Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

ATELIÊ DOCENTE: UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA RESSIGNIFICAR A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Ateliê docente é um produto educacional (PE) voltado para formação de professores em química. Tal recurso é resultado de uma dissertação de mestrado profissional da Universidade Federal do Pará cujo contexto de pesquisa foi o Programa Residência Pedagógica. A egressa, uma professora de química da rede estadual de ensino, apresenta na obra uma proposta de formação docente alicerçada no conceito de ambiência formativa quando professor formador, licenciando e professor da educação básica estão imbricados em uma tríade formativa para a aprendizagem da docência em química. O PE é um Curso de Formação Profissional segundo a tipologia estabelecida pela Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Tal proposta se justifica pelo modelo formativo que ainda impera em muitos cursos de licenciatura e pela política de formação de professores com programas de incentivo a iniciação à docência, bem como a estrutura do estágio supervisionado obrigatório. Caracteriza-se como um modelo de formação docente que favorece a prática pedagógica de professores em exercício na educação básica e nível superior (formação inicial e continuada), numa proposta reflexiva e crítica distante do paradigma de formação que privilegia o modelo “3+1” com característica bacharelesca baseada na racionalidade técnica. Em uma proposta colaborativa, com direcionamento a partir da categoria que emergiu da Análise Textual Discursiva por meio da Pesquisa Narrativa, favorece-se o protagonismo docente e a (re)construção do conhecimento profissional e específico sem engessar, condicionar e imobilizar os sujeitos envolvidos no processo. Como ferramenta na constituição do docente reflexivo se propõe a utilização de diários formativos. Apesar de ser uma proposta de formação de professores na área de química (termoquímica), o ateliê docente pode ser configurado para qualquer contexto formativo de professores nas mais diversas áreas e objeto de conhecimento, desde que seja propiciada a ambiência por meio da tríade formador-professor da educação básica-licenciando.

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