PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120595 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 270 "inscrito_id" => 845 "titulo" => "PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => "Na contemporaneidade a educação parece estar em crise. De um lado, tem-se as necessidades sociais e ambientais, de um planeta que parece estar prestes a colapsar em relação a várias formas de vida, carecendo de uma formação que retome as discussões sobre o futuro e o sentido da vida. De outro, o campo mercadológico visando ampliar cada vez mais suas fronteiras, visto que se alimenta dos aspectos da produção e do consumo, pressionando desta forma para que a formação seja cada vez mais técnica e menos reflexiva. Em meio a este embate encontram-se os educadores. Em sua grande maioria, mal remunerados, desacreditados, desrespeitados e pressionados. Profissionais que outrora tiveram grande destaque social agora se veem ameaçados de serem descartados, substituídos ou diminuídos em suas funções para que o sistema de capital possa acelerar seus objetivos. Diante de tal circunstância, uma pergunta crucial surge para que se possa renovar esperanças, ou, findar de vez tal profissão: afinal, qual é o verdadeiro papel do educador? Diante desta pergunta, o processo de formação do PIBID se mostra importante para contribuir para que futuros ou já atuantes profissionais da educação possam renovar suas reflexões sobre seus objetivos profissionais. Por isso, este trabalho tem como objetivo contribuir na discussão sobre esta pergunta, tendo por premissa inicial a fala de Masschelein (2023) de que fazer tal pergunta é crucial para a educação, serão utilizados, por meio de um método histórico-dialético autores como Freire (2005) e Brandão (1992), além do próprio Masschelein (2023), que podem ajudar a retornar a discussão inicial do papel da educação e, consequentemente, do educador, para que nunca se perca este norte que conduz e mantém viva a chama do educar e transformar vidas e histórias por meio da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID845_TB270_10032025132350.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FALLER DEOLA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.deola@estudante.uffs.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120595 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 270 "inscrito_id" => 845 "titulo" => "PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => "Na contemporaneidade a educação parece estar em crise. De um lado, tem-se as necessidades sociais e ambientais, de um planeta que parece estar prestes a colapsar em relação a várias formas de vida, carecendo de uma formação que retome as discussões sobre o futuro e o sentido da vida. De outro, o campo mercadológico visando ampliar cada vez mais suas fronteiras, visto que se alimenta dos aspectos da produção e do consumo, pressionando desta forma para que a formação seja cada vez mais técnica e menos reflexiva. Em meio a este embate encontram-se os educadores. Em sua grande maioria, mal remunerados, desacreditados, desrespeitados e pressionados. Profissionais que outrora tiveram grande destaque social agora se veem ameaçados de serem descartados, substituídos ou diminuídos em suas funções para que o sistema de capital possa acelerar seus objetivos. Diante de tal circunstância, uma pergunta crucial surge para que se possa renovar esperanças, ou, findar de vez tal profissão: afinal, qual é o verdadeiro papel do educador? Diante desta pergunta, o processo de formação do PIBID se mostra importante para contribuir para que futuros ou já atuantes profissionais da educação possam renovar suas reflexões sobre seus objetivos profissionais. Por isso, este trabalho tem como objetivo contribuir na discussão sobre esta pergunta, tendo por premissa inicial a fala de Masschelein (2023) de que fazer tal pergunta é crucial para a educação, serão utilizados, por meio de um método histórico-dialético autores como Freire (2005) e Brandão (1992), além do próprio Masschelein (2023), que podem ajudar a retornar a discussão inicial do papel da educação e, consequentemente, do educador, para que nunca se perca este norte que conduz e mantém viva a chama do educar e transformar vidas e histórias por meio da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID845_TB270_10032025132350.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FALLER DEOLA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.deola@estudante.uffs.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }