BARALHO MATEMÁTICO COM DIFERENTES REPRESENTAÇÕES NUMÉRICAS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120643 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 335 "inscrito_id" => 1090 "titulo" => "BARALHO MATEMÁTICO COM DIFERENTES REPRESENTAÇÕES NUMÉRICAS" "resumo" => "Neste artigo, descrevemos a criação e uso de um baralho com fins educativos no ensino de matemática, composto por 55 cartas com os números de 0 a 10, representados por meio de diferentes operações matemáticas. O recurso foi planejado numa atividade na disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática (MEM) do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio (IFC-CS). O baralho, originalmente criado para o jogo Pife, foi também usado para o jogo Rouba Monte. Considerando que atividades envolvendo jogos, visa a utilizar uma abordagem lúdica e interativa para o ensino de conceitos matemáticos. Foi baseado na premissa de que jogos podem ser usados como ferramenta pedagógica, fundamentado em teorias que apontam benefícios relacionados ao desenvolvimento cognitivo e à superação das dificuldades de aprendizagem em matemática. A validação da proposta foi realizada primeiramente entre os pares, licenciandos, tendo-se em vista o reconhecimento dos benefícios do jogo de baralho com as cartas criadas, sugeriu-se e aplicou-se o jogo rouba monte e pife, em sala de aula com alunos do ensino fundamental. Os resultados indicam que o baralho pode ser um recurso útil para o ensino e fixação de operações matemáticas, e oportuniza um ambiente de aprendizagem ativo e coletivo. Incentiva-se para trabalhos futuros usar questionários pré e pós-jogo (ou seja, projetados para avaliar a eficácia do jogo no domínio educacional) a fim de analisar de forma mais sistemática sua validade no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1090_TB335_25022025082443.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAINÃ RIBEIRO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "TAINÃ R." "autor_email" => "tainanccg08@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120643 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 335 "inscrito_id" => 1090 "titulo" => "BARALHO MATEMÁTICO COM DIFERENTES REPRESENTAÇÕES NUMÉRICAS" "resumo" => "Neste artigo, descrevemos a criação e uso de um baralho com fins educativos no ensino de matemática, composto por 55 cartas com os números de 0 a 10, representados por meio de diferentes operações matemáticas. O recurso foi planejado numa atividade na disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática (MEM) do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio (IFC-CS). O baralho, originalmente criado para o jogo Pife, foi também usado para o jogo Rouba Monte. Considerando que atividades envolvendo jogos, visa a utilizar uma abordagem lúdica e interativa para o ensino de conceitos matemáticos. Foi baseado na premissa de que jogos podem ser usados como ferramenta pedagógica, fundamentado em teorias que apontam benefícios relacionados ao desenvolvimento cognitivo e à superação das dificuldades de aprendizagem em matemática. A validação da proposta foi realizada primeiramente entre os pares, licenciandos, tendo-se em vista o reconhecimento dos benefícios do jogo de baralho com as cartas criadas, sugeriu-se e aplicou-se o jogo rouba monte e pife, em sala de aula com alunos do ensino fundamental. Os resultados indicam que o baralho pode ser um recurso útil para o ensino e fixação de operações matemáticas, e oportuniza um ambiente de aprendizagem ativo e coletivo. Incentiva-se para trabalhos futuros usar questionários pré e pós-jogo (ou seja, projetados para avaliar a eficácia do jogo no domínio educacional) a fim de analisar de forma mais sistemática sua validade no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1090_TB335_25022025082443.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAINÃ RIBEIRO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "TAINÃ R." "autor_email" => "tainanccg08@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }