Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

A INTERDISCIPLINARIDADE NA FÍSICA: UMA ABORDAGEM DO ELEMENTO ÁGUA E SUAS INTER-RELAÇÕES

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

No ensino contemporâneo, a interdisciplinaridade é fundamental para a construção do conhecimento em ciências (Física, Química, Matemática e Biologia). Fazenda (1994) destaca que essa abordagem promove conexões entre diferentes áreas, enquanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) reforça sua importância para desenvolver competências para além do conhecimento fragmentado. Neste sentido, nesta pesquisa se analisa como futuros professores de Física compreendem a interdisciplinaridade ao elaborarem atividades para o Ensino Médio (EM). A pesquisa é qualitativa (Minayo, 2002) e fundamenta-se no relato de experiência (Larrosa, 2002). A investigação ocorreu em uma oficina ministrada para futuros professores de Física de uma instituição pública federal de Curitiba-Paraná. A oficina teve duas etapas: na primeira, os participantes foram organizados em grupos temáticos para criar atividades interdisciplinares e na segunda, apresentaram suas propostas ao grupo maior. A análise baseou-se em registros de diário de campo, categorizados conforme Saldaña (2009) pela análise de conteúdo, resultando em três categorias principais: dinâmica de grupo e construção do conhecimento, interdisciplinaridade e avaliação. Os resultados indicam que o grupo seguiu uma visão linear do conhecimento, priorizando conteúdos físicos dominados, como densidade e refração, antes de estruturar conexões interdisciplinares com o tema água e refletir sobre o processo de construção de aprendizagem.

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