em vista estudantes do ensino fundamental dos anos iniciais da Educação Integral em Tempo Ampliado do Escola Municipal da Rede Pública de Curitiba CEI Eva da Silva, busca-se relatar de que forma a formação docente é afetada por práticas pedagógicas que permeiam a reflexão e a discussão conceitual, e em que medida a literatura pode ser aliada na educação filosófica com crianças. No que se refere a literatura, tem-se dois modos de ação, o primeiro que se trata aos textos feitos para pensar filosofia com crianças, como é o caso das novelas filosóficas de Matthew Limpam e do livro, ao qual o projeto PIBID se vincula, Uma Viagem pela Filosofia de Karen Franklin, os quais inspirados em discussões clássicas da filosofia permitem um contato direito com reflexões conceituais próprias do pensar filosófico. Em segundo, tem-se as outras literaturas, as quais requerem uma pesquisa prévia e minuciosa, que possam trazer temas correlatos aos pensados pela filosofia e possam contribuir para a prática com crianças. Destacam-se diversos pontos fundamentais dessa prática na formação docente, entre eles o olhar científico aos livros literários, a pesquisa conceitual ligada aos temas trazidos pela história da filosofia, o desenvolvimento de atividades pedagógicas vinculadas a ludicidade, jogos e brincadeiras que ajudem no processo do filosofar com crianças, as contações de história como prática de mediação de leitura e um professor que possua uma escuta atenta aos estudantes no processo do filosofar e outros fatores constituem um docente que investiga na sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID713_TB287_09032025171531.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALIA HOSTINS SCHMITTEL"
    "autor_nome_curto" => "NATALIA"
    "autor_email" => "natalia.schmittel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A partir das experiências e pesquisas realizadas no PIBID Filosofia e Literatura: diálogos entre filosofia e literatura na infância da UFPR nos anos 2022 a 2024, sob coordenação de Karen Franklin e supervisão de Paula Schuartz, na aplicação de atividades envolvendo filosofia para crianças e a literatura como meios lúdicos de ensino, tendo em vista estudantes do ensino fundamental dos anos iniciais da Educação Integral em Tempo Ampliado do Escola Municipal da Rede Pública de Curitiba CEI Eva da Silva, busca-se relatar de que forma a formação docente é afetada por práticas pedagógicas que permeiam a reflexão e a discussão conceitual, e em que medida a literatura pode ser aliada na educação filosófica com crianças. No que se refere a literatura, tem-se dois modos de ação, o primeiro que se trata aos textos feitos para pensar filosofia com crianças, como é o caso das novelas filosóficas de Matthew Limpam e do livro, ao qual o projeto PIBID se vincula, Uma Viagem pela Filosofia de Karen Franklin, os quais inspirados em discussões clássicas da filosofia permitem um contato direito com reflexões conceituais próprias do pensar filosófico. Em segundo, tem-se as outras literaturas, as quais requerem uma pesquisa prévia e minuciosa, que possam trazer temas correlatos aos pensados pela filosofia e possam contribuir para a prática com crianças. Destacam-se diversos pontos fundamentais dessa prática na formação docente, entre eles o olhar científico aos livros literários, a pesquisa conceitual ligada aos temas trazidos pela história da filosofia, o desenvolvimento de atividades pedagógicas vinculadas a ludicidade, jogos e brincadeiras que ajudem no processo do filosofar com crianças, as contações de história como prática de mediação de leitura e um professor que possua uma escuta atenta aos estudantes no processo do filosofar e outros fatores constituem um docente que investiga na sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.