Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE PRÁTICA DE ENSINO INTEGRADA AO MEIO E À COMUNIDADE

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta relato de uma prática de ensino que integra estudos acadêmicos ao meio e à comunidade. A prática foi desenvolvida na disciplina de Análise Ambiental II, do curso de Geografia, na Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2024. Os professores propuseram a elaboração de caderno educativo e de zoneamento ambiental para o espaço comunitário conhecido como Bico da Ponte, no bairro José Mendes, Florianópolis/SC. O objetivo realizar levantamento de dados e informações sobre o meio no bairro José Mendes, e mais especificamente do Bico da Ponte e propor formas de preservação do meio. A metodologia foi baseada no Planejamento Ambiental Rápido (RAPM), fundamentada em discussões teóricas sobre ambiente e questões socioambientais. A abordagem foi a de integrar a comunidade local no processo de pesquisa sobre o planejamento e proteção da área, e por utilizar ferramentas acessíveis, como sistemas de geoprocessamento, para diagnósticos ambientais participativos, refletindo o interesse coletivo em preservar o patrimônio local e promover estratégias de conservação que atendam às necessidades da comunidade. O zoneamento abrangeu o contexto ambiental, social e cultural do Bico da Ponte, destacando iniciativas comunitárias como o turismo de base comunitária, cerâmica artesanal e o reflorestamento com espécies nativas. Também abordou o impacto de ações como o monitoramento de sítios arqueológicos e a criação de um meliponário educativo. Um dos resultados do trabalho de planejamento ambiental foi a proposta de transformar a área do Bico da Ponte em um Ecomuseu, que busca ampliar a proteção e valorização do patrimônio local. Os resultados evidenciam a integração entre academia e comunidade, destacando uma proposta de prática de ensino profícua, tanto para a preservação dos recursos naturais e culturais, promovendo sustentabilidade e bem-estar, quanto para o aprendizado de planejamento ambiental em Geografia.

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