Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS PARA ADOLESCENTES NEUROATÍPICOS: GAMIFICAÇÃO E SALA DE AULA INVERTIDA.

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

As metodologias ativas desempenham um papel fundamental no ensino, sobretudo nas ciências naturais, que são, frequentemente, vistas como difíceis de serem compreendidas. Essas metodologias, em sua maioria, propõem a dinamização da sala de aula, quebrando com os padrões de ensino tradicionais. Assim, este estudo analisou o impacto das metodologias Gamificação e Sala de Aula Invertida em momentos de apoio pedagógico à crianças neurodivergentes, buscando identificar como essas práticas são importantes para a compreensão dos conteúdos programáticos. A pesquisa, de natureza básica, objetivo exploratório e abordagem qualitativa, deu-se a partir de uma dinâmica aplicada por duas pibidianas, docentes da escola de apoio pedagógico Porta Mágica, localizada no município de Curitiba/PR, para a aplicação e revisão dos conceitos de formação e nomenclatura de compostos iônicos, número de oxidação e distribuição eletrônica. A dinâmica foi estruturada em três passos: (1) envio de vídeos explicativos sobre os temas a serem trabalhados; (2) atendimento presencial de duas horas, focado na fixação dos conceitos e esclarecimento de dúvidas pontuais; e, (3) aplicação de um quebra-cabeça composto por 109 cartões com espécies iônicas, que os estudantes deveriam organizar para formar compostos neutros e nomeá-los. Na atividade proposta, os resultados foram constituídos por observação, correção das atividades e análise da autonomia dos alunos. Neste sentido, os estudantes foram desafiados a usar seus conhecimentos prévios para relacionar as espécies iônicas de maneira que formem compostos neutros, além de reconhecer a diferença entre cátions e ânions, demonstrando domínio do modelo de nomenclatura desses compostos. No geral, os alunos revelaram necessitar de pouco auxílio na realização da atividade, mas dificuldades foram observadas na nomenclatura de cátions/ânions menos comuns como o amônio (NH4+) e o bicarbonato (HCO3-). Portanto, elaborar dinâmicas que incorporem metodologias ativas permite aos professores abordar dúvidas específicas e mostrar aos estudantes que as ciências naturais são acessíveis e envolventes.

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