Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

ECONOMINÓ: O USO DO DOMINÓ NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120490
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 169
    "titulo" => "ECONOMINÓ: O USO DO DOMINÓ NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "Compreender os setores da economia é fundamental para entender como as sociedades organizam suas atividades econômicas, geram riqueza e distribuem recursos. No entanto, esses conceitos são frequentemente ensinados de forma complexa e desconectada da realidade dos alunos, o que dificulta o processo de aprendizagem. Este trabalho propõe a elaboração de uma ferramenta de ensino baseada em um jogo de dominó. Personalizado para o ensino dos setores da economia, o recurso promove um aprendizado de Geografia Econômica mais dinâmico e alinhado às demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para a elaboração da ferramenta, foram definidos os temas abordados com base em conteúdos trabalhados no ensino de Geografia Econômica, como os setores da economia, explorados desde a 7ª série da educação básica. Entre os recursos utilizados, destacam-se o MDF para a confecção das peças e a plataforma Canva para a criação do design. Foram produzidas 20 peças com 13 cm de comprimento e 0,06 mm de espessura. Além disso, foi desenvolvido, em ambiente virtual, um repositório contendo os moldes das peças, o design e um manual de instruções, com o objetivo de facilitar sua replicação. Para testar a usabilidade da ferramenta, foram realizados apresentações e testes com docentes e discentes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Caxias do Sul. Durante as atividades práticas, observou-se a capacidade da ferramenta de estimular a socialização, o raciocínio lógico e a fixação do conteúdo. Apesar dos benefícios, foram identificadas limitações, como a quantidade restrita de peças e o tempo necessário para sua aplicação, indicando a necessidade de ajustes. Ainda assim, o jogo se destaca como um recurso pedagógico acessível e promissor. Análises futuras podem explorar sua adaptação para outros conteúdos geográficos, consolidando-o como uma ferramenta educacional adaptável e eficaz no contexto educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID169_TB129_10032025220945.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELMI TERESINHA ANDRADE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELMI"
    "autor_email" => "etaoliveira@ucs.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120490
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 169
    "titulo" => "ECONOMINÓ: O USO DO DOMINÓ NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "Compreender os setores da economia é fundamental para entender como as sociedades organizam suas atividades econômicas, geram riqueza e distribuem recursos. No entanto, esses conceitos são frequentemente ensinados de forma complexa e desconectada da realidade dos alunos, o que dificulta o processo de aprendizagem. Este trabalho propõe a elaboração de uma ferramenta de ensino baseada em um jogo de dominó. Personalizado para o ensino dos setores da economia, o recurso promove um aprendizado de Geografia Econômica mais dinâmico e alinhado às demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para a elaboração da ferramenta, foram definidos os temas abordados com base em conteúdos trabalhados no ensino de Geografia Econômica, como os setores da economia, explorados desde a 7ª série da educação básica. Entre os recursos utilizados, destacam-se o MDF para a confecção das peças e a plataforma Canva para a criação do design. Foram produzidas 20 peças com 13 cm de comprimento e 0,06 mm de espessura. Além disso, foi desenvolvido, em ambiente virtual, um repositório contendo os moldes das peças, o design e um manual de instruções, com o objetivo de facilitar sua replicação. Para testar a usabilidade da ferramenta, foram realizados apresentações e testes com docentes e discentes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Caxias do Sul. Durante as atividades práticas, observou-se a capacidade da ferramenta de estimular a socialização, o raciocínio lógico e a fixação do conteúdo. Apesar dos benefícios, foram identificadas limitações, como a quantidade restrita de peças e o tempo necessário para sua aplicação, indicando a necessidade de ajustes. Ainda assim, o jogo se destaca como um recurso pedagógico acessível e promissor. Análises futuras podem explorar sua adaptação para outros conteúdos geográficos, consolidando-o como uma ferramenta educacional adaptável e eficaz no contexto educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID169_TB129_10032025220945.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELMI TERESINHA ANDRADE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELMI"
    "autor_email" => "etaoliveira@ucs.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Compreender os setores da economia é fundamental para entender como as sociedades organizam suas atividades econômicas, geram riqueza e distribuem recursos. No entanto, esses conceitos são frequentemente ensinados de forma complexa e desconectada da realidade dos alunos, o que dificulta o processo de aprendizagem. Este trabalho propõe a elaboração de uma ferramenta de ensino baseada em um jogo de dominó. Personalizado para o ensino dos setores da economia, o recurso promove um aprendizado de Geografia Econômica mais dinâmico e alinhado às demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para a elaboração da ferramenta, foram definidos os temas abordados com base em conteúdos trabalhados no ensino de Geografia Econômica, como os setores da economia, explorados desde a 7ª série da educação básica. Entre os recursos utilizados, destacam-se o MDF para a confecção das peças e a plataforma Canva para a criação do design. Foram produzidas 20 peças com 13 cm de comprimento e 0,06 mm de espessura. Além disso, foi desenvolvido, em ambiente virtual, um repositório contendo os moldes das peças, o design e um manual de instruções, com o objetivo de facilitar sua replicação. Para testar a usabilidade da ferramenta, foram realizados apresentações e testes com docentes e discentes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Caxias do Sul. Durante as atividades práticas, observou-se a capacidade da ferramenta de estimular a socialização, o raciocínio lógico e a fixação do conteúdo. Apesar dos benefícios, foram identificadas limitações, como a quantidade restrita de peças e o tempo necessário para sua aplicação, indicando a necessidade de ajustes. Ainda assim, o jogo se destaca como um recurso pedagógico acessível e promissor. Análises futuras podem explorar sua adaptação para outros conteúdos geográficos, consolidando-o como uma ferramenta educacional adaptável e eficaz no contexto educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.