INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DOCENTES NO COLÉGIO CÍVICO-MILITAR HÉLIO ANTÔNIO DE SOUZA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120734 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 466 "inscrito_id" => 927 "titulo" => "INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DOCENTES NO COLÉGIO CÍVICO-MILITAR HÉLIO ANTÔNIO DE SOUZA" "resumo" => "Este relato de experiência visa apresentar uma análise sobre os processos de ensino e aprendizagem no Colégio Estadual Cívico-Militar Hélio Antônio de Souza, localizada no litoral paranaense, com foco na inovação tecnológica e metodológica nas práticas docentes, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A metodologia qualitativa aplicada consistiu na realização de diversas visitas à escola, observando as práticas pedagógicas em andamento, concomitantemente com o estudo bibliográfico realizado com os bolsistas, apoiando-se em metodologias ativas e no uso de tecnologias digitais no ensino. O referencial teórico inclui conceitos de Antonio Candido sobre a função social da escola e as contribuições Byung-Chul Han sobre metodologias inovadoras e a integração das tecnologias no ambiente educacional. Devido à política de proibição do uso de celulares na sala de aula, a atividade sociológica proposta, com ênfase na diversidade cultural, foi reestruturada para que os estudantes realizassem as pesquisas em casa, utilizando recursos tecnológicos fora do ambiente escolar. Posteriormente, os resultados foram compartilhados em sala de aula, com a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento apreendido e na apresentação dos seus trabalhos no festival cultural. A confecção de materiais para a apresentação final foi definida como conclusão da disciplina. Os principais resultados mostraram que a proposta foi eficaz na promoção do engajamento dos alunos, estimulando a autonomia e a criatividade na pesquisa e na produção de materiais. A estratégia de integrar metodologias ativas e o uso de tecnologias, mesmo diante dos comedimentos da escola cívico-militar, favoreceu um aprendizado dinâmico, participativo e colaborativo, demonstrando um impacto positivo na prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID927_TB466_10032025220819.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL LUCAS MENDES DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel.lucasmendes@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120734 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 466 "inscrito_id" => 927 "titulo" => "INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DOCENTES NO COLÉGIO CÍVICO-MILITAR HÉLIO ANTÔNIO DE SOUZA" "resumo" => "Este relato de experiência visa apresentar uma análise sobre os processos de ensino e aprendizagem no Colégio Estadual Cívico-Militar Hélio Antônio de Souza, localizada no litoral paranaense, com foco na inovação tecnológica e metodológica nas práticas docentes, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A metodologia qualitativa aplicada consistiu na realização de diversas visitas à escola, observando as práticas pedagógicas em andamento, concomitantemente com o estudo bibliográfico realizado com os bolsistas, apoiando-se em metodologias ativas e no uso de tecnologias digitais no ensino. O referencial teórico inclui conceitos de Antonio Candido sobre a função social da escola e as contribuições Byung-Chul Han sobre metodologias inovadoras e a integração das tecnologias no ambiente educacional. Devido à política de proibição do uso de celulares na sala de aula, a atividade sociológica proposta, com ênfase na diversidade cultural, foi reestruturada para que os estudantes realizassem as pesquisas em casa, utilizando recursos tecnológicos fora do ambiente escolar. Posteriormente, os resultados foram compartilhados em sala de aula, com a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento apreendido e na apresentação dos seus trabalhos no festival cultural. A confecção de materiais para a apresentação final foi definida como conclusão da disciplina. Os principais resultados mostraram que a proposta foi eficaz na promoção do engajamento dos alunos, estimulando a autonomia e a criatividade na pesquisa e na produção de materiais. A estratégia de integrar metodologias ativas e o uso de tecnologias, mesmo diante dos comedimentos da escola cívico-militar, favoreceu um aprendizado dinâmico, participativo e colaborativo, demonstrando um impacto positivo na prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID927_TB466_10032025220819.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL LUCAS MENDES DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel.lucasmendes@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }