Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

DO APRENDER AO ENSINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DO PROGRAMA LEEI

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Os esforços de qualificação da educação oferecidos às crianças pequenas sofreram nas últimas décadas grandes avanços institucionais, garantidos desde a Constituição Federal de 1988. Neste sentido, o Governo Federal, em parceria com estados e municípios, tem desenvolvido ações que busquem tornar realidade estes preceitos normativos. Neste relato de experiência buscamos refletir sobre a experiência de implantação, na Região do Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina, do Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil- LEEI, uma iniciativa do Ministério da Educação. O programa tem como objetivo oferecer formação continuada a profissionais da Educação Infantil, com foco na oralidade, leitura e escrita. O LEEI busca apoiar teórica e metodologicamente os professores no desenvolvimento de práticas educativas que ampliem as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e compreendendo a leitura e a escrita como práticas sociais integradas ao cotidiano, às interações e às brincadeiras. Em 2024, o programa foi implementado em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído em 2023. Durante o segundo semestre de 2024, ocorreram três encontros presenciais com dois grupos de professoras. Um grupo, com 32 participantes de Rio do Sul e Agronômica. O outro, também com 32 professoras de Vitor Meireles, Dona Emma e Witmarsum, SC. Os encontros abordaram temas como docência, culturas infantis, e cotidiano pedagógico. Nesse primeiro semestre notou-se uma maior compreensão por parte, tanto das formadoras, quanto das professoras em relação às normas que regem a educação, e os direitos das crianças em relação ao processo da leitura e escrita na Educação Infantil, representado através das diversas reflexões sobre vivências no contexto educativo compartilhadas nos grupos de formação.

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