JOGO CARA A CARA MATEMÁTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO A GEOMETRIA ESPACIAL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120451 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 69 "inscrito_id" => 182 "titulo" => "JOGO CARA A CARA MATEMÁTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO A GEOMETRIA ESPACIAL" "resumo" => "O presente trabalho descreve um relato de experiência de duas licenciadas em Matemática, vinculadas a uma universidade pública do Estado do Paraná, no contexto da disciplina "Teoria e Prática de Ensino I", onde foi proposta a criação e implementação, no formato de uma aula simulada, de um jogo matemático. Foi desenvolvido o jogo "Cara a Cara Matemático", inspirado em um jogo de tabuleiro. O jogo elaborado pelas licenciandas, consiste na eliminação por perguntas e raciocínio lógico, descobrir o sólido geométrico do seu adversário. Com isso, o jogo tem como foco o ensino de Geometria Espacial tanto para os anos finais do Ensino Fundamental, como Ensino Médio. Para sua confecção, foi utilizado cartolinas, figuras impressas de sólidos geométricos e materiais para criar oito exemplares, os quais seriam utilizados na aula simulada, garantindo a semelhança com o jogo comercial. O jogo foi avaliado como um recurso pedagógico significativo, pois despertou o interesse dos demais licenciandos, os quais perceberam sua importância para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Ao aplicar o jogo, as habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram abordadas, demonstrando sua importância no ensino de Matemática. A experiência foi concluída com feedbacks construtivos dos colegas e da professora, destacando a relevância de práticas como esta na formação inicial de professores e especificamente, no chão da sala de aula. O relato reforça que atividades lúdicas, como jogos, tornam o aprendizado mais dinâmico, diminuem a insegurança dos estudantes em relação à Matemática e estimulam sua participação ativa, promovendo um ambiente de ensino mais acolhedor e afetivo." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID182_TB69_18022025154918.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA AZEVEDO AMES" "autor_nome_curto" => "CAROL" "autor_email" => "ra134489@uem.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120451 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 69 "inscrito_id" => 182 "titulo" => "JOGO CARA A CARA MATEMÁTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO A GEOMETRIA ESPACIAL" "resumo" => "O presente trabalho descreve um relato de experiência de duas licenciadas em Matemática, vinculadas a uma universidade pública do Estado do Paraná, no contexto da disciplina "Teoria e Prática de Ensino I", onde foi proposta a criação e implementação, no formato de uma aula simulada, de um jogo matemático. Foi desenvolvido o jogo "Cara a Cara Matemático", inspirado em um jogo de tabuleiro. O jogo elaborado pelas licenciandas, consiste na eliminação por perguntas e raciocínio lógico, descobrir o sólido geométrico do seu adversário. Com isso, o jogo tem como foco o ensino de Geometria Espacial tanto para os anos finais do Ensino Fundamental, como Ensino Médio. Para sua confecção, foi utilizado cartolinas, figuras impressas de sólidos geométricos e materiais para criar oito exemplares, os quais seriam utilizados na aula simulada, garantindo a semelhança com o jogo comercial. O jogo foi avaliado como um recurso pedagógico significativo, pois despertou o interesse dos demais licenciandos, os quais perceberam sua importância para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Ao aplicar o jogo, as habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram abordadas, demonstrando sua importância no ensino de Matemática. A experiência foi concluída com feedbacks construtivos dos colegas e da professora, destacando a relevância de práticas como esta na formação inicial de professores e especificamente, no chão da sala de aula. O relato reforça que atividades lúdicas, como jogos, tornam o aprendizado mais dinâmico, diminuem a insegurança dos estudantes em relação à Matemática e estimulam sua participação ativa, promovendo um ambiente de ensino mais acolhedor e afetivo." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID182_TB69_18022025154918.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA AZEVEDO AMES" "autor_nome_curto" => "CAROL" "autor_email" => "ra134489@uem.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }