Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

PIBID EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO TRABALHO COLETIVO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O trabalho coletivo é um princípio da Educação do Campo, que tem sua origem nas lutas dos movimentos sociais do campo; é também um dos princípios da formação docente, defendido pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Tomando isto como pressuposto, buscamos problematizar os desafios e as potencialidades do trabalho coletivo vivenciados na experiência com o PIBID Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 2022 a início de 2025. O lócus de atuação foi a Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, localizada em Florianópolis, na região do norte, e envolveu 16 bolsistas de iniciação à docência, quatro professoras e um professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo, bem como três professoras supervisoras da escola. A instituição possui 660 estudantes, da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como uma das referências a pesquisa como princípio educativo, estando a organização pautada no trabalho coletivo e na participação democrática da tomada de decisões, dividindo o corpo docente em diversas comissões de trabalho, nas quais os profissionais discutem, propõem e realizam ações interdisciplinares. Nesse contexto, as atividades desenvolvidas pelo PIBID Educação do Campo envolveram formações acerca do projeto político pedagógico, planejamento, bem como atividades didáticas desenvolvidas com diferentes turmas. Houve envolvimento de toda a escola, contando também com o acompanhamento da equipe gestora, bem como do coletivo de funcionários e, por fim, das crianças e adolescentes. Nesse processo, uma potencialidade identificada foi o aprendizado que os licenciandos e licenciandas demonstraram ao se inserirem numa escola em que o trabalho coletivo busca ser materializado cotidianamente, mesmo em meio a muitas dificuldades, sobretudo no que diz respeito à garantia de condições adequadas e suficientes para alcançá-lo. Esta realidade reforça outro princípio para a formação de professores, a importância das lutas sociais na busca por uma escola pública de qualidade.

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