POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO PARANÁ : RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NA ILHA DOS VALADARES
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120724 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 451 "inscrito_id" => 927 "titulo" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO PARANÁ : RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NA ILHA DOS VALADARES" "resumo" => "Este relato de experiência visa apresentar vivências e reflexões que ocorreram durante a disciplina de Estágio Supervisionado, que teve como campo o Colégio Estadual Cidália Rebello Gomes, localizado na ilha de Valadares, no município de Paranaguá-PR. Analisamos os impactos das políticas educacionais contemporâneas, sobretudo, da implantação do Novo Ensino Médio. O trabalho seguiu metodologia qualitativa, baseando-se em estudos bibliográficos e observação de campo, utilizando como principal referência o trabalho de Silva (2019) sobre a Reforma do Ensino Médio, e a proposta metodológica de Antônio Cândido, de realizar uma sociologia da escola. A partir da observação do contexto da ilha, e do espaço interno da escola, foi possível identificar as dificuldades estruturais que impactam diretamente a dinâmica de aprendizagem, mesmo com a recente reforma das instalações. A escola oferece o Ensino Médio exclusivamente no período noturno, limitando o acesso dos estudantes ao direito à educação. Esse cenário compromete a adaptação ao modelo curricular do Novo Ensino Médio, e dificulta a formação crítica e integral dos estudantes, conforme preconizado pelos parâmetros educacionais. Realizamos entrevistas com professores, estudantes e comunidade, questionando a avaliação destes sobre o Novo Ensino Médio e as políticas educacionais do Paraná, como a plataformização. A plataformização da educação em curso no estado, restringe a atuação dos professores, limitando seu papel de mediador entre os estudantes e os conteúdos. Após nossas observações concluímos que, apesar das melhorias na estrutura física, a escola ainda enfrenta grandes desafios em termos de tecnologia, infraestrutura e diversificação curricular, afetando a formação integral dos estudantes e a construção de uma educação que se alinhe com as necessidades sociais e pedagógicas da comunidade da Ilha dos Valadares." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID927_TB451_10032025220623.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL LUCAS MENDES DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel.lucasmendes@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120724 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 451 "inscrito_id" => 927 "titulo" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO PARANÁ : RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NA ILHA DOS VALADARES" "resumo" => "Este relato de experiência visa apresentar vivências e reflexões que ocorreram durante a disciplina de Estágio Supervisionado, que teve como campo o Colégio Estadual Cidália Rebello Gomes, localizado na ilha de Valadares, no município de Paranaguá-PR. Analisamos os impactos das políticas educacionais contemporâneas, sobretudo, da implantação do Novo Ensino Médio. O trabalho seguiu metodologia qualitativa, baseando-se em estudos bibliográficos e observação de campo, utilizando como principal referência o trabalho de Silva (2019) sobre a Reforma do Ensino Médio, e a proposta metodológica de Antônio Cândido, de realizar uma sociologia da escola. A partir da observação do contexto da ilha, e do espaço interno da escola, foi possível identificar as dificuldades estruturais que impactam diretamente a dinâmica de aprendizagem, mesmo com a recente reforma das instalações. A escola oferece o Ensino Médio exclusivamente no período noturno, limitando o acesso dos estudantes ao direito à educação. Esse cenário compromete a adaptação ao modelo curricular do Novo Ensino Médio, e dificulta a formação crítica e integral dos estudantes, conforme preconizado pelos parâmetros educacionais. Realizamos entrevistas com professores, estudantes e comunidade, questionando a avaliação destes sobre o Novo Ensino Médio e as políticas educacionais do Paraná, como a plataformização. A plataformização da educação em curso no estado, restringe a atuação dos professores, limitando seu papel de mediador entre os estudantes e os conteúdos. Após nossas observações concluímos que, apesar das melhorias na estrutura física, a escola ainda enfrenta grandes desafios em termos de tecnologia, infraestrutura e diversificação curricular, afetando a formação integral dos estudantes e a construção de uma educação que se alinhe com as necessidades sociais e pedagógicas da comunidade da Ilha dos Valadares." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID927_TB451_10032025220623.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL LUCAS MENDES DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel.lucasmendes@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }