Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

PRINCIPAIS DESAFIOS E APRENDIZADOS AO PLANEJAR APLICAÇÕES DE OFICINAS EM INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O subprojeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), estimulando trocas de experiências entre universitários e comunidades de escolas públicas. O PIBID possibilita aos estudantes de licenciatura a oportunidade de se envolver com a prática docente já nos primeiros semestres de sua formação, permitindo a vivência da realidade escolar. O presente estudo visa analisar e refletir sobre os desafios enfrentados pelos futuros professores ao planejar e ministrar oficinas de Educação Física (EF) no contexto da Educação Básica. As experiências no cotidiano escolar são de fundamental importância no processo de construção da docência, mas só ganham sentido, quando refletidos a partir da teoria. Nesse contexto, o presente trabalho configura-se como um relato de experiência que, através de uma revisão de literatura, dialoga com os desafios do trabalho docente. Baseada na fundamentação das etapas de ensino, os/as bolsistas são orientados por supervisores à contextualizar suas práticas através de pesquisa-ação, a EF no cenário educativo, obtendo uma intenção justificada para refletir sobre os procedimentos metodológicos a serem utilizados no decorrer das atividades e sendo possível pensar em atividades e estratégias mais adequadas para cada escola e/ou nível de ensino. Identificamos a importância de realizar diversas atividades culturais no ensino de conteúdos repassados, pois estimula a autonomia dos alunos diante de situações-problemas em idade escolar, bem como os situa historicamente sobre o conhecimento apreendido. Portanto, através das oficinas pedagógicas teórico-prático aborda-se o desenvolvimento dos processos de pesquisa-ação, onde o público-alvo se dá em alunos de escolas públicas do município de Uruguaiana. Essa ação, envolvendo a Iniciação à Docência, aborda de maneira acessível o conhecimento que graduandos recebem e mediam para passar ao ambiente escolar.

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