Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

FÍSICA E INTERDISCIPLINARIDADE: A TERRA COMO ELEMENTO DE DISCUSSÃO

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Sabendo que a interdisciplinaridade tem sido cada vez mais recorrente nas ações que permeiam a Base Nacional Comum Curricular vivida nas escolas, o objetivo deste trabalho é compreender como se dá o planejamento de atividades interdisciplinares por alunos da formação inicial em Física. A pesquisa se deu por meio de uma oficina sobre interdisciplinaridade com estudantes de um curso de Licenciatura em Física. A oficina foi dividida em duas partes, sendo que, na segunda parte, os participantes foram divididos em grupos e temas e orientados a produzir atividades interdisciplinares de Física para o ensino médio. O material analisado é composto por observações registradas em diário de campo a respeito da produção dos participantes do grupo com tema Terra. A análise se deu via Análise de Conteúdo e resultou em três categorias: organização e dinâmica da interação; conteúdo e conhecimentos; avaliação e interdisciplinaridade. Os resultados indicam que a forma como o grupo se organiza direciona suas discussões de maneira a priorizar o entendimento de quais conteúdos dos quais dominam, como atrito, Leis de Newton e estática, tem potencial para abordar relações interdisciplinares em detrimento da organização e planejamento da atividade e da avaliação, evidenciando que os aspectos interdisciplinares são superficialmente considerados nos objetivos e encaminhamos metodológicos e não constam na avaliação.

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