RELATO DE EXPERIÊNCIA LICA/PIBID
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120588 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 259 "inscrito_id" => 1040 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA LICA/PIBID" "resumo" => "O curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do IFC-Araquari (LICA) possui uma área de atuação ampla, eclética e interdisciplinar, formando profissionais para atuar como educadores, trabalhar em órgãos públicos e privados de agricultura, em propriedades rurais e em instituições de pesquisa e desenvolvimento rural. Para dialogar com essa interdisciplinaridade, o PIBID se organizou com a participação de três professores de disciplinas do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, que abordam temáticas transversais do LICA, sendo elas: Química, Filosofia e Geografia. O grupo ao qual fui designada, Geografia, abrange saberes relacionados ao LICA. Nesse sentido, o presente trabalho é um relato de experiência sobre os desafios da iniciação e preparação para a docência. Participaremos de observações de aulas, produziremos materiais e desenvolveremos novas práticas. Nossa fundamentação teórica tem como base reflexões de Milton Santos sobre o espaço geográfico e Carlos Nobre sobre a questão climática. Isso nos permitirá estar mais capacitados para a formação cidadã crítica de técnicos agropecuários comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Geografia possui uma forte ligação com o LICA, pois ambos trabalham com o meio ambiente, estudam a terra e o clima. A climatologia, por sua vez, área amplamente abordada tanto pela Geografia quanto pelas Ciências Agrárias, está diretamente vinculada à produção agrícola. Sem esse conhecimento, não é possível manter os processos e receituários agrícolas em ordem e, consequentemente, não há como garantir um plantio eficaz. Sem o domínio desse saber, pode-se perder, por exemplo, uma safra, caso a cultura seja plantada em uma região inadequada para seu desenvolvimento. Ser bolsista de iniciação à docência é muito gratificante, pois nos permite adquirir experiências e práticas de sala de aula, aprimorar nossos conhecimentos e habilidades e, assim, proporcionar uma educação de qualidade para nossos futuros alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1040_TB259_10032025135857.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LETICIA" "autor_email" => "leti.margiorycat2002@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120588 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 259 "inscrito_id" => 1040 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA LICA/PIBID" "resumo" => "O curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do IFC-Araquari (LICA) possui uma área de atuação ampla, eclética e interdisciplinar, formando profissionais para atuar como educadores, trabalhar em órgãos públicos e privados de agricultura, em propriedades rurais e em instituições de pesquisa e desenvolvimento rural. Para dialogar com essa interdisciplinaridade, o PIBID se organizou com a participação de três professores de disciplinas do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, que abordam temáticas transversais do LICA, sendo elas: Química, Filosofia e Geografia. O grupo ao qual fui designada, Geografia, abrange saberes relacionados ao LICA. Nesse sentido, o presente trabalho é um relato de experiência sobre os desafios da iniciação e preparação para a docência. Participaremos de observações de aulas, produziremos materiais e desenvolveremos novas práticas. Nossa fundamentação teórica tem como base reflexões de Milton Santos sobre o espaço geográfico e Carlos Nobre sobre a questão climática. Isso nos permitirá estar mais capacitados para a formação cidadã crítica de técnicos agropecuários comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Geografia possui uma forte ligação com o LICA, pois ambos trabalham com o meio ambiente, estudam a terra e o clima. A climatologia, por sua vez, área amplamente abordada tanto pela Geografia quanto pelas Ciências Agrárias, está diretamente vinculada à produção agrícola. Sem esse conhecimento, não é possível manter os processos e receituários agrícolas em ordem e, consequentemente, não há como garantir um plantio eficaz. Sem o domínio desse saber, pode-se perder, por exemplo, uma safra, caso a cultura seja plantada em uma região inadequada para seu desenvolvimento. Ser bolsista de iniciação à docência é muito gratificante, pois nos permite adquirir experiências e práticas de sala de aula, aprimorar nossos conhecimentos e habilidades e, assim, proporcionar uma educação de qualidade para nossos futuros alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1040_TB259_10032025135857.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LETICIA" "autor_email" => "leti.margiorycat2002@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }