APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E MAPAS CONCEITUAIS APLICADOS NO ENSINO DE CRIANÇAS NEURODIVERGENTES: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS DO APOIO PEDAGÓGICO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120499 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 142 "inscrito_id" => 425 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E MAPAS CONCEITUAIS APLICADOS NO ENSINO DE CRIANÇAS NEURODIVERGENTES: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS DO APOIO PEDAGÓGICO" "resumo" => "A aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem no ensino de crianças e adolescentes, sobretudo estudantes neurodivergentes, têm se mostrado uma abordagem promissora para estimular o engajamento e promover um aprendizado contextualizado. Este estudo visa explorar qualitativamente o efeito da utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Mapas Conceituais (MC) no ensino de estudantes neuroatípicos. Dessa forma, a utilização das metodologias ativas ABP e MC foi avaliada em um grupo de estudantes, durante estudos de revisão e aprofundamento em disciplinas de Geografia e Biologia, realizados em atendimentos extracurriculares de Apoio Pedagógico; esse processo de objetivo exploratório e natureza aplicada envolveu o desenvolvimento e a aplicação de atividades específicas, adaptadas às potencialidades e desafios de aprendizado de cada estudante. As atividades adaptadas desempenham uma função importante no ensino de estudantes com necessidades educacionais específicas, ao se distanciarem do método tradicional de aulas expositivas e promoverem práticas interativas, como quizzes e dinâmicas em grupo, nas quais o professor atua, essencialmente, como mediador do aprendizado. A partir da observação participante, de forma qualitativa, notou-se que as atividades estimularam a autonomia dos alunos na resolução de problemas, além de desenvolverem suas habilidades cognitivas e sociais. A observação das autoras durante o período revelou resultados significativos, como o aprimoramento do aprendizado, o fortalecimento do vínculo emocional entre professor e aluno e uma maior socialização entre os pares. Essas iniciativas também favoreceram a criação de um ambiente de ensino personalizado, mais inclusivo e colaborativo. A experiência relatada demonstra que a combinação de metodologias ativas com um suporte pedagógico personalizado enriquece o processo de aprendizagem e promove um impacto positivo no desenvolvimento socioeducativo dos alunos neuroatípicos. Conclui-se que a prática docente proporcionou um aprendizado significativo para todos os envolvidos, evidenciando o potencial transformador das práticas pedagógicas inclusivas e das metodologias ativas de aprendizagem no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID425_TB142_10032025212800.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIA ALVES SEMENSATO" "autor_nome_curto" => "ERIA" "autor_email" => "eria_semensato@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120499 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 142 "inscrito_id" => 425 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E MAPAS CONCEITUAIS APLICADOS NO ENSINO DE CRIANÇAS NEURODIVERGENTES: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS DO APOIO PEDAGÓGICO" "resumo" => "A aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem no ensino de crianças e adolescentes, sobretudo estudantes neurodivergentes, têm se mostrado uma abordagem promissora para estimular o engajamento e promover um aprendizado contextualizado. Este estudo visa explorar qualitativamente o efeito da utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Mapas Conceituais (MC) no ensino de estudantes neuroatípicos. Dessa forma, a utilização das metodologias ativas ABP e MC foi avaliada em um grupo de estudantes, durante estudos de revisão e aprofundamento em disciplinas de Geografia e Biologia, realizados em atendimentos extracurriculares de Apoio Pedagógico; esse processo de objetivo exploratório e natureza aplicada envolveu o desenvolvimento e a aplicação de atividades específicas, adaptadas às potencialidades e desafios de aprendizado de cada estudante. As atividades adaptadas desempenham uma função importante no ensino de estudantes com necessidades educacionais específicas, ao se distanciarem do método tradicional de aulas expositivas e promoverem práticas interativas, como quizzes e dinâmicas em grupo, nas quais o professor atua, essencialmente, como mediador do aprendizado. A partir da observação participante, de forma qualitativa, notou-se que as atividades estimularam a autonomia dos alunos na resolução de problemas, além de desenvolverem suas habilidades cognitivas e sociais. A observação das autoras durante o período revelou resultados significativos, como o aprimoramento do aprendizado, o fortalecimento do vínculo emocional entre professor e aluno e uma maior socialização entre os pares. Essas iniciativas também favoreceram a criação de um ambiente de ensino personalizado, mais inclusivo e colaborativo. A experiência relatada demonstra que a combinação de metodologias ativas com um suporte pedagógico personalizado enriquece o processo de aprendizagem e promove um impacto positivo no desenvolvimento socioeducativo dos alunos neuroatípicos. Conclui-se que a prática docente proporcionou um aprendizado significativo para todos os envolvidos, evidenciando o potencial transformador das práticas pedagógicas inclusivas e das metodologias ativas de aprendizagem no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID425_TB142_10032025212800.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIA ALVES SEMENSATO" "autor_nome_curto" => "ERIA" "autor_email" => "eria_semensato@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }