DESAFIANDO AS EXPECTATIVAS: A LEITURA DA OBRA TRAMAS DE MENINOS (2021) DE JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120454 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 74 "inscrito_id" => 555 "titulo" => "DESAFIANDO AS EXPECTATIVAS: A LEITURA DA OBRA TRAMAS DE MENINOS (2021) DE JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados da aplicação de uma sequência didática de leitura da obra Tramas de Meninos (2021), de João Anzanello Carrascoza, desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com alunos do 6º ano B do Colégio Bento Munhoz da Rocha Neto. O objetivo principal foi ampliar o repertório literário dos estudantes, evidenciando que a literatura vai além das obras tradicionalmente abordadas no currículo escolar. A metodologia foi organizada em duas etapas principais: a leitura compartilhada (primeira parte do livro), conduzida pelos pibidianos em sala de aula, e a leitura programada (segunda parte do livro), realizada pelos alunos em casa, com discussões e interpretações posteriores em sala. O projeto teve duração de nove semanas, iniciando com a apresentação do autor e de sua obra, seguida por uma atividade introdutória na qual os alunos compartilharam expectativas e percepções iniciais sobre os contos da obra Tramas de Meninos (2021). Essa etapa visou estabelecer uma relação inicial com o texto e estimular o envolvimento dos alunos. Após a leitura de cada conto, foram organizados momentos de discussão para que os estudantes expressassem suas reações, análises e reflexões acerca do conteúdo. Ao término da sequência, os alunos apresentaram suas considerações finais, avaliando se a obra foi capaz de desafiá-los a sair do lugar-comum e despertar o interesse por outros livros similares. O trabalho revelou-se significativo ao proporcionar aos alunos o contato com uma literatura pouco presente em seu cotidiano, marcando, para alguns, a experiência de concluir a leitura de um livro completo e, para todos, o estímulo ao desenvolvimento de novas percepções e à extração do conhecimento implícito na obra." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID555_TB74_05032025144131.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "MARIA CLARA" "autor_email" => "mariaclarascosstaa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120454 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 74 "inscrito_id" => 555 "titulo" => "DESAFIANDO AS EXPECTATIVAS: A LEITURA DA OBRA TRAMAS DE MENINOS (2021) DE JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados da aplicação de uma sequência didática de leitura da obra Tramas de Meninos (2021), de João Anzanello Carrascoza, desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com alunos do 6º ano B do Colégio Bento Munhoz da Rocha Neto. O objetivo principal foi ampliar o repertório literário dos estudantes, evidenciando que a literatura vai além das obras tradicionalmente abordadas no currículo escolar. A metodologia foi organizada em duas etapas principais: a leitura compartilhada (primeira parte do livro), conduzida pelos pibidianos em sala de aula, e a leitura programada (segunda parte do livro), realizada pelos alunos em casa, com discussões e interpretações posteriores em sala. O projeto teve duração de nove semanas, iniciando com a apresentação do autor e de sua obra, seguida por uma atividade introdutória na qual os alunos compartilharam expectativas e percepções iniciais sobre os contos da obra Tramas de Meninos (2021). Essa etapa visou estabelecer uma relação inicial com o texto e estimular o envolvimento dos alunos. Após a leitura de cada conto, foram organizados momentos de discussão para que os estudantes expressassem suas reações, análises e reflexões acerca do conteúdo. Ao término da sequência, os alunos apresentaram suas considerações finais, avaliando se a obra foi capaz de desafiá-los a sair do lugar-comum e despertar o interesse por outros livros similares. O trabalho revelou-se significativo ao proporcionar aos alunos o contato com uma literatura pouco presente em seu cotidiano, marcando, para alguns, a experiência de concluir a leitura de um livro completo e, para todos, o estímulo ao desenvolvimento de novas percepções e à extração do conhecimento implícito na obra." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID555_TB74_05032025144131.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "MARIA CLARA" "autor_email" => "mariaclarascosstaa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }