ECONOMINÓ: O USO DO DOMINÓ NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120490 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 169 "titulo" => "ECONOMINÓ: O USO DO DOMINÓ NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Compreender os setores da economia é fundamental para entender como as sociedades organizam suas atividades econômicas, geram riqueza e distribuem recursos. No entanto, esses conceitos são frequentemente ensinados de forma complexa e desconectada da realidade dos alunos, o que dificulta o processo de aprendizagem. Este trabalho propõe a elaboração de uma ferramenta de ensino baseada em um jogo de dominó. Personalizado para o ensino dos setores da economia, o recurso promove um aprendizado de Geografia Econômica mais dinâmico e alinhado às demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para a elaboração da ferramenta, foram definidos os temas abordados com base em conteúdos trabalhados no ensino de Geografia Econômica, como os setores da economia, explorados desde a 7ª série da educação básica. Entre os recursos utilizados, destacam-se o MDF para a confecção das peças e a plataforma Canva para a criação do design. Foram produzidas 20 peças com 13 cm de comprimento e 0,06 mm de espessura. Além disso, foi desenvolvido, em ambiente virtual, um repositório contendo os moldes das peças, o design e um manual de instruções, com o objetivo de facilitar sua replicação. Para testar a usabilidade da ferramenta, foram realizados apresentações e testes com docentes e discentes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Caxias do Sul. Durante as atividades práticas, observou-se a capacidade da ferramenta de estimular a socialização, o raciocínio lógico e a fixação do conteúdo. Apesar dos benefícios, foram identificadas limitações, como a quantidade restrita de peças e o tempo necessário para sua aplicação, indicando a necessidade de ajustes. Ainda assim, o jogo se destaca como um recurso pedagógico acessível e promissor. Análises futuras podem explorar sua adaptação para outros conteúdos geográficos, consolidando-o como uma ferramenta educacional adaptável e eficaz no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID169_TB129_10032025220945.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELMI TERESINHA ANDRADE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELMI" "autor_email" => "etaoliveira@ucs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120490 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 169 "titulo" => "ECONOMINÓ: O USO DO DOMINÓ NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Compreender os setores da economia é fundamental para entender como as sociedades organizam suas atividades econômicas, geram riqueza e distribuem recursos. No entanto, esses conceitos são frequentemente ensinados de forma complexa e desconectada da realidade dos alunos, o que dificulta o processo de aprendizagem. Este trabalho propõe a elaboração de uma ferramenta de ensino baseada em um jogo de dominó. Personalizado para o ensino dos setores da economia, o recurso promove um aprendizado de Geografia Econômica mais dinâmico e alinhado às demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para a elaboração da ferramenta, foram definidos os temas abordados com base em conteúdos trabalhados no ensino de Geografia Econômica, como os setores da economia, explorados desde a 7ª série da educação básica. Entre os recursos utilizados, destacam-se o MDF para a confecção das peças e a plataforma Canva para a criação do design. Foram produzidas 20 peças com 13 cm de comprimento e 0,06 mm de espessura. Além disso, foi desenvolvido, em ambiente virtual, um repositório contendo os moldes das peças, o design e um manual de instruções, com o objetivo de facilitar sua replicação. Para testar a usabilidade da ferramenta, foram realizados apresentações e testes com docentes e discentes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Caxias do Sul. Durante as atividades práticas, observou-se a capacidade da ferramenta de estimular a socialização, o raciocínio lógico e a fixação do conteúdo. Apesar dos benefícios, foram identificadas limitações, como a quantidade restrita de peças e o tempo necessário para sua aplicação, indicando a necessidade de ajustes. Ainda assim, o jogo se destaca como um recurso pedagógico acessível e promissor. Análises futuras podem explorar sua adaptação para outros conteúdos geográficos, consolidando-o como uma ferramenta educacional adaptável e eficaz no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID169_TB129_10032025220945.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELMI TERESINHA ANDRADE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELMI" "autor_email" => "etaoliveira@ucs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }