Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

O IMPACTO DO PIBID MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E IDENTIDADE PROFISSIONAL DE LICENCIANDOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120719
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 441
    "inscrito_id" => 1268
    "titulo" => "O IMPACTO DO PIBID MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E IDENTIDADE PROFISSIONAL DE LICENCIANDOS"
    "resumo" => "Este estudo investiga o impacto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores de Matemática, com ênfase em seu papel no desenvolvimento profissional e na construção da identidade docente. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando o descritor “PIBID Matemática” e o período de 2019 até 2024. Inicialmente, foram encontrados 24 artigos, dos quais 12 foram selecionados com base nos seguintes critérios: abordagens sobre o impacto do PIBID na formação docente, relatos de experiências de bolsistas e discussões sobre articulação entre teoria e prática. Foram excluídos estudos que tratavam exclusivamente de práticas no PIBID sem análise do impacto na formação de professores, bem como aqueles relacionados ao período da pandemia de COVID-19. Os resultados indicam que o PIBID possibilita vivências práticas que conectam os licenciandos ao ambiente escolar, promovendo reflexões críticas sobre o ensino e fortalecendo sua permanência na licenciatura. Além disso, o programa contribuiu para a adaptação dos futuros docentes aos desafios da profissão, oferecendo oportunidades de experimentação metodológica e desenvolvimento de estratégias pedagógicas. No entanto, alguns estudos ressaltam a necessidade de fortalecimento e ampliação do programa, tanto no que diz respeito à oferta de recursos materiais quanto ao apoio institucional. Diante dessas conclusões, recomenda-se a continuidade de pesquisas sobre o impacto do PIBID a longo prazo, buscando embasar políticas públicas voltadas à valorização da formação docente e ao aprimoramento das licenciaturas em Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1268_TB441_07032025173008.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO GOTTFRIED ZOTTI"
    "autor_nome_curto" => "Eduardo Zotti"
    "autor_email" => "eduardo.2021003474@aluno.iffar.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120719
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 441
    "inscrito_id" => 1268
    "titulo" => "O IMPACTO DO PIBID MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E IDENTIDADE PROFISSIONAL DE LICENCIANDOS"
    "resumo" => "Este estudo investiga o impacto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores de Matemática, com ênfase em seu papel no desenvolvimento profissional e na construção da identidade docente. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando o descritor “PIBID Matemática” e o período de 2019 até 2024. Inicialmente, foram encontrados 24 artigos, dos quais 12 foram selecionados com base nos seguintes critérios: abordagens sobre o impacto do PIBID na formação docente, relatos de experiências de bolsistas e discussões sobre articulação entre teoria e prática. Foram excluídos estudos que tratavam exclusivamente de práticas no PIBID sem análise do impacto na formação de professores, bem como aqueles relacionados ao período da pandemia de COVID-19. Os resultados indicam que o PIBID possibilita vivências práticas que conectam os licenciandos ao ambiente escolar, promovendo reflexões críticas sobre o ensino e fortalecendo sua permanência na licenciatura. Além disso, o programa contribuiu para a adaptação dos futuros docentes aos desafios da profissão, oferecendo oportunidades de experimentação metodológica e desenvolvimento de estratégias pedagógicas. No entanto, alguns estudos ressaltam a necessidade de fortalecimento e ampliação do programa, tanto no que diz respeito à oferta de recursos materiais quanto ao apoio institucional. Diante dessas conclusões, recomenda-se a continuidade de pesquisas sobre o impacto do PIBID a longo prazo, buscando embasar políticas públicas voltadas à valorização da formação docente e ao aprimoramento das licenciaturas em Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1268_TB441_07032025173008.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO GOTTFRIED ZOTTI"
    "autor_nome_curto" => "Eduardo Zotti"
    "autor_email" => "eduardo.2021003474@aluno.iffar.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este estudo investiga o impacto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores de Matemática, com ênfase em seu papel no desenvolvimento profissional e na construção da identidade docente. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando o descritor “PIBID Matemática” e o período de 2019 até 2024. Inicialmente, foram encontrados 24 artigos, dos quais 12 foram selecionados com base nos seguintes critérios: abordagens sobre o impacto do PIBID na formação docente, relatos de experiências de bolsistas e discussões sobre articulação entre teoria e prática. Foram excluídos estudos que tratavam exclusivamente de práticas no PIBID sem análise do impacto na formação de professores, bem como aqueles relacionados ao período da pandemia de COVID-19. Os resultados indicam que o PIBID possibilita vivências práticas que conectam os licenciandos ao ambiente escolar, promovendo reflexões críticas sobre o ensino e fortalecendo sua permanência na licenciatura. Além disso, o programa contribuiu para a adaptação dos futuros docentes aos desafios da profissão, oferecendo oportunidades de experimentação metodológica e desenvolvimento de estratégias pedagógicas. No entanto, alguns estudos ressaltam a necessidade de fortalecimento e ampliação do programa, tanto no que diz respeito à oferta de recursos materiais quanto ao apoio institucional. Diante dessas conclusões, recomenda-se a continuidade de pesquisas sobre o impacto do PIBID a longo prazo, buscando embasar políticas públicas voltadas à valorização da formação docente e ao aprimoramento das licenciaturas em Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.