OS PROGRAMAS RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PIBID: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA ENTRE AS FINALIDADES E AS CONTRIBUIÇÕES
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120568 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 229 "inscrito_id" => 349 "titulo" => "OS PROGRAMAS RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PIBID: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA ENTRE AS FINALIDADES E AS CONTRIBUIÇÕES" "resumo" => "A Política Nacional de Formação de Professores, com os programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), voltado para a primeira metade do curso de licenciatura, e o Programa Residência Pedagógica (PRP), voltado para a segunda metade, procura o aprimoramento da prática docente na educação básica. Este trabalho, justifica-se pelo fato da permanência do PIBID e o encerramento do PRP após três edições; logo, objetiva-se mostrar as contribuições que o PIBID e o PRP proporcionaram a egressos do curso de licenciatura em química. Além disso, busca-se compreender os impactos na formação docente, buscando entender o encerramento de um e a nova roupagem do outro, com o edital de 2024, possibilitando a continuação da imersão dos licenciandos na escola. A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, deu-se por meio de uma revisão sistemática de literatura em três bases de dados mapeando os trabalhos publicados na linha de pesquisa formação de professores realizados durante as práticas dos programas mencionados no período de 2020 a 2024. Os descritores utilizados formaram a combinação com os operadores booleanos da seguinte forma: PIBID OR Programa Residência Pedagógica AND Química. A busca resultou inicialmente no total de 74 trabalhos. No entanto, após a aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, o número de estudos selecionados, reduziu-se para 24 trabalhos. Os resultados evidenciam a importância dos programas, nos mais diversos contextos educacionais do Brasil, onde foi encontrado, de forma majoritária, trabalhos referentes ao PRP, o que este programa impactou de fato a formação docente em suas mais diversas formas pelos subprojetos institucionais. Com isso, sugere-se a permanência deste em detrimento do outro, devido à prática de regência acontecer de maneira mais efetiva, com maior tempo de sala de aula, ambiente colaborativo, possibilitando maior autonomia ao licenciando/professor que assume sua identidade docente e de professor-pesquisador e reflexivo." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_ID349_TB229_28032025160613.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA ALINY SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CINTIA SOUZA" "autor_email" => "ss.quimik@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120568 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 229 "inscrito_id" => 349 "titulo" => "OS PROGRAMAS RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PIBID: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA ENTRE AS FINALIDADES E AS CONTRIBUIÇÕES" "resumo" => "A Política Nacional de Formação de Professores, com os programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), voltado para a primeira metade do curso de licenciatura, e o Programa Residência Pedagógica (PRP), voltado para a segunda metade, procura o aprimoramento da prática docente na educação básica. Este trabalho, justifica-se pelo fato da permanência do PIBID e o encerramento do PRP após três edições; logo, objetiva-se mostrar as contribuições que o PIBID e o PRP proporcionaram a egressos do curso de licenciatura em química. Além disso, busca-se compreender os impactos na formação docente, buscando entender o encerramento de um e a nova roupagem do outro, com o edital de 2024, possibilitando a continuação da imersão dos licenciandos na escola. A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, deu-se por meio de uma revisão sistemática de literatura em três bases de dados mapeando os trabalhos publicados na linha de pesquisa formação de professores realizados durante as práticas dos programas mencionados no período de 2020 a 2024. Os descritores utilizados formaram a combinação com os operadores booleanos da seguinte forma: PIBID OR Programa Residência Pedagógica AND Química. A busca resultou inicialmente no total de 74 trabalhos. No entanto, após a aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, o número de estudos selecionados, reduziu-se para 24 trabalhos. Os resultados evidenciam a importância dos programas, nos mais diversos contextos educacionais do Brasil, onde foi encontrado, de forma majoritária, trabalhos referentes ao PRP, o que este programa impactou de fato a formação docente em suas mais diversas formas pelos subprojetos institucionais. Com isso, sugere-se a permanência deste em detrimento do outro, devido à prática de regência acontecer de maneira mais efetiva, com maior tempo de sala de aula, ambiente colaborativo, possibilitando maior autonomia ao licenciando/professor que assume sua identidade docente e de professor-pesquisador e reflexivo." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_ID349_TB229_28032025160613.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA ALINY SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CINTIA SOUZA" "autor_email" => "ss.quimik@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }