COLABORAÇÃO ENTRE BOLSISTAS INICIANTES E EXPERIENTES DO PIBID NO IFC CAMPUS CAMBORIÚ: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL PARA INGRESSANTES NO PROGRAMA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120585 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 254 "inscrito_id" => 388 "titulo" => "COLABORAÇÃO ENTRE BOLSISTAS INICIANTES E EXPERIENTES DO PIBID NO IFC CAMPUS CAMBORIÚ: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL PARA INGRESSANTES NO PROGRAMA" "resumo" => "Este estudo analisa a atividade formativa realizada com os bolsistas ingressantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Camboriú. O objetivo da formação foi promover uma inserção reflexiva e ética dos novos bolsistas nas escolas-campo, utilizando uma metodologia participativa e colaborativa. A formação foi conduzida com o apoio de bolsistas experientes e teve como base discussões orientadas e atividades práticas. Foram elaboradas, de forma coletiva, diretrizes sobre convivência e conduta profissional, como pontualidade, vestimenta e respeito à confidencialidade dos dados. Além disso, os bolsistas foram incentivados a manter diários reflexivos sobre suas experiências, visando o desenvolvimento de uma prática pedagógica crítica e ética. Como referencial teórico, destacam-se a compreensão da escola como espaço essencial para a formação docente (Nóvoa, 2009) e a importância da ética no ensino (Cortella, 2015). A atividade também incluiu a análise do livro Educação, Convivência e Ética: Audácia e Esperança! de Mário Sérgio Cortella e o documentário Nunca Me Sonharam, que subsidiaram a elaboração de planos de aula e projetos interdisciplinares voltados para a realidade das escolas. Os principais resultados indicam que a colaboração entre bolsistas e a reflexão crítica favorecem a construção de uma identidade profissional e a consolidação do PIBID como elemento essencial na formação de educadores. A formação teve impacto positivo, contribuindo para o desenvolvimento ético e pedagógico dos bolsistas e para a criação de práticas docentes alinhadas aos princípios do programa. O estudo reafirma a importância da formação continuada e da reflexão crítica para a qualidade do ensino nas escolas públicas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID388_TB254_07032025223059.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÍRIAM GODOY DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MÍRIAM GODOY" "autor_email" => "miriamgodoy27@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120585 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 254 "inscrito_id" => 388 "titulo" => "COLABORAÇÃO ENTRE BOLSISTAS INICIANTES E EXPERIENTES DO PIBID NO IFC CAMPUS CAMBORIÚ: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL PARA INGRESSANTES NO PROGRAMA" "resumo" => "Este estudo analisa a atividade formativa realizada com os bolsistas ingressantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Camboriú. O objetivo da formação foi promover uma inserção reflexiva e ética dos novos bolsistas nas escolas-campo, utilizando uma metodologia participativa e colaborativa. A formação foi conduzida com o apoio de bolsistas experientes e teve como base discussões orientadas e atividades práticas. Foram elaboradas, de forma coletiva, diretrizes sobre convivência e conduta profissional, como pontualidade, vestimenta e respeito à confidencialidade dos dados. Além disso, os bolsistas foram incentivados a manter diários reflexivos sobre suas experiências, visando o desenvolvimento de uma prática pedagógica crítica e ética. Como referencial teórico, destacam-se a compreensão da escola como espaço essencial para a formação docente (Nóvoa, 2009) e a importância da ética no ensino (Cortella, 2015). A atividade também incluiu a análise do livro Educação, Convivência e Ética: Audácia e Esperança! de Mário Sérgio Cortella e o documentário Nunca Me Sonharam, que subsidiaram a elaboração de planos de aula e projetos interdisciplinares voltados para a realidade das escolas. Os principais resultados indicam que a colaboração entre bolsistas e a reflexão crítica favorecem a construção de uma identidade profissional e a consolidação do PIBID como elemento essencial na formação de educadores. A formação teve impacto positivo, contribuindo para o desenvolvimento ético e pedagógico dos bolsistas e para a criação de práticas docentes alinhadas aos princípios do programa. O estudo reafirma a importância da formação continuada e da reflexão crítica para a qualidade do ensino nas escolas públicas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID388_TB254_07032025223059.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÍRIAM GODOY DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MÍRIAM GODOY" "autor_email" => "miriamgodoy27@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }