Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

TRABALHO DOCENTE EM DANÇA - REFLEXÕES A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO "NÓS, PROFESSORAS DE DANÇA"

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 08: Trabalho e educação.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120716
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 437
    "inscrito_id" => 1170
    "titulo" => "TRABALHO DOCENTE EM DANÇA - REFLEXÕES A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO "NÓS, PROFESSORAS DE DANÇA""
    "resumo" => "Este trabalho busca refletir sobre a atuação de docentes em dança dentro de escolas de educação básica, a partir do documentário “Nós, professoras de dança”. Estas reflexões foram desenvolvidas no Núcleo de Dança do PIBID na UFPEL, programa subsidiado pela CAPES. O documentário nos fez pensar sobre a importância do trabalho docente em dança para o desenvolvimento pleno dos estudantes e nas possibilidades de desenvolver atividades diversificadas no ambiente escolar. Na escola, todos os tipos de dança podem estar presentes dependendo dos objetivos e interesses dos envolvidos. Ressaltamos, também, a importância deste trabalho ser realizado de forma responsável, por um profissional licenciado em Dança, do qual espera-se características como a sensibilidade, conhecimento técnico sobre a dança, postura crítica e reflexiva sobre o processo educativo. Acreditamos, em consonância com o que foi apresentado no documentário, que o ideal para o trabalho do docente de Dança seria trazer a atenção para o corpo do aluno, apresentar diferentes formas de se colocar em qualquer espaço, aumentar a consciência sobre si mesmo e sobre as pessoas ao seu redor, pois dança também é coletividade, criatividade, saúde, pesquisa e reflexão. Trabalhar com diversos materiais, fazer com que sintam o mundo da sua maneira e testar alternativas para novas formas de expressão auxiliam no processo de autonomia dos estudantes. O ambiente escolar é um espaço que acolhe contextos socioculturais diversos, proporcionando um local\u{A0}ideal para o desenvolvimento de formas de expressão e aprendizado. Nesse cenário, a dança surge como uma poderosa ferramenta de integração, permitindo que os alunos compartilhem experiências corporais que vão além das palavras ou das limitações físicas. Por meio do corpo, todos têm a oportunidade de se envolver de maneira única, sem a pressão de alcançar um padrão técnico ou estético, com o objetivo de explorar o movimento como uma forma de expressão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1170_TB437_09032025212918.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIELI CAMPOS LOPES"
    "autor_nome_curto" => "MARIELI"
    "autor_email" => "lopescmarie@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120716
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 437
    "inscrito_id" => 1170
    "titulo" => "TRABALHO DOCENTE EM DANÇA - REFLEXÕES A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO "NÓS, PROFESSORAS DE DANÇA""
    "resumo" => "Este trabalho busca refletir sobre a atuação de docentes em dança dentro de escolas de educação básica, a partir do documentário “Nós, professoras de dança”. Estas reflexões foram desenvolvidas no Núcleo de Dança do PIBID na UFPEL, programa subsidiado pela CAPES. O documentário nos fez pensar sobre a importância do trabalho docente em dança para o desenvolvimento pleno dos estudantes e nas possibilidades de desenvolver atividades diversificadas no ambiente escolar. Na escola, todos os tipos de dança podem estar presentes dependendo dos objetivos e interesses dos envolvidos. Ressaltamos, também, a importância deste trabalho ser realizado de forma responsável, por um profissional licenciado em Dança, do qual espera-se características como a sensibilidade, conhecimento técnico sobre a dança, postura crítica e reflexiva sobre o processo educativo. Acreditamos, em consonância com o que foi apresentado no documentário, que o ideal para o trabalho do docente de Dança seria trazer a atenção para o corpo do aluno, apresentar diferentes formas de se colocar em qualquer espaço, aumentar a consciência sobre si mesmo e sobre as pessoas ao seu redor, pois dança também é coletividade, criatividade, saúde, pesquisa e reflexão. Trabalhar com diversos materiais, fazer com que sintam o mundo da sua maneira e testar alternativas para novas formas de expressão auxiliam no processo de autonomia dos estudantes. O ambiente escolar é um espaço que acolhe contextos socioculturais diversos, proporcionando um local\u{A0}ideal para o desenvolvimento de formas de expressão e aprendizado. Nesse cenário, a dança surge como uma poderosa ferramenta de integração, permitindo que os alunos compartilhem experiências corporais que vão além das palavras ou das limitações físicas. Por meio do corpo, todos têm a oportunidade de se envolver de maneira única, sem a pressão de alcançar um padrão técnico ou estético, com o objetivo de explorar o movimento como uma forma de expressão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1170_TB437_09032025212918.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIELI CAMPOS LOPES"
    "autor_nome_curto" => "MARIELI"
    "autor_email" => "lopescmarie@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este trabalho busca refletir sobre a atuação de docentes em dança dentro de escolas de educação básica, a partir do documentário “Nós, professoras de dança”. Estas reflexões foram desenvolvidas no Núcleo de Dança do PIBID na UFPEL, programa subsidiado pela CAPES. O documentário nos fez pensar sobre a importância do trabalho docente em dança para o desenvolvimento pleno dos estudantes e nas possibilidades de desenvolver atividades diversificadas no ambiente escolar. Na escola, todos os tipos de dança podem estar presentes dependendo dos objetivos e interesses dos envolvidos. Ressaltamos, também, a importância deste trabalho ser realizado de forma responsável, por um profissional licenciado em Dança, do qual espera-se características como a sensibilidade, conhecimento técnico sobre a dança, postura crítica e reflexiva sobre o processo educativo. Acreditamos, em consonância com o que foi apresentado no documentário, que o ideal para o trabalho do docente de Dança seria trazer a atenção para o corpo do aluno, apresentar diferentes formas de se colocar em qualquer espaço, aumentar a consciência sobre si mesmo e sobre as pessoas ao seu redor, pois dança também é coletividade, criatividade, saúde, pesquisa e reflexão. Trabalhar com diversos materiais, fazer com que sintam o mundo da sua maneira e testar alternativas para novas formas de expressão auxiliam no processo de autonomia dos estudantes. O ambiente escolar é um espaço que acolhe contextos socioculturais diversos, proporcionando um local ideal para o desenvolvimento de formas de expressão e aprendizado. Nesse cenário, a dança surge como uma poderosa ferramenta de integração, permitindo que os alunos compartilhem experiências corporais que vão além das palavras ou das limitações físicas. Por meio do corpo, todos têm a oportunidade de se envolver de maneira única, sem a pressão de alcançar um padrão técnico ou estético, com o objetivo de explorar o movimento como uma forma de expressão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.