A INTERDISCIPLINARIDADE NA FÍSICA: UMA ABORDAGEM DO ELEMENTO ÁGUA E SUAS INTER-RELAÇÕES
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120605 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 284 "inscrito_id" => 1063 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE NA FÍSICA: UMA ABORDAGEM DO ELEMENTO ÁGUA E SUAS INTER-RELAÇÕES" "resumo" => "No ensino contemporâneo, a interdisciplinaridade é fundamental para a construção do conhecimento em ciências (Física, Química, Matemática e Biologia). Fazenda (1994) destaca que essa abordagem promove conexões entre diferentes áreas, enquanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) reforça sua importância para desenvolver competências para além do conhecimento fragmentado. Neste sentido, nesta pesquisa se analisa como futuros professores de Física compreendem a interdisciplinaridade ao elaborarem atividades para o Ensino Médio (EM). A pesquisa é qualitativa (Minayo, 2002) e fundamenta-se no relato de experiência (Larrosa, 2002). A investigação ocorreu em uma oficina ministrada para futuros professores de Física de uma instituição pública federal de Curitiba-Paraná. A oficina teve duas etapas: na primeira, os participantes foram organizados em grupos temáticos para criar atividades interdisciplinares e na segunda, apresentaram suas propostas ao grupo maior. A análise baseou-se em registros de diário de campo, categorizados conforme Saldaña (2009) pela análise de conteúdo, resultando em três categorias principais: dinâmica de grupo e construção do conhecimento, interdisciplinaridade e avaliação. Os resultados indicam que o grupo seguiu uma visão linear do conhecimento, priorizando conteúdos físicos dominados, como densidade e refração, antes de estruturar conexões interdisciplinares com o tema água e refletir sobre o processo de construção de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1063_TB284_03032025085950.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRAZIELE APARECIDA CORREA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "GRAZIELE R" "autor_email" => "graziele.correa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120605 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 284 "inscrito_id" => 1063 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE NA FÍSICA: UMA ABORDAGEM DO ELEMENTO ÁGUA E SUAS INTER-RELAÇÕES" "resumo" => "No ensino contemporâneo, a interdisciplinaridade é fundamental para a construção do conhecimento em ciências (Física, Química, Matemática e Biologia). Fazenda (1994) destaca que essa abordagem promove conexões entre diferentes áreas, enquanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) reforça sua importância para desenvolver competências para além do conhecimento fragmentado. Neste sentido, nesta pesquisa se analisa como futuros professores de Física compreendem a interdisciplinaridade ao elaborarem atividades para o Ensino Médio (EM). A pesquisa é qualitativa (Minayo, 2002) e fundamenta-se no relato de experiência (Larrosa, 2002). A investigação ocorreu em uma oficina ministrada para futuros professores de Física de uma instituição pública federal de Curitiba-Paraná. A oficina teve duas etapas: na primeira, os participantes foram organizados em grupos temáticos para criar atividades interdisciplinares e na segunda, apresentaram suas propostas ao grupo maior. A análise baseou-se em registros de diário de campo, categorizados conforme Saldaña (2009) pela análise de conteúdo, resultando em três categorias principais: dinâmica de grupo e construção do conhecimento, interdisciplinaridade e avaliação. Os resultados indicam que o grupo seguiu uma visão linear do conhecimento, priorizando conteúdos físicos dominados, como densidade e refração, antes de estruturar conexões interdisciplinares com o tema água e refletir sobre o processo de construção de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1063_TB284_03032025085950.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRAZIELE APARECIDA CORREA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "GRAZIELE R" "autor_email" => "graziele.correa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }