Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA MOSTRA DE ARTES PARA DOCENTES EM FORMAÇÃO: AÇÕES DO PIBID ARTES VISUAIS/UFPEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a organização e realização da Mostra de Artes em uma Escola Municipal de Educação Infantil, localizada em Pelotas/RS, realizada em dezembro de 2024. O foco principal foi investigar o impacto dessa vivência pedagógica para os docentes em formação que participaram da primeira edição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Artes Visuais/ UFPEL. A pesquisa buscou compreender a integração entre teoria e prática na formação inicial, além de abranger as percepções dos estudantes, da supervisora e comunidade escolar sobre o ensino de Artes Visuais na educação infantil. A metodologia adotada foi qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas, análise de relatórios elaborados pelos estudantes do PIBID e pela supervisora, além de registros fotográficos durante o evento. Os resultados revelaram que a Mostra criou um ambiente propício para o desenvolvimento e troca de saberes entre os estudantes de licenciatura e a equipe docente, fortalecendo o engajamento da comunidade escolar e o reconhecimento das propostas desenvolvidas ao longo do ano letivo. Os desafios incluíram a baixa carga horária da disciplina de Artes, pouco tempo para a organização do evento, infraestrutura limitada e a necessidade de planejamento pedagógico mais participativo. Em contrapartida, as potencialidades destacadas foram a promoção da autoestima das crianças, o envolvimento da comunidade, as experiências estéticas e o reconhecimento das práticas artísticas. Este estudo fundamenta-se nas concepções de profissional reflexivo de Schön (2000) e prática reflexiva de Perrenoud (2002), além de reconhecer o papel das Artes para o desenvolvimento integral, conforme LDBEN, (1996), BNCC (2017), Documento Orientador Municipal de Pelotas (2020). Assim, a pesquisa evidencia que essa experiência pedagógica foi fundamental para o processo formativo docente e a valorização das Artes Visuais na educação infantil, ressaltando sua importância para aprendizagem na pré-escola e no fortalecimento da comunidade escolar.

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