EDUCAÇÃO COMO ATO DE ESPERANÇA: REFLEXÕES PIBIDIANAS A PARTIR DE BELL HOOKS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120584 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 252 "inscrito_id" => 879 "titulo" => "EDUCAÇÃO COMO ATO DE ESPERANÇA: REFLEXÕES PIBIDIANAS A PARTIR DE BELL HOOKS" "resumo" => "O livro Ensinando Comunidade: Uma Pedagogia da Esperança, de bell hooks, apresenta uma visão transformadora da educação, entendendo-a como prática de liberdade, resistência e inclusão. Inserida como bolsista do PIBID no subprojeto de Educação Física da Unipampa, no interior do Rio Grande do Sul, esta análise reflete sobre as contribuições da obra para a formação docente no contexto de uma pedagogia crítica e inclusiva. A proposta articula o pensamento de hooks com as práticas pedagógicas desenvolvidas no programa, evidenciando como a Educação Física pode ser um campo de construção de comunidades educativas comprometidas com a justiça social. A metodologia adotada baseou-se em leituras e discussões coletivas realizadas pelos integrantes do PIBID, aliadas à revisão bibliográfica e à análise crítica dos conceitos apresentados por hooks. Esse processo permitiu aprofundar a compreensão sobre o papel do professor enquanto agente transformador e mediador de espaços educacionais que promovem equidade e pertencimento. O principal objetivo deste trabalho é refletir a relevância da pedagogia proposta por hooks na formação de professores, particularmente na Educação Física, ao apontar caminhos para superar práticas educacionais excludentes e hierárquicas. A autora enfatiza a criação de comunidades educativas, nas quais o ensino é enraizado no afeto, na crítica e na esperança. Tais reflexões foram discutidas no contexto da Educação Física como campo que dialoga diretamente com as vivências corporais e sociais dos estudantes, possibilitando a construção de espaços inclusivos e acolhedores. Conclui-se que os ensinamentos de bell hooks oferecem uma base sólida para a prática docente comprometida com a diversidade e a transformação social. No âmbito da Educação Física, sua pedagogia encoraja uma ressignificação dos espaços escolares, reconhecendo a educação como ato político e revolucionário. Essa experiência, vivenciada no PIBID, revelou-se fundamental para ampliar a compreensão do papel docente na construção de comunidades educacionais mais justas, inclusivas e humanas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID879_TB252_07032025110101.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA DOS SANTOS TOLEDO" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alessandratoledo.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120584 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 252 "inscrito_id" => 879 "titulo" => "EDUCAÇÃO COMO ATO DE ESPERANÇA: REFLEXÕES PIBIDIANAS A PARTIR DE BELL HOOKS" "resumo" => "O livro Ensinando Comunidade: Uma Pedagogia da Esperança, de bell hooks, apresenta uma visão transformadora da educação, entendendo-a como prática de liberdade, resistência e inclusão. Inserida como bolsista do PIBID no subprojeto de Educação Física da Unipampa, no interior do Rio Grande do Sul, esta análise reflete sobre as contribuições da obra para a formação docente no contexto de uma pedagogia crítica e inclusiva. A proposta articula o pensamento de hooks com as práticas pedagógicas desenvolvidas no programa, evidenciando como a Educação Física pode ser um campo de construção de comunidades educativas comprometidas com a justiça social. A metodologia adotada baseou-se em leituras e discussões coletivas realizadas pelos integrantes do PIBID, aliadas à revisão bibliográfica e à análise crítica dos conceitos apresentados por hooks. Esse processo permitiu aprofundar a compreensão sobre o papel do professor enquanto agente transformador e mediador de espaços educacionais que promovem equidade e pertencimento. O principal objetivo deste trabalho é refletir a relevância da pedagogia proposta por hooks na formação de professores, particularmente na Educação Física, ao apontar caminhos para superar práticas educacionais excludentes e hierárquicas. A autora enfatiza a criação de comunidades educativas, nas quais o ensino é enraizado no afeto, na crítica e na esperança. Tais reflexões foram discutidas no contexto da Educação Física como campo que dialoga diretamente com as vivências corporais e sociais dos estudantes, possibilitando a construção de espaços inclusivos e acolhedores. Conclui-se que os ensinamentos de bell hooks oferecem uma base sólida para a prática docente comprometida com a diversidade e a transformação social. No âmbito da Educação Física, sua pedagogia encoraja uma ressignificação dos espaços escolares, reconhecendo a educação como ato político e revolucionário. Essa experiência, vivenciada no PIBID, revelou-se fundamental para ampliar a compreensão do papel docente na construção de comunidades educacionais mais justas, inclusivas e humanas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID879_TB252_07032025110101.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA DOS SANTOS TOLEDO" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alessandratoledo.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }