HISTÓRICO DO PIBID NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA E A INFLUÊNCIA NA REFORMULAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120731 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 462 "inscrito_id" => 688 "titulo" => "HISTÓRICO DO PIBID NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA E A INFLUÊNCIA NA REFORMULAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA." "resumo" => "Na Universidade Estadual de Londrina – UEL, o Pibid é um programa que contribui efetivamente para a formação de professores. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta, em formato de relato de experiência, o histórico do Pibid na UEL e, ainda, a influência do Programa na reformulação de um dos seus cursos de licenciatura. Com início no ano de 2009, a primeira edição do Programa na instituição contou com a participação de apenas 6 cursos de licenciatura, devido ao pouco conhecimento, divulgação e finalidade do Programa. Já em 2011, em nova edição, todas as demais licenciaturas passaram a compor. O relato de Coordenadores de Área que atuaram no Pibid ao longo desse período confirma a importância do programa na formação inicial dos professores nas diversas licenciaturas e a necessidade do mesmo ser um Programa de fluxo contínuo. Além da importância para a formação dos futuros professores, o Pibid impactou em reformulações de algumas licenciaturas na instituição. Um exemplo é o curso de Licenciatura em Física, que até então tinha a sua estrutura curricular organizada com base no curso de bacharelado nesta mesma instituição. Neste cenário, a existência do Pibid no curso de licenciatura influenciou de maneira direta na reformulação do curso. A influência do Programa se concretizou na criação e inserção de quatro disciplinas voltadas para o ensino, quais sejam: Iniciação à Docência I, II, III e IV, o que somado a outros componentes curriculares, resultou em um curso efetivamente de formação de professores de Física. Em relato, alguns docentes do curso destacaram essa influência do Pibid na reformulação e reforçaram a qualidade do novo curso, que está vigente até o momento." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID688_TB462_10032025205422.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO ALVES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARCELO" "autor_email" => "marcelo@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120731 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 462 "inscrito_id" => 688 "titulo" => "HISTÓRICO DO PIBID NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA E A INFLUÊNCIA NA REFORMULAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA." "resumo" => "Na Universidade Estadual de Londrina – UEL, o Pibid é um programa que contribui efetivamente para a formação de professores. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta, em formato de relato de experiência, o histórico do Pibid na UEL e, ainda, a influência do Programa na reformulação de um dos seus cursos de licenciatura. Com início no ano de 2009, a primeira edição do Programa na instituição contou com a participação de apenas 6 cursos de licenciatura, devido ao pouco conhecimento, divulgação e finalidade do Programa. Já em 2011, em nova edição, todas as demais licenciaturas passaram a compor. O relato de Coordenadores de Área que atuaram no Pibid ao longo desse período confirma a importância do programa na formação inicial dos professores nas diversas licenciaturas e a necessidade do mesmo ser um Programa de fluxo contínuo. Além da importância para a formação dos futuros professores, o Pibid impactou em reformulações de algumas licenciaturas na instituição. Um exemplo é o curso de Licenciatura em Física, que até então tinha a sua estrutura curricular organizada com base no curso de bacharelado nesta mesma instituição. Neste cenário, a existência do Pibid no curso de licenciatura influenciou de maneira direta na reformulação do curso. A influência do Programa se concretizou na criação e inserção de quatro disciplinas voltadas para o ensino, quais sejam: Iniciação à Docência I, II, III e IV, o que somado a outros componentes curriculares, resultou em um curso efetivamente de formação de professores de Física. Em relato, alguns docentes do curso destacaram essa influência do Pibid na reformulação e reforçaram a qualidade do novo curso, que está vigente até o momento." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID688_TB462_10032025205422.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO ALVES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARCELO" "autor_email" => "marcelo@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }