DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA MOSTRA DE ARTES PARA DOCENTES EM FORMAÇÃO: AÇÕES DO PIBID ARTES VISUAIS/UFPEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120538 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 916 "titulo" => "DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA MOSTRA DE ARTES PARA DOCENTES EM FORMAÇÃO: AÇÕES DO PIBID ARTES VISUAIS/UFPEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a organização e realização da Mostra de Artes em uma Escola Municipal de Educação Infantil, localizada em Pelotas/RS, realizada em dezembro de 2024. O foco principal foi investigar o impacto dessa vivência pedagógica para os docentes em formação que participaram da primeira edição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Artes Visuais/ UFPEL. A pesquisa buscou compreender a integração entre teoria e prática na formação inicial, além de abranger as percepções dos estudantes, da supervisora e comunidade escolar sobre o ensino de Artes Visuais na educação infantil. A metodologia adotada foi qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas, análise de relatórios elaborados pelos estudantes do PIBID e pela supervisora, além de registros fotográficos durante o evento. Os resultados revelaram que a Mostra criou um ambiente propício para o desenvolvimento e troca de saberes entre os estudantes de licenciatura e a equipe docente, fortalecendo o engajamento da comunidade escolar e o reconhecimento das propostas desenvolvidas ao longo do ano letivo. Os desafios incluíram a baixa carga horária da disciplina de Artes, pouco tempo para a organização do evento, infraestrutura limitada e a necessidade de planejamento pedagógico mais participativo. Em contrapartida, as potencialidades destacadas foram a promoção da autoestima das crianças, o envolvimento da comunidade, as experiências estéticas e o reconhecimento das práticas artísticas. Este estudo fundamenta-se nas concepções de profissional reflexivo de Schön (2000) e prática reflexiva de Perrenoud (2002), além de reconhecer o papel das Artes para o desenvolvimento integral, conforme LDBEN, (1996), BNCC (2017), Documento Orientador Municipal de Pelotas (2020). Assim, a pesquisa evidencia que essa experiência pedagógica foi fundamental para o processo formativo docente e a valorização das Artes Visuais na educação infantil, ressaltando sua importância para aprendizagem na pré-escola e no fortalecimento da comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID916_TB192_10032025195202.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL CASANOVA DOS SANTOS WREGE" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel.wrege@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120538 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 916 "titulo" => "DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA MOSTRA DE ARTES PARA DOCENTES EM FORMAÇÃO: AÇÕES DO PIBID ARTES VISUAIS/UFPEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a organização e realização da Mostra de Artes em uma Escola Municipal de Educação Infantil, localizada em Pelotas/RS, realizada em dezembro de 2024. O foco principal foi investigar o impacto dessa vivência pedagógica para os docentes em formação que participaram da primeira edição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Artes Visuais/ UFPEL. A pesquisa buscou compreender a integração entre teoria e prática na formação inicial, além de abranger as percepções dos estudantes, da supervisora e comunidade escolar sobre o ensino de Artes Visuais na educação infantil. A metodologia adotada foi qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas, análise de relatórios elaborados pelos estudantes do PIBID e pela supervisora, além de registros fotográficos durante o evento. Os resultados revelaram que a Mostra criou um ambiente propício para o desenvolvimento e troca de saberes entre os estudantes de licenciatura e a equipe docente, fortalecendo o engajamento da comunidade escolar e o reconhecimento das propostas desenvolvidas ao longo do ano letivo. Os desafios incluíram a baixa carga horária da disciplina de Artes, pouco tempo para a organização do evento, infraestrutura limitada e a necessidade de planejamento pedagógico mais participativo. Em contrapartida, as potencialidades destacadas foram a promoção da autoestima das crianças, o envolvimento da comunidade, as experiências estéticas e o reconhecimento das práticas artísticas. Este estudo fundamenta-se nas concepções de profissional reflexivo de Schön (2000) e prática reflexiva de Perrenoud (2002), além de reconhecer o papel das Artes para o desenvolvimento integral, conforme LDBEN, (1996), BNCC (2017), Documento Orientador Municipal de Pelotas (2020). Assim, a pesquisa evidencia que essa experiência pedagógica foi fundamental para o processo formativo docente e a valorização das Artes Visuais na educação infantil, ressaltando sua importância para aprendizagem na pré-escola e no fortalecimento da comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID916_TB192_10032025195202.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL CASANOVA DOS SANTOS WREGE" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel.wrege@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }