Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este trabalho teve como foco, a partir de uma revisão de literatura na base de dados SciElo realizado no ano de 2024, realizar uma análise das principais discussões acerca do tema “Políticas Educacionais para a formação de professores alfabetizadores e os desafios da alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental”. A revisão de literatura se configurou como sistemática e integrativa embasada nos referenciais teóricos Botelho (2011), Cardoso, Alarcão, Celorico (2010). Através dos resultados compreendeu-se a relação das políticas educacionais com a formação continuada e os desafios da alfabetização defrontados no cotidiano escolar. Concluiu-se, a partir desta análise, que as políticas públicas educacionais voltadas para a alfabetização passaram por drásticas reformulações nos últimos anos. Com a revisão sistemática integrativa realizada foi possível perceber que no recorte temporal delimitado, entre os anos de 2020 a 2024, as pesquisas sobre as políticas públicas voltadas para a formação de professores alfabetizadores estavam majoritariamente debruçadas na análise e investigação sobre o Plano Nacional de Alfabetização (PNA) e seus desdobramentos. A presente analise se fez importante para compreender e considerar as relações de proximidade e distanciamento entre as políticas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a PNA e como estas infeririam nas políticas educacionais em curso, principalmente nos contextos pandêmico e pós-pandêmico. Também percebeu-se nos artigos analisados fortes críticas ao PNA devida a defesa da reintrodução do método fônico como metodologia de ensino de alfabetização, negando aspectos relacionados ao letramento. Embora essa política não tenha se efetivado, deixou questões que precisam continuar sendo problematizadas e exploradas pelos pesquisadores em suas pesquisas e discutidas com os professores alfabetizadores em formação inicial e continuada.

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