OLHAR, REGISTRAR E REFLETIR: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS NO NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120673 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 379 "inscrito_id" => 751 "titulo" => "OLHAR, REGISTRAR E REFLETIR: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS NO NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA" "resumo" => "RESUMO Este artigo emerge das experiências vivenciadas pelas bolsistas do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (NEPE), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com destaque para o projeto de extensão Ateliê da Infância. O texto explora algumas experiências com a documentação pedagógica, considerando práticas realizadas com crianças e a formação de bolsistas. Como forma de balizar tais experiências, recorre-se a autores(as) como Ostetto (2008), Warschauer (2017), Pinazza e Fochi (2018). O estudo analisa como o planejamento, a observação, os registros e a escrita reflexiva contribuem para aprimorar as práticas educativas, valorizando o protagonismo das crianças e a formação inicial das bolsistas do NEPE. A metodologia contempla ações diversas, como estudo do referencial teórico, visitas às escolas atingidas pelos eventos climáticos em maio de 2024 no Rio Grande do Sul, práticas com as crianças recebidas no espaço do Ateliê da Infância e debates que moveram as bolsistas a realizarem os registros reflexivos. Os resultados apontam para a documentação pedagógica como elemento central para o diálogo entre teoria e prática, fortalecendo a memória educativa e a importância de uma educação que respeita e valoriza a infância." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID751_TB379_10032025193822.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA BENJAMIM DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayarabenjamim11@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120673 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 379 "inscrito_id" => 751 "titulo" => "OLHAR, REGISTRAR E REFLETIR: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS NO NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA" "resumo" => "RESUMO Este artigo emerge das experiências vivenciadas pelas bolsistas do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (NEPE), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com destaque para o projeto de extensão Ateliê da Infância. O texto explora algumas experiências com a documentação pedagógica, considerando práticas realizadas com crianças e a formação de bolsistas. Como forma de balizar tais experiências, recorre-se a autores(as) como Ostetto (2008), Warschauer (2017), Pinazza e Fochi (2018). O estudo analisa como o planejamento, a observação, os registros e a escrita reflexiva contribuem para aprimorar as práticas educativas, valorizando o protagonismo das crianças e a formação inicial das bolsistas do NEPE. A metodologia contempla ações diversas, como estudo do referencial teórico, visitas às escolas atingidas pelos eventos climáticos em maio de 2024 no Rio Grande do Sul, práticas com as crianças recebidas no espaço do Ateliê da Infância e debates que moveram as bolsistas a realizarem os registros reflexivos. Os resultados apontam para a documentação pedagógica como elemento central para o diálogo entre teoria e prática, fortalecendo a memória educativa e a importância de uma educação que respeita e valoriza a infância." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID751_TB379_10032025193822.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA BENJAMIM DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayarabenjamim11@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }