A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO FERRAMENTA PARA A AUTONOMIA DO ALUNO: UMA PROPOSTA DE SALA DE AULA INVERTIDA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120762 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 502 "inscrito_id" => 1165 "titulo" => "A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO FERRAMENTA PARA A AUTONOMIA DO ALUNO: UMA PROPOSTA DE SALA DE AULA INVERTIDA" "resumo" => "A avaliação formativa destaca-se como prática pedagógica para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo estudantil nos diferentes níveis de ensino. Diferentemente da avaliação tradicional, que foca na mensuração de resultados, a avaliação formativa centra-se no processo de aprendizagem, oferecendo feedback contínuo orientando a identificar suas dificuldades, avançar suas competências e aprimorar conhecimentos. Este trabalho propõe utilização de uma avaliação por fases, integrada à metodologia da sala de aula invertida, com o objetivo de incentivar os alunos a criarem o seu próprio material de estudo. Nesta proposta, ao longo do trimestre, os estudantes são orientados a pesquisar temas específicos, desenvolvem conteúdos e, gradualmente, elaboram uma apostila que servirá como recurso para suas revisões e aprofundamentos. O processo avaliativo ocorre em etapas: inicialmente, o aluno recebe orientações sobre o tema e critérios de pesquisa. Em seguida, vistoria-se o que foi feito, se condiz com o tema que foi proposto, e a partir disso o professor vai aplicando os feedbacks formativos de forma que contribua com o ensino aprendizagem. Com isso, não visamos apenas corrigir erros, mas também possibilitar uma reflexão crítica sobre a qualidade do conteúdo, da forma de organizar as informações e na profundidade do conteúdo desenvolvido. Essa prática pode promover o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, síntese e organização do conhecimento. A produção da apostila como produto, não apenas como um instrumento de avaliação, mas uma manifestação e uma construção de aprendizagem ao longo do processo. Além disso, a dinâmica da sala de aula invertida favorece a participação ativa dos estudantes, uma vez que os conteúdos pesquisados são posteriormente discutidos em sala, ampliando o engajamento e a troca de saberes entre pares. Portanto, a avaliação formativa, quando aliada às metodologias ativas, como a sala de aula invertida, potencializa a aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia estudantil." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1165_TB502_10032025224713.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE ROSSO NOVELLI" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "engfelipenovelli@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120762 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 502 "inscrito_id" => 1165 "titulo" => "A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO FERRAMENTA PARA A AUTONOMIA DO ALUNO: UMA PROPOSTA DE SALA DE AULA INVERTIDA" "resumo" => "A avaliação formativa destaca-se como prática pedagógica para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo estudantil nos diferentes níveis de ensino. Diferentemente da avaliação tradicional, que foca na mensuração de resultados, a avaliação formativa centra-se no processo de aprendizagem, oferecendo feedback contínuo orientando a identificar suas dificuldades, avançar suas competências e aprimorar conhecimentos. Este trabalho propõe utilização de uma avaliação por fases, integrada à metodologia da sala de aula invertida, com o objetivo de incentivar os alunos a criarem o seu próprio material de estudo. Nesta proposta, ao longo do trimestre, os estudantes são orientados a pesquisar temas específicos, desenvolvem conteúdos e, gradualmente, elaboram uma apostila que servirá como recurso para suas revisões e aprofundamentos. O processo avaliativo ocorre em etapas: inicialmente, o aluno recebe orientações sobre o tema e critérios de pesquisa. Em seguida, vistoria-se o que foi feito, se condiz com o tema que foi proposto, e a partir disso o professor vai aplicando os feedbacks formativos de forma que contribua com o ensino aprendizagem. Com isso, não visamos apenas corrigir erros, mas também possibilitar uma reflexão crítica sobre a qualidade do conteúdo, da forma de organizar as informações e na profundidade do conteúdo desenvolvido. Essa prática pode promover o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, síntese e organização do conhecimento. A produção da apostila como produto, não apenas como um instrumento de avaliação, mas uma manifestação e uma construção de aprendizagem ao longo do processo. Além disso, a dinâmica da sala de aula invertida favorece a participação ativa dos estudantes, uma vez que os conteúdos pesquisados são posteriormente discutidos em sala, ampliando o engajamento e a troca de saberes entre pares. Portanto, a avaliação formativa, quando aliada às metodologias ativas, como a sala de aula invertida, potencializa a aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia estudantil." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1165_TB502_10032025224713.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE ROSSO NOVELLI" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "engfelipenovelli@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }