Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

A PRÁTICA DO ATLETISMO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DO INTERIOR DE URUGUAIANA/RS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120510
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 156
    "inscrito_id" => 465
    "titulo" => "A PRÁTICA DO ATLETISMO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DO INTERIOR DE URUGUAIANA/RS"
    "resumo" => "O atletismo é uma das práticas esportivas mais antigas cuja história se mistura com a do ser humano, o qual precisava utilizar habilidades corporais para sobreviver. Estas habilidades são desenvolvidas na escola através da Educação Física que utiliza a corrida, arremessos, lançamentos e saltos, movimentos que são a base de todos os esportes e aliadas às capacidades físicas, desenvolvem os alunos em inúmeros aspectos da cultura corporal do movimento. Além disso, o atletismo pode ser uma importante ferramenta no desenvolvimento humano, inclusive na autonomia do estudante. Este trabalho objetiva apresentar a realidade da Escola da Zona Rural do Município de Uruguaiana/RS, cujos alunos abraçaram a modalidade atletismo, se envolvendo inclusive na construção dos espaços para prática, os quais, diferentemente das escolas urbanas, possuem uma melhor estrutura, por possuírem campo e espaços distintos. Trata-se de um relato de experiência de PIBIDIANOS durante as observações de campo, bem como de relatos dos alunos e da professora de Educação Física, os quais permitiram contextualizar suas vivências no contexto rural. Foi possível constatar que esta escola do interior é muito unida em torno do atletismo, a comunidade escolar é participativa e os alunos são comprometidos com as atividades propostas, sendo que a mesma é uma referência no município de Uruguaiana/RS nesta modalidade, devido ao número expressivo de conquistas e resultados conquistados há muitos anos. Isto é muito relevante na formação do aluno, pois além do desenvolvimento de habilidades e capacidades físicas, promove as relações interpessoais, a autonomia e apresenta aos alunos inúmeras possibilidades de vivências, pois oportuniza aos alunos sair do ambiente restrito da zona rural ao participar de competições, ampliando a sua visão de mundo e trazendo novas perspectivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID465_TB156_12032025115057.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIO ROBERTO SAMURIO CARDOSO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIO"
    "autor_email" => "flaviocardoso.aluno@unipampa.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120510
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 156
    "inscrito_id" => 465
    "titulo" => "A PRÁTICA DO ATLETISMO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DO INTERIOR DE URUGUAIANA/RS"
    "resumo" => "O atletismo é uma das práticas esportivas mais antigas cuja história se mistura com a do ser humano, o qual precisava utilizar habilidades corporais para sobreviver. Estas habilidades são desenvolvidas na escola através da Educação Física que utiliza a corrida, arremessos, lançamentos e saltos, movimentos que são a base de todos os esportes e aliadas às capacidades físicas, desenvolvem os alunos em inúmeros aspectos da cultura corporal do movimento. Além disso, o atletismo pode ser uma importante ferramenta no desenvolvimento humano, inclusive na autonomia do estudante. Este trabalho objetiva apresentar a realidade da Escola da Zona Rural do Município de Uruguaiana/RS, cujos alunos abraçaram a modalidade atletismo, se envolvendo inclusive na construção dos espaços para prática, os quais, diferentemente das escolas urbanas, possuem uma melhor estrutura, por possuírem campo e espaços distintos. Trata-se de um relato de experiência de PIBIDIANOS durante as observações de campo, bem como de relatos dos alunos e da professora de Educação Física, os quais permitiram contextualizar suas vivências no contexto rural. Foi possível constatar que esta escola do interior é muito unida em torno do atletismo, a comunidade escolar é participativa e os alunos são comprometidos com as atividades propostas, sendo que a mesma é uma referência no município de Uruguaiana/RS nesta modalidade, devido ao número expressivo de conquistas e resultados conquistados há muitos anos. Isto é muito relevante na formação do aluno, pois além do desenvolvimento de habilidades e capacidades físicas, promove as relações interpessoais, a autonomia e apresenta aos alunos inúmeras possibilidades de vivências, pois oportuniza aos alunos sair do ambiente restrito da zona rural ao participar de competições, ampliando a sua visão de mundo e trazendo novas perspectivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID465_TB156_12032025115057.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIO ROBERTO SAMURIO CARDOSO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIO"
    "autor_email" => "flaviocardoso.aluno@unipampa.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O atletismo é uma das práticas esportivas mais antigas cuja história se mistura com a do ser humano, o qual precisava utilizar habilidades corporais para sobreviver. Estas habilidades são desenvolvidas na escola através da Educação Física que utiliza a corrida, arremessos, lançamentos e saltos, movimentos que são a base de todos os esportes e aliadas às capacidades físicas, desenvolvem os alunos em inúmeros aspectos da cultura corporal do movimento. Além disso, o atletismo pode ser uma importante ferramenta no desenvolvimento humano, inclusive na autonomia do estudante. Este trabalho objetiva apresentar a realidade da Escola da Zona Rural do Município de Uruguaiana/RS, cujos alunos abraçaram a modalidade atletismo, se envolvendo inclusive na construção dos espaços para prática, os quais, diferentemente das escolas urbanas, possuem uma melhor estrutura, por possuírem campo e espaços distintos. Trata-se de um relato de experiência de PIBIDIANOS durante as observações de campo, bem como de relatos dos alunos e da professora de Educação Física, os quais permitiram contextualizar suas vivências no contexto rural. Foi possível constatar que esta escola do interior é muito unida em torno do atletismo, a comunidade escolar é participativa e os alunos são comprometidos com as atividades propostas, sendo que a mesma é uma referência no município de Uruguaiana/RS nesta modalidade, devido ao número expressivo de conquistas e resultados conquistados há muitos anos. Isto é muito relevante na formação do aluno, pois além do desenvolvimento de habilidades e capacidades físicas, promove as relações interpessoais, a autonomia e apresenta aos alunos inúmeras possibilidades de vivências, pois oportuniza aos alunos sair do ambiente restrito da zona rural ao participar de competições, ampliando a sua visão de mundo e trazendo novas perspectivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.