RELATO DE EXPERIÊNCIA: UTILIZANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA ENSINAR JURO SIMPLES E COMPOSTO.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120479 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 676 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UTILIZANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA ENSINAR JURO SIMPLES E COMPOSTO." "resumo" => "Esse relato descreve as aulas ministradas através do Programa Residência Pedagógica, uma abordagem centrada na Resolução de Problemas foi adotada para ensinar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio os conceitos de juros simples e compostos. Essa metodologia foi escolhida com o intuito de promover a participação ativa dos alunos, incentivando a colaboração em grupo e o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas. Ao longo das atividades, os alunos foram divididos em grupos, proporcionando um ambiente propício para discussões e trocas de ideias. Essa dinâmica permitiu que os estudantes compartilhassem suas perspectivas e estratégias para abordar as situações apresentadas, enriquecendo assim o processo de aprendizagem. Durante as resoluções de problemas, foram exploradas diversas situações do cotidiano que envolvem o cálculo de juros simples e compostos, permitindo aos alunos relacionar os conceitos teóricos com aplicações práticas. Isso contribuiu para tornar o aprendizado mais significativo e contextualizado, além de estimular o pensamento crítico e a capacidade de aplicar o conhecimento em diferentes contextos. Ao discutirem e resolverem os problemas em grupo, os alunos puderam aprender uns com os outros, construindo conhecimento de forma colaborativa. No geral, as aulas desenvolvidas através do Programa Residência Pedagógica proporcionaram uma experiência de aprendizado dinâmica e envolvente, permitindo que os alunos não apenas compreendessem os conceitos de juros simples e juros compostos, mas também desenvolvessem habilidades essenciais para o seu sucesso acadêmico e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID676_TB108_17022025173505.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ BACK" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "m.back1803@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120479 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 676 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UTILIZANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA ENSINAR JURO SIMPLES E COMPOSTO." "resumo" => "Esse relato descreve as aulas ministradas através do Programa Residência Pedagógica, uma abordagem centrada na Resolução de Problemas foi adotada para ensinar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio os conceitos de juros simples e compostos. Essa metodologia foi escolhida com o intuito de promover a participação ativa dos alunos, incentivando a colaboração em grupo e o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas. Ao longo das atividades, os alunos foram divididos em grupos, proporcionando um ambiente propício para discussões e trocas de ideias. Essa dinâmica permitiu que os estudantes compartilhassem suas perspectivas e estratégias para abordar as situações apresentadas, enriquecendo assim o processo de aprendizagem. Durante as resoluções de problemas, foram exploradas diversas situações do cotidiano que envolvem o cálculo de juros simples e compostos, permitindo aos alunos relacionar os conceitos teóricos com aplicações práticas. Isso contribuiu para tornar o aprendizado mais significativo e contextualizado, além de estimular o pensamento crítico e a capacidade de aplicar o conhecimento em diferentes contextos. Ao discutirem e resolverem os problemas em grupo, os alunos puderam aprender uns com os outros, construindo conhecimento de forma colaborativa. No geral, as aulas desenvolvidas através do Programa Residência Pedagógica proporcionaram uma experiência de aprendizado dinâmica e envolvente, permitindo que os alunos não apenas compreendessem os conceitos de juros simples e juros compostos, mas também desenvolvessem habilidades essenciais para o seu sucesso acadêmico e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID676_TB108_17022025173505.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ BACK" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "m.back1803@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }