TRABALHO DOCENTE EM DANÇA - REFLEXÕES A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO "NÓS, PROFESSORAS DE DANÇA"
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120716 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 437 "inscrito_id" => 1170 "titulo" => "TRABALHO DOCENTE EM DANÇA - REFLEXÕES A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO "NÓS, PROFESSORAS DE DANÇA"" "resumo" => "Este trabalho busca refletir sobre a atuação de docentes em dança dentro de escolas de educação básica, a partir do documentário “Nós, professoras de dança”. Estas reflexões foram desenvolvidas no Núcleo de Dança do PIBID na UFPEL, programa subsidiado pela CAPES. O documentário nos fez pensar sobre a importância do trabalho docente em dança para o desenvolvimento pleno dos estudantes e nas possibilidades de desenvolver atividades diversificadas no ambiente escolar. Na escola, todos os tipos de dança podem estar presentes dependendo dos objetivos e interesses dos envolvidos. Ressaltamos, também, a importância deste trabalho ser realizado de forma responsável, por um profissional licenciado em Dança, do qual espera-se características como a sensibilidade, conhecimento técnico sobre a dança, postura crítica e reflexiva sobre o processo educativo. Acreditamos, em consonância com o que foi apresentado no documentário, que o ideal para o trabalho do docente de Dança seria trazer a atenção para o corpo do aluno, apresentar diferentes formas de se colocar em qualquer espaço, aumentar a consciência sobre si mesmo e sobre as pessoas ao seu redor, pois dança também é coletividade, criatividade, saúde, pesquisa e reflexão. Trabalhar com diversos materiais, fazer com que sintam o mundo da sua maneira e testar alternativas para novas formas de expressão auxiliam no processo de autonomia dos estudantes. O ambiente escolar é um espaço que acolhe contextos socioculturais diversos, proporcionando um local\u{A0}ideal para o desenvolvimento de formas de expressão e aprendizado. Nesse cenário, a dança surge como uma poderosa ferramenta de integração, permitindo que os alunos compartilhem experiências corporais que vão além das palavras ou das limitações físicas. Por meio do corpo, todos têm a oportunidade de se envolver de maneira única, sem a pressão de alcançar um padrão técnico ou estético, com o objetivo de explorar o movimento como uma forma de expressão." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1170_TB437_09032025212918.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIELI CAMPOS LOPES" "autor_nome_curto" => "MARIELI" "autor_email" => "lopescmarie@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120716 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 437 "inscrito_id" => 1170 "titulo" => "TRABALHO DOCENTE EM DANÇA - REFLEXÕES A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO "NÓS, PROFESSORAS DE DANÇA"" "resumo" => "Este trabalho busca refletir sobre a atuação de docentes em dança dentro de escolas de educação básica, a partir do documentário “Nós, professoras de dança”. Estas reflexões foram desenvolvidas no Núcleo de Dança do PIBID na UFPEL, programa subsidiado pela CAPES. O documentário nos fez pensar sobre a importância do trabalho docente em dança para o desenvolvimento pleno dos estudantes e nas possibilidades de desenvolver atividades diversificadas no ambiente escolar. Na escola, todos os tipos de dança podem estar presentes dependendo dos objetivos e interesses dos envolvidos. Ressaltamos, também, a importância deste trabalho ser realizado de forma responsável, por um profissional licenciado em Dança, do qual espera-se características como a sensibilidade, conhecimento técnico sobre a dança, postura crítica e reflexiva sobre o processo educativo. Acreditamos, em consonância com o que foi apresentado no documentário, que o ideal para o trabalho do docente de Dança seria trazer a atenção para o corpo do aluno, apresentar diferentes formas de se colocar em qualquer espaço, aumentar a consciência sobre si mesmo e sobre as pessoas ao seu redor, pois dança também é coletividade, criatividade, saúde, pesquisa e reflexão. Trabalhar com diversos materiais, fazer com que sintam o mundo da sua maneira e testar alternativas para novas formas de expressão auxiliam no processo de autonomia dos estudantes. O ambiente escolar é um espaço que acolhe contextos socioculturais diversos, proporcionando um local\u{A0}ideal para o desenvolvimento de formas de expressão e aprendizado. Nesse cenário, a dança surge como uma poderosa ferramenta de integração, permitindo que os alunos compartilhem experiências corporais que vão além das palavras ou das limitações físicas. Por meio do corpo, todos têm a oportunidade de se envolver de maneira única, sem a pressão de alcançar um padrão técnico ou estético, com o objetivo de explorar o movimento como uma forma de expressão." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1170_TB437_09032025212918.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIELI CAMPOS LOPES" "autor_nome_curto" => "MARIELI" "autor_email" => "lopescmarie@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }