Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

COLABORAÇÃO ENTRE BOLSISTAS INICIANTES E EXPERIENTES DO PIBID NO IFC CAMPUS CAMBORIÚ: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL PARA INGRESSANTES NO PROGRAMA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120585
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 254
    "inscrito_id" => 388
    "titulo" => "COLABORAÇÃO ENTRE BOLSISTAS INICIANTES E EXPERIENTES DO PIBID NO IFC CAMPUS CAMBORIÚ: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL PARA INGRESSANTES NO PROGRAMA"
    "resumo" => "Este estudo analisa a atividade formativa realizada com os bolsistas ingressantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Camboriú. O objetivo da formação foi promover uma inserção reflexiva e ética dos novos bolsistas nas escolas-campo, utilizando uma metodologia participativa e colaborativa. A formação foi conduzida com o apoio de bolsistas experientes e teve como base discussões orientadas e atividades práticas. Foram elaboradas, de forma coletiva, diretrizes sobre convivência e conduta profissional, como pontualidade, vestimenta e respeito à confidencialidade dos dados. Além disso, os bolsistas foram incentivados a manter diários reflexivos sobre suas experiências, visando o desenvolvimento de uma prática pedagógica crítica e ética. Como referencial teórico, destacam-se a compreensão da escola como espaço essencial para a formação docente (Nóvoa, 2009) e a importância da ética no ensino (Cortella, 2015). A atividade também incluiu a análise do livro Educação, Convivência e Ética: Audácia e Esperança! de Mário Sérgio Cortella e o documentário Nunca Me Sonharam, que subsidiaram a elaboração de planos de aula e projetos interdisciplinares voltados para a realidade das escolas. Os principais resultados indicam que a colaboração entre bolsistas e a reflexão crítica favorecem a construção de uma identidade profissional e a consolidação do PIBID como elemento essencial na formação de educadores. A formação teve impacto positivo, contribuindo para o desenvolvimento ético e pedagógico dos bolsistas e para a criação de práticas docentes alinhadas aos princípios do programa. O estudo reafirma a importância da formação continuada e da reflexão crítica para a qualidade do ensino nas escolas públicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID388_TB254_07032025223059.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÍRIAM GODOY DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MÍRIAM GODOY"
    "autor_email" => "miriamgodoy27@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120585
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 254
    "inscrito_id" => 388
    "titulo" => "COLABORAÇÃO ENTRE BOLSISTAS INICIANTES E EXPERIENTES DO PIBID NO IFC CAMPUS CAMBORIÚ: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL PARA INGRESSANTES NO PROGRAMA"
    "resumo" => "Este estudo analisa a atividade formativa realizada com os bolsistas ingressantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Camboriú. O objetivo da formação foi promover uma inserção reflexiva e ética dos novos bolsistas nas escolas-campo, utilizando uma metodologia participativa e colaborativa. A formação foi conduzida com o apoio de bolsistas experientes e teve como base discussões orientadas e atividades práticas. Foram elaboradas, de forma coletiva, diretrizes sobre convivência e conduta profissional, como pontualidade, vestimenta e respeito à confidencialidade dos dados. Além disso, os bolsistas foram incentivados a manter diários reflexivos sobre suas experiências, visando o desenvolvimento de uma prática pedagógica crítica e ética. Como referencial teórico, destacam-se a compreensão da escola como espaço essencial para a formação docente (Nóvoa, 2009) e a importância da ética no ensino (Cortella, 2015). A atividade também incluiu a análise do livro Educação, Convivência e Ética: Audácia e Esperança! de Mário Sérgio Cortella e o documentário Nunca Me Sonharam, que subsidiaram a elaboração de planos de aula e projetos interdisciplinares voltados para a realidade das escolas. Os principais resultados indicam que a colaboração entre bolsistas e a reflexão crítica favorecem a construção de uma identidade profissional e a consolidação do PIBID como elemento essencial na formação de educadores. A formação teve impacto positivo, contribuindo para o desenvolvimento ético e pedagógico dos bolsistas e para a criação de práticas docentes alinhadas aos princípios do programa. O estudo reafirma a importância da formação continuada e da reflexão crítica para a qualidade do ensino nas escolas públicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID388_TB254_07032025223059.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÍRIAM GODOY DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MÍRIAM GODOY"
    "autor_email" => "miriamgodoy27@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este estudo analisa a atividade formativa realizada com os bolsistas ingressantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Camboriú. O objetivo da formação foi promover uma inserção reflexiva e ética dos novos bolsistas nas escolas-campo, utilizando uma metodologia participativa e colaborativa. A formação foi conduzida com o apoio de bolsistas experientes e teve como base discussões orientadas e atividades práticas. Foram elaboradas, de forma coletiva, diretrizes sobre convivência e conduta profissional, como pontualidade, vestimenta e respeito à confidencialidade dos dados. Além disso, os bolsistas foram incentivados a manter diários reflexivos sobre suas experiências, visando o desenvolvimento de uma prática pedagógica crítica e ética. Como referencial teórico, destacam-se a compreensão da escola como espaço essencial para a formação docente (Nóvoa, 2009) e a importância da ética no ensino (Cortella, 2015). A atividade também incluiu a análise do livro Educação, Convivência e Ética: Audácia e Esperança! de Mário Sérgio Cortella e o documentário Nunca Me Sonharam, que subsidiaram a elaboração de planos de aula e projetos interdisciplinares voltados para a realidade das escolas. Os principais resultados indicam que a colaboração entre bolsistas e a reflexão crítica favorecem a construção de uma identidade profissional e a consolidação do PIBID como elemento essencial na formação de educadores. A formação teve impacto positivo, contribuindo para o desenvolvimento ético e pedagógico dos bolsistas e para a criação de práticas docentes alinhadas aos princípios do programa. O estudo reafirma a importância da formação continuada e da reflexão crítica para a qualidade do ensino nas escolas públicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.