Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

OLHARES PARA A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: A DANÇA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PARANÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120489
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 373
    "titulo" => "OLHARES PARA A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: A DANÇA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PARANÁ"
    "resumo" => "A Curricularização da Extensão, constitui-se sob a prerrogativa de efetivação da tríade ensino-pesquisa-extensão, como uma possibilidade de democratizar e socializar os saberes e conhecimentos produzidos na/pela universidade, articulando-se à comunidade externa, oportunizando a troca de conhecimentos e experiências para os futuros profissionais e para a sociedade. Dos documentos normativos, tem-se a obrigatoriedade de 10% das horas totais do curso de graduação devem ser destinadas para a extensão universitária. Compreendendo a especificidade do curso de Educação Física (EF), a Dança constitui a grade de conteúdos obrigatórios na Educação Básica e no Ensino Superior, tanto para a licenciatura, quanto para o bacharelado. Constituído na especificidade deste curso, o presente estudo objetiva analisar como a curricularização da extensão influencia o currículo dos cursos de EF de Universidades Estaduais do Paraná no que tange o ensino da Dança, e como essa organicidade impacta a formação do futuro docente e a reverberação do ensino da Dança nas esferas educacionais. Para tanto, o estudo ampara-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, e utiliza da análise documental dos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPC) das instituições selecionadas. Os resultados apontam que nos currículos analisados, a presença da Dança é ínfima em relação às outras esferas da EF. Nesse contexto, a carga horária e a oferta de disciplinas equivalentes a Dança, variam entre as instituições, com algumas integrando a dança na grade comum e outras restringindo a disciplinas optativas e com baixa carga horária. O estudo conclui que a invisibilização da dança nos cursos de EF compromete a preparação dos professores, dificultando sua atuação na educação básica. Isso reforça uma visão neoliberal da formação, que prioriza um currículo generalista, baseado na reprodução. Diante disso, sugere-se a reformulação curricular para garantir a presença da dança de maneira apropriada, promovendo uma formação mais humana baseada na reflexão e na crítica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID373_TB128_07032025143348.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA MOTA CATABRIGA"
    "autor_nome_curto" => "LORENA"
    "autor_email" => "lorenamotacatabriga@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120489
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 373
    "titulo" => "OLHARES PARA A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: A DANÇA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PARANÁ"
    "resumo" => "A Curricularização da Extensão, constitui-se sob a prerrogativa de efetivação da tríade ensino-pesquisa-extensão, como uma possibilidade de democratizar e socializar os saberes e conhecimentos produzidos na/pela universidade, articulando-se à comunidade externa, oportunizando a troca de conhecimentos e experiências para os futuros profissionais e para a sociedade. Dos documentos normativos, tem-se a obrigatoriedade de 10% das horas totais do curso de graduação devem ser destinadas para a extensão universitária. Compreendendo a especificidade do curso de Educação Física (EF), a Dança constitui a grade de conteúdos obrigatórios na Educação Básica e no Ensino Superior, tanto para a licenciatura, quanto para o bacharelado. Constituído na especificidade deste curso, o presente estudo objetiva analisar como a curricularização da extensão influencia o currículo dos cursos de EF de Universidades Estaduais do Paraná no que tange o ensino da Dança, e como essa organicidade impacta a formação do futuro docente e a reverberação do ensino da Dança nas esferas educacionais. Para tanto, o estudo ampara-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, e utiliza da análise documental dos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPC) das instituições selecionadas. Os resultados apontam que nos currículos analisados, a presença da Dança é ínfima em relação às outras esferas da EF. Nesse contexto, a carga horária e a oferta de disciplinas equivalentes a Dança, variam entre as instituições, com algumas integrando a dança na grade comum e outras restringindo a disciplinas optativas e com baixa carga horária. O estudo conclui que a invisibilização da dança nos cursos de EF compromete a preparação dos professores, dificultando sua atuação na educação básica. Isso reforça uma visão neoliberal da formação, que prioriza um currículo generalista, baseado na reprodução. Diante disso, sugere-se a reformulação curricular para garantir a presença da dança de maneira apropriada, promovendo uma formação mais humana baseada na reflexão e na crítica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID373_TB128_07032025143348.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA MOTA CATABRIGA"
    "autor_nome_curto" => "LORENA"
    "autor_email" => "lorenamotacatabriga@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A Curricularização da Extensão, constitui-se sob a prerrogativa de efetivação da tríade ensino-pesquisa-extensão, como uma possibilidade de democratizar e socializar os saberes e conhecimentos produzidos na/pela universidade, articulando-se à comunidade externa, oportunizando a troca de conhecimentos e experiências para os futuros profissionais e para a sociedade. Dos documentos normativos, tem-se a obrigatoriedade de 10% das horas totais do curso de graduação devem ser destinadas para a extensão universitária. Compreendendo a especificidade do curso de Educação Física (EF), a Dança constitui a grade de conteúdos obrigatórios na Educação Básica e no Ensino Superior, tanto para a licenciatura, quanto para o bacharelado. Constituído na especificidade deste curso, o presente estudo objetiva analisar como a curricularização da extensão influencia o currículo dos cursos de EF de Universidades Estaduais do Paraná no que tange o ensino da Dança, e como essa organicidade impacta a formação do futuro docente e a reverberação do ensino da Dança nas esferas educacionais. Para tanto, o estudo ampara-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, e utiliza da análise documental dos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPC) das instituições selecionadas. Os resultados apontam que nos currículos analisados, a presença da Dança é ínfima em relação às outras esferas da EF. Nesse contexto, a carga horária e a oferta de disciplinas equivalentes a Dança, variam entre as instituições, com algumas integrando a dança na grade comum e outras restringindo a disciplinas optativas e com baixa carga horária. O estudo conclui que a invisibilização da dança nos cursos de EF compromete a preparação dos professores, dificultando sua atuação na educação básica. Isso reforça uma visão neoliberal da formação, que prioriza um currículo generalista, baseado na reprodução. Diante disso, sugere-se a reformulação curricular para garantir a presença da dança de maneira apropriada, promovendo uma formação mais humana baseada na reflexão e na crítica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.