Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

JOGOS E BRINCADEIRAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E AMBIENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 08: Trabalho e educação.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120578
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 241
    "inscrito_id" => 810
    "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E AMBIENTAL"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é apresentado como uma estratégia para aprimorar a formação de docentes em nível superior, fortalecendo a relação entre instituições de ensino superior e escolas públicas de educação básica. No contexto das aulas de Educação Física (EF), percebe-se a necessidade de adaptação para lidar com desafios como a falta de estrutura física de condições e materiais. Muitas escolas não possuem espaços cobertos ou ginásios, o que implica em restrição de espaço de aulas de EF e em planejamentos da prática da EF a espaços adaptados. Assim, surge um novo planejamento que leva em conta não apenas a motricidade ampla, mas também outras habilidades dos alunos, dentro da sala de aula. As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelecem a importância da EF como componente curricular que valoriza as práticas corporais dentro do contexto cultural e social. A partir disso, professores e estudantes desenvolveram três jogos utilizando materiais recicláveis, sendo o primeiro “bocha adaptada”, o segundo um “quebra-cabeça de cores”, o terceiro foi uma evolução do primeiro quebra-cabeça de cores. Brinquedos de sucata e a construção destes pelas crianças têm sido valorizados, pois articulam lúdico e relação diferenciada com materiais recicláveis e com o ambiente de forma satisfatória, contribuindo para o desenvolvimento da consciência ambiental, e suprindo a necessidade de materiais didáticos nas aulas de Educação Física. O contato com materiais feitos a partir da reciclagem amplia a noção de aprendizagem em relação à corporeidade e ao meio ambiente.? Algo que os estudantes não sabiam que podia ser feito com materiais que são descartados e que se tornaram motivos de alegria para eles no formato de brinquedos. Essa experiência reforçou o papel do professor na escola, demonstrando que a necessidade de materiais pode ser adaptada em sua prática pedagógica à realidade dos alunos e às incertezas climáticas, promovendo, assim, um aprendizado significativo e sustentável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID810_TB241_10032025212339.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS GABINA MADRID"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheusmadrid2005@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120578
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 241
    "inscrito_id" => 810
    "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E AMBIENTAL"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é apresentado como uma estratégia para aprimorar a formação de docentes em nível superior, fortalecendo a relação entre instituições de ensino superior e escolas públicas de educação básica. No contexto das aulas de Educação Física (EF), percebe-se a necessidade de adaptação para lidar com desafios como a falta de estrutura física de condições e materiais. Muitas escolas não possuem espaços cobertos ou ginásios, o que implica em restrição de espaço de aulas de EF e em planejamentos da prática da EF a espaços adaptados. Assim, surge um novo planejamento que leva em conta não apenas a motricidade ampla, mas também outras habilidades dos alunos, dentro da sala de aula. As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelecem a importância da EF como componente curricular que valoriza as práticas corporais dentro do contexto cultural e social. A partir disso, professores e estudantes desenvolveram três jogos utilizando materiais recicláveis, sendo o primeiro “bocha adaptada”, o segundo um “quebra-cabeça de cores”, o terceiro foi uma evolução do primeiro quebra-cabeça de cores. Brinquedos de sucata e a construção destes pelas crianças têm sido valorizados, pois articulam lúdico e relação diferenciada com materiais recicláveis e com o ambiente de forma satisfatória, contribuindo para o desenvolvimento da consciência ambiental, e suprindo a necessidade de materiais didáticos nas aulas de Educação Física. O contato com materiais feitos a partir da reciclagem amplia a noção de aprendizagem em relação à corporeidade e ao meio ambiente.? Algo que os estudantes não sabiam que podia ser feito com materiais que são descartados e que se tornaram motivos de alegria para eles no formato de brinquedos. Essa experiência reforçou o papel do professor na escola, demonstrando que a necessidade de materiais pode ser adaptada em sua prática pedagógica à realidade dos alunos e às incertezas climáticas, promovendo, assim, um aprendizado significativo e sustentável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID810_TB241_10032025212339.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS GABINA MADRID"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheusmadrid2005@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é apresentado como uma estratégia para aprimorar a formação de docentes em nível superior, fortalecendo a relação entre instituições de ensino superior e escolas públicas de educação básica. No contexto das aulas de Educação Física (EF), percebe-se a necessidade de adaptação para lidar com desafios como a falta de estrutura física de condições e materiais. Muitas escolas não possuem espaços cobertos ou ginásios, o que implica em restrição de espaço de aulas de EF e em planejamentos da prática da EF a espaços adaptados. Assim, surge um novo planejamento que leva em conta não apenas a motricidade ampla, mas também outras habilidades dos alunos, dentro da sala de aula. As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelecem a importância da EF como componente curricular que valoriza as práticas corporais dentro do contexto cultural e social. A partir disso, professores e estudantes desenvolveram três jogos utilizando materiais recicláveis, sendo o primeiro “bocha adaptada”, o segundo um “quebra-cabeça de cores”, o terceiro foi uma evolução do primeiro quebra-cabeça de cores. Brinquedos de sucata e a construção destes pelas crianças têm sido valorizados, pois articulam lúdico e relação diferenciada com materiais recicláveis e com o ambiente de forma satisfatória, contribuindo para o desenvolvimento da consciência ambiental, e suprindo a necessidade de materiais didáticos nas aulas de Educação Física. O contato com materiais feitos a partir da reciclagem amplia a noção de aprendizagem em relação à corporeidade e ao meio ambiente.? Algo que os estudantes não sabiam que podia ser feito com materiais que são descartados e que se tornaram motivos de alegria para eles no formato de brinquedos. Essa experiência reforçou o papel do professor na escola, demonstrando que a necessidade de materiais pode ser adaptada em sua prática pedagógica à realidade dos alunos e às incertezas climáticas, promovendo, assim, um aprendizado significativo e sustentável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.