A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM DIALÓGICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS DURANTE OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120804 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 573 "inscrito_id" => 1444 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM DIALÓGICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS DURANTE OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS" "resumo" => "Neste texto apresentamos resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida por meio da parceria entre acadêmicas e professoras orientadoras do estágio supervisionado no curso de Pedagogia, objetivando analisar as aprendizagens e desafios vivenciados por três acadêmicas durante os estágios de docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim como o processo de estágio, esta pesquisa está fundamentada na epistemologia de Paulo Freire, compreendendo o estágio em docência como um campo de pesquisa e ações transformadoras no âmbito da práxis docente, mediante relações dialógicas. Por meio de procedimentos da pesquisa bibliográfica (Salvador, 1978) e coerentes com os princípios da teoria da ação dialógica de Freire (2004) e postulados da Metodologia Comunicativa (Gómez et al, 2006), buscamos analisar registros de autoavaliações das docências, durante os estágios em uma escola pública municipal, com foco na construção de práticas pedagógicas dialógicas e libertadoras. Uma breve revisão da literatura sobre o tema evidencia uma lacuna nas pesquisas voltadas especificamente para essa etapa da formação docente, reforçando a relevância deste estudo. Os resultados parciais das análises dos registros de autoavaliação sobre os estágios em docência, contemplando as aprendizagens e os desafios encontrados nesta etapa da formação inicial, foram agrupados em quatro categorias: o professor e o processo de aprender ao ensinar; o planejamento colaborativo da prática docente; educandos como sujeitos do processo de ensino e aprendizagem; relações dialógicas entre educandos e educadoras. Destacamos a relevância da relação dialógica entre educadores e educandos como potencializador da aprendizagem da docência durante os estágios, pela valorização da leitura de mundo dos educandos e a construção da consciência crítica e da curiosidade epistemológica. Propomos ampliar as discussões sobre a formação inicial docente e a necessidade de práticas pedagógicas que favoreçam a educação como prática da liberdade, reforçando a indissociabilidade entre ensino e pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1444_TB573_10032025145053.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA POLLI RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "biancapollirodrigues@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120804 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 573 "inscrito_id" => 1444 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM DIALÓGICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS DURANTE OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS" "resumo" => "Neste texto apresentamos resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida por meio da parceria entre acadêmicas e professoras orientadoras do estágio supervisionado no curso de Pedagogia, objetivando analisar as aprendizagens e desafios vivenciados por três acadêmicas durante os estágios de docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim como o processo de estágio, esta pesquisa está fundamentada na epistemologia de Paulo Freire, compreendendo o estágio em docência como um campo de pesquisa e ações transformadoras no âmbito da práxis docente, mediante relações dialógicas. Por meio de procedimentos da pesquisa bibliográfica (Salvador, 1978) e coerentes com os princípios da teoria da ação dialógica de Freire (2004) e postulados da Metodologia Comunicativa (Gómez et al, 2006), buscamos analisar registros de autoavaliações das docências, durante os estágios em uma escola pública municipal, com foco na construção de práticas pedagógicas dialógicas e libertadoras. Uma breve revisão da literatura sobre o tema evidencia uma lacuna nas pesquisas voltadas especificamente para essa etapa da formação docente, reforçando a relevância deste estudo. Os resultados parciais das análises dos registros de autoavaliação sobre os estágios em docência, contemplando as aprendizagens e os desafios encontrados nesta etapa da formação inicial, foram agrupados em quatro categorias: o professor e o processo de aprender ao ensinar; o planejamento colaborativo da prática docente; educandos como sujeitos do processo de ensino e aprendizagem; relações dialógicas entre educandos e educadoras. Destacamos a relevância da relação dialógica entre educadores e educandos como potencializador da aprendizagem da docência durante os estágios, pela valorização da leitura de mundo dos educandos e a construção da consciência crítica e da curiosidade epistemológica. Propomos ampliar as discussões sobre a formação inicial docente e a necessidade de práticas pedagógicas que favoreçam a educação como prática da liberdade, reforçando a indissociabilidade entre ensino e pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1444_TB573_10032025145053.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA POLLI RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "biancapollirodrigues@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }