Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

PIBID E PRP: TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120788
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 543
    "inscrito_id" => 482
    "titulo" => "PIBID E PRP: TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "O ensino de Educação Física (EF) é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes, abrangendo aspectos motores, cognitivos, emocionais e sociais. Nesse contexto, os Programas Residência Pedagógica (PRP) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desempenham papel crucial ao integrar estudantes de licenciatura ao ambiente escolar, promovendo a experiência prática e o desenvolvimento de habilidades essenciais à docência. Este estudo, de caráter qualitativo, investigou a percepção dos professores participantes desses programas quanto às contribuições para a educação básica. Utilizando um questionário composto por treze perguntas abertas, aplicado entre novembro e dezembro de 2024, os resultados indicaram que o PIBID e o PRP fortalecem a integração entre teoria e prática, aproximando os futuros professores das dinâmicas e desafios do ambiente escolar. A vivência prática contribuiu para a formação de profissionais, capazes de adotar metodologias inovadoras, como o uso de tecnologias e atividades inclusivas, qualificando as aulas de Educação Física. Apesar de desafios como a escassez de recursos e a resistência à inovação, os programas promovem impactos positivos, como o aumento do engajamento estudantil e a valorização do ensino público. A presença dos licenciandos criou um ambiente de troca de saberes entre escolas e universidade, fortalecendo a relação teoria-prática e incentivando os estudantes de licenciatura em EF a vislumbrarem a continuidade de seus estudos no ensino superior. Conclui-se que o PIBID e o PRP são indispensáveis para a formação docente e para a melhoria da qualidade da formação de professores e educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID482_TB543_10032025233030.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE GOMES PORCIUNCULA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE"
    "autor_email" => "alexandreporciuncula027@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120788
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 543
    "inscrito_id" => 482
    "titulo" => "PIBID E PRP: TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "O ensino de Educação Física (EF) é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes, abrangendo aspectos motores, cognitivos, emocionais e sociais. Nesse contexto, os Programas Residência Pedagógica (PRP) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desempenham papel crucial ao integrar estudantes de licenciatura ao ambiente escolar, promovendo a experiência prática e o desenvolvimento de habilidades essenciais à docência. Este estudo, de caráter qualitativo, investigou a percepção dos professores participantes desses programas quanto às contribuições para a educação básica. Utilizando um questionário composto por treze perguntas abertas, aplicado entre novembro e dezembro de 2024, os resultados indicaram que o PIBID e o PRP fortalecem a integração entre teoria e prática, aproximando os futuros professores das dinâmicas e desafios do ambiente escolar. A vivência prática contribuiu para a formação de profissionais, capazes de adotar metodologias inovadoras, como o uso de tecnologias e atividades inclusivas, qualificando as aulas de Educação Física. Apesar de desafios como a escassez de recursos e a resistência à inovação, os programas promovem impactos positivos, como o aumento do engajamento estudantil e a valorização do ensino público. A presença dos licenciandos criou um ambiente de troca de saberes entre escolas e universidade, fortalecendo a relação teoria-prática e incentivando os estudantes de licenciatura em EF a vislumbrarem a continuidade de seus estudos no ensino superior. Conclui-se que o PIBID e o PRP são indispensáveis para a formação docente e para a melhoria da qualidade da formação de professores e educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID482_TB543_10032025233030.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE GOMES PORCIUNCULA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE"
    "autor_email" => "alexandreporciuncula027@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O ensino de Educação Física (EF) é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes, abrangendo aspectos motores, cognitivos, emocionais e sociais. Nesse contexto, os Programas Residência Pedagógica (PRP) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desempenham papel crucial ao integrar estudantes de licenciatura ao ambiente escolar, promovendo a experiência prática e o desenvolvimento de habilidades essenciais à docência. Este estudo, de caráter qualitativo, investigou a percepção dos professores participantes desses programas quanto às contribuições para a educação básica. Utilizando um questionário composto por treze perguntas abertas, aplicado entre novembro e dezembro de 2024, os resultados indicaram que o PIBID e o PRP fortalecem a integração entre teoria e prática, aproximando os futuros professores das dinâmicas e desafios do ambiente escolar. A vivência prática contribuiu para a formação de profissionais, capazes de adotar metodologias inovadoras, como o uso de tecnologias e atividades inclusivas, qualificando as aulas de Educação Física. Apesar de desafios como a escassez de recursos e a resistência à inovação, os programas promovem impactos positivos, como o aumento do engajamento estudantil e a valorização do ensino público. A presença dos licenciandos criou um ambiente de troca de saberes entre escolas e universidade, fortalecendo a relação teoria-prática e incentivando os estudantes de licenciatura em EF a vislumbrarem a continuidade de seus estudos no ensino superior. Conclui-se que o PIBID e o PRP são indispensáveis para a formação docente e para a melhoria da qualidade da formação de professores e educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.