Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

PIBID EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UFSC: TRANSFORMANDO REALIDADES NOS DIFERENTES TERRITÓRIOS DE ATUAÇÃO

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este texto faz referência à atuação do PIBID Educação do Campo nos anos de 2022 a 2024 na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. No contexto apresentado a coordenação ocorreu coletivamente, compartilhadoapor quatro docentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, que planejavam as atividades e desenvolviam o trabalho organizado por muitas mãos. De acordo com as especificidades do curso as atividades formativas são desenvolvidas em territórios distintos e muitas vezes bastante distantes geograficamente. Nessa edição do PIBID, as ações foram desenvolvidas em duas escolas, uma no território da Ilha de Florianópolis, contando com bolsistas residentes em municípios da Grande Florianópolis e outra no território de Canoinhas, distante 360 km de Florianópolis, com bolsistas residentes em Canoinhas e municípios do entorno. Um total de 48 estudantes e três supervisoras constituíram o grupo que atuou. Em Florianópolis o trabalho ocorreu na Escola de Educação Básica Albertina Madalena Dias, que recebe estudantes do norte da ilha, sujeitos com modo de vida urbano, mas atravessados pelo rural, seja pelo ambiente natural que os cerca, ou ainda pelas atividades ainda existentes, como a pesca artesanal, criação de animais, pequenas plantações. Em Canoinhas, a atuação ocorreu na escola de Educação Básica Alberto Wardenski, uma escola do campo, que recebe estudantes do seu entorno. Entre as atividades desenvolvidas em ambas instituições destacamos ações junto à biblioteca escolar, ao Grêmio estudantil, oficinas artísticas, de criação e manutenção de composteiras, horta escolar e outas ligadas à agroecologia, discussões sobre relações raciais, atividades de reforço com leitura, escrita e matemática, entre outras Destaca-se a importância do PIBID para a formação inicial de professores, qualificando a atuação dos licenciandos e no caso da Educação do Campo, fortalecendo vínculos com as escolas do campo, com os sujeitos e com o território em que vivem e produzem suas vidas.

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