Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID COM LICENCIANDOS EM COMPUTAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120736
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 468
    "inscrito_id" => 936
    "titulo" => "INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID COM LICENCIANDOS EM COMPUTAÇÃO"
    "resumo" => "A proposta interdisciplinar para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental vem apresentar o integrado de Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital, com foco em Matemática e Raciocínio Lógico. As atividades abrangem 20 encontros, utilizando programação em blocos como ferramenta pedagógica para explorar conceitos matemáticos e desenvolver habilidades cognitivas. As aulas evoluem progressivamente, desde a introdução ao pensamento computacional até a criação de jogos matemáticos. Metodologicamente, são propostos momentos de exploração teórica, prática no software e reflexão colaborativa. Essa parceria, que será ministrada no Colégio Municipal Pelotense, agrega tanto na formação dos alunos quanto na qualificação dos professores da educação infantil, que muitas vezes são colocados nessas disciplinas sem nenhuma formação prévia. O programa PIBID é de suma importância para aproximar a escola do conhecimento científico, fortalecendo o vínculo entre a academia e a prática escolar. Os alunos do PIBID são licenciandos em Computação, contribuindo com uma abordagem técnica e inovadora para as práticas pedagógicas. Essa interação contribui para o desenvolvimento de estratégias inovadoras de ensino e fomenta uma aprendizagem significativa. O trabalho busca promover o aprendizado significativo dos alunos e o aprimoramento do conhecimento dos jovens, possibilitando uma formação mais completa e alinhada às demandas do século XXI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID936_TB468_10032025203508.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOZER ALMEIDA SEDREZ"
    "autor_nome_curto" => "MOZER SEDREZ"
    "autor_email" => "mozer@sedrez.net"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120736
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 468
    "inscrito_id" => 936
    "titulo" => "INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID COM LICENCIANDOS EM COMPUTAÇÃO"
    "resumo" => "A proposta interdisciplinar para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental vem apresentar o integrado de Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital, com foco em Matemática e Raciocínio Lógico. As atividades abrangem 20 encontros, utilizando programação em blocos como ferramenta pedagógica para explorar conceitos matemáticos e desenvolver habilidades cognitivas. As aulas evoluem progressivamente, desde a introdução ao pensamento computacional até a criação de jogos matemáticos. Metodologicamente, são propostos momentos de exploração teórica, prática no software e reflexão colaborativa. Essa parceria, que será ministrada no Colégio Municipal Pelotense, agrega tanto na formação dos alunos quanto na qualificação dos professores da educação infantil, que muitas vezes são colocados nessas disciplinas sem nenhuma formação prévia. O programa PIBID é de suma importância para aproximar a escola do conhecimento científico, fortalecendo o vínculo entre a academia e a prática escolar. Os alunos do PIBID são licenciandos em Computação, contribuindo com uma abordagem técnica e inovadora para as práticas pedagógicas. Essa interação contribui para o desenvolvimento de estratégias inovadoras de ensino e fomenta uma aprendizagem significativa. O trabalho busca promover o aprendizado significativo dos alunos e o aprimoramento do conhecimento dos jovens, possibilitando uma formação mais completa e alinhada às demandas do século XXI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID936_TB468_10032025203508.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOZER ALMEIDA SEDREZ"
    "autor_nome_curto" => "MOZER SEDREZ"
    "autor_email" => "mozer@sedrez.net"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A proposta interdisciplinar para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental vem apresentar o integrado de Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital, com foco em Matemática e Raciocínio Lógico. As atividades abrangem 20 encontros, utilizando programação em blocos como ferramenta pedagógica para explorar conceitos matemáticos e desenvolver habilidades cognitivas. As aulas evoluem progressivamente, desde a introdução ao pensamento computacional até a criação de jogos matemáticos. Metodologicamente, são propostos momentos de exploração teórica, prática no software e reflexão colaborativa. Essa parceria, que será ministrada no Colégio Municipal Pelotense, agrega tanto na formação dos alunos quanto na qualificação dos professores da educação infantil, que muitas vezes são colocados nessas disciplinas sem nenhuma formação prévia. O programa PIBID é de suma importância para aproximar a escola do conhecimento científico, fortalecendo o vínculo entre a academia e a prática escolar. Os alunos do PIBID são licenciandos em Computação, contribuindo com uma abordagem técnica e inovadora para as práticas pedagógicas. Essa interação contribui para o desenvolvimento de estratégias inovadoras de ensino e fomenta uma aprendizagem significativa. O trabalho busca promover o aprendizado significativo dos alunos e o aprimoramento do conhecimento dos jovens, possibilitando uma formação mais completa e alinhada às demandas do século XXI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.