DADOS SOCIOECONÔMICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO RS: PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES NO PIBID
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120446 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 64 "inscrito_id" => 518 "titulo" => "DADOS SOCIOECONÔMICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO RS: PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES NO PIBID" "resumo" => "O objetivo deste artigo é identificar as condições socioeconômicas de 115 estudantes do ensino médio, por meio de um questionário Google Forms, com o intuito de apoiar o planejamento de aulas no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). O questionário foi desenvolvido com a finalidade de captar informações sobre as condições de vida dos estudantes e suas famílias, identificando fatores como a renda familiar,infraestrutura da moradia e acesso aos serviços essenciais. Esses dados são fundamentais para o planejamento de estratégias pedagógicas que atendam às reais necessidades dos estudantes, pois no ensino de matemática devemos incluir práticas contextualizadas, utilizando problemas reais do cotidiano. A organização desses dados permitirá o planejamento pedagógico das atividades, considerando os princípios da abordagem Educação Matemática Crítica (RME) selecionando adequados processos e materiais para esse ensino. Em relação aos resultados, os dados coletados revelaram que 106 estudantes residem em área urbana e todos têm acesso à internet em suas residências, o que sugere condições de conectividade disponíveis. Em relação à renda familiar foi identificada uma parcela dos alunos, a qual, vive com uma renda mensal de 1 a 3 salários mínimos, caracterizando uma situação socioeconômica de classe média baixa. A interpretação dos dados indicou que 46% dos estudantes trabalham, em um turno inverso do horário escolar, pela necessidade de contribuir financeiramente na renda familiar ou, ainda, pretendendo alcançar sua independência financeira, o que pode gerar desafios adicionais na conciliação entre trabalho e estudo. Em relação às considerações finais, os estudantes declararam que embora reconheçam o necessário envolvimento com o mercado de trabalho, desejam continuar seus estudos após a conclusão do ensino médio, evidenciando uma atitude positiva em relação à educação." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID518_TB64_03032025200653.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA IARA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissa.iara.cardoso90@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120446 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 64 "inscrito_id" => 518 "titulo" => "DADOS SOCIOECONÔMICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO RS: PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES NO PIBID" "resumo" => "O objetivo deste artigo é identificar as condições socioeconômicas de 115 estudantes do ensino médio, por meio de um questionário Google Forms, com o intuito de apoiar o planejamento de aulas no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). O questionário foi desenvolvido com a finalidade de captar informações sobre as condições de vida dos estudantes e suas famílias, identificando fatores como a renda familiar,infraestrutura da moradia e acesso aos serviços essenciais. Esses dados são fundamentais para o planejamento de estratégias pedagógicas que atendam às reais necessidades dos estudantes, pois no ensino de matemática devemos incluir práticas contextualizadas, utilizando problemas reais do cotidiano. A organização desses dados permitirá o planejamento pedagógico das atividades, considerando os princípios da abordagem Educação Matemática Crítica (RME) selecionando adequados processos e materiais para esse ensino. Em relação aos resultados, os dados coletados revelaram que 106 estudantes residem em área urbana e todos têm acesso à internet em suas residências, o que sugere condições de conectividade disponíveis. Em relação à renda familiar foi identificada uma parcela dos alunos, a qual, vive com uma renda mensal de 1 a 3 salários mínimos, caracterizando uma situação socioeconômica de classe média baixa. A interpretação dos dados indicou que 46% dos estudantes trabalham, em um turno inverso do horário escolar, pela necessidade de contribuir financeiramente na renda familiar ou, ainda, pretendendo alcançar sua independência financeira, o que pode gerar desafios adicionais na conciliação entre trabalho e estudo. Em relação às considerações finais, os estudantes declararam que embora reconheçam o necessário envolvimento com o mercado de trabalho, desejam continuar seus estudos após a conclusão do ensino médio, evidenciando uma atitude positiva em relação à educação." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID518_TB64_03032025200653.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA IARA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissa.iara.cardoso90@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }