Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA E SUA RELEVÂNCIA PARA O PIBID

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120683
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 393
    "inscrito_id" => 445
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA E SUA RELEVÂNCIA PARA O PIBID"
    "resumo" => "A formação docente nos cursos de licenciatura é permeada, desde o início da graduação, por diferentes metodologias de ensino. Nesta perspectiva, o presente resumo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada com a metodologia ativa Sala de aula invertida e refletir sobre a relevância desta experiência para os acadêmicos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). A metodologia foi utilizada no componente curricular de Atletismo do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana/RS, a qual foi subdividida em dois momentos, no primeiro, o docente separou uma temática e auxiliou os alunos na organização da aula; no segundo, os discentes atuaram como professores, com o acompanhamento e mediação do docente responsável pelo componente. Entre os benefícios do uso dessa metodologia, está o desenvolvimento da autonomia do discente, a responsabilidade para com o próprio aprendizado a ser repassado, além de estimular uma participação ativa no próprio componente que está sendo cursado. No que tange a contribuição desta vivência para os acadêmicos do PIBID, cabe destacar que o programa visa a formação inicial de estudantes de licenciatura, proporcionando experiências práticas em sala de aula, ou seja, em certo ponto o discente assume o papel de docente, logo as vivências pedagógicas com sala de aula invertida, contribuem significativamente na preparação destes para a prática docente. Este contato prévio com a docência atuou como facilitador para o início de suas atividades dentro do programa, visto que, quando o discente já passou por aquele processo, mesmo que minimamente, é mais fácil para ele aplicar em um ambiente de sala de aula. Para os discentes que estão em formação, o primeiro contato com a docência é de extrema relevância nesse processo, pois influencia no desenvolvimento de seu perfil docente e fará diferença durante os estágios e a vida profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID445_TB393_10032025203735.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINDY ALLANIS SCHNEIDER DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CINDY"
    "autor_email" => "cindysantos.aluno@unipampa.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120683
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 393
    "inscrito_id" => 445
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA E SUA RELEVÂNCIA PARA O PIBID"
    "resumo" => "A formação docente nos cursos de licenciatura é permeada, desde o início da graduação, por diferentes metodologias de ensino. Nesta perspectiva, o presente resumo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada com a metodologia ativa Sala de aula invertida e refletir sobre a relevância desta experiência para os acadêmicos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). A metodologia foi utilizada no componente curricular de Atletismo do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana/RS, a qual foi subdividida em dois momentos, no primeiro, o docente separou uma temática e auxiliou os alunos na organização da aula; no segundo, os discentes atuaram como professores, com o acompanhamento e mediação do docente responsável pelo componente. Entre os benefícios do uso dessa metodologia, está o desenvolvimento da autonomia do discente, a responsabilidade para com o próprio aprendizado a ser repassado, além de estimular uma participação ativa no próprio componente que está sendo cursado. No que tange a contribuição desta vivência para os acadêmicos do PIBID, cabe destacar que o programa visa a formação inicial de estudantes de licenciatura, proporcionando experiências práticas em sala de aula, ou seja, em certo ponto o discente assume o papel de docente, logo as vivências pedagógicas com sala de aula invertida, contribuem significativamente na preparação destes para a prática docente. Este contato prévio com a docência atuou como facilitador para o início de suas atividades dentro do programa, visto que, quando o discente já passou por aquele processo, mesmo que minimamente, é mais fácil para ele aplicar em um ambiente de sala de aula. Para os discentes que estão em formação, o primeiro contato com a docência é de extrema relevância nesse processo, pois influencia no desenvolvimento de seu perfil docente e fará diferença durante os estágios e a vida profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID445_TB393_10032025203735.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINDY ALLANIS SCHNEIDER DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CINDY"
    "autor_email" => "cindysantos.aluno@unipampa.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A formação docente nos cursos de licenciatura é permeada, desde o início da graduação, por diferentes metodologias de ensino. Nesta perspectiva, o presente resumo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada com a metodologia ativa Sala de aula invertida e refletir sobre a relevância desta experiência para os acadêmicos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). A metodologia foi utilizada no componente curricular de Atletismo do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana/RS, a qual foi subdividida em dois momentos, no primeiro, o docente separou uma temática e auxiliou os alunos na organização da aula; no segundo, os discentes atuaram como professores, com o acompanhamento e mediação do docente responsável pelo componente. Entre os benefícios do uso dessa metodologia, está o desenvolvimento da autonomia do discente, a responsabilidade para com o próprio aprendizado a ser repassado, além de estimular uma participação ativa no próprio componente que está sendo cursado. No que tange a contribuição desta vivência para os acadêmicos do PIBID, cabe destacar que o programa visa a formação inicial de estudantes de licenciatura, proporcionando experiências práticas em sala de aula, ou seja, em certo ponto o discente assume o papel de docente, logo as vivências pedagógicas com sala de aula invertida, contribuem significativamente na preparação destes para a prática docente. Este contato prévio com a docência atuou como facilitador para o início de suas atividades dentro do programa, visto que, quando o discente já passou por aquele processo, mesmo que minimamente, é mais fácil para ele aplicar em um ambiente de sala de aula. Para os discentes que estão em formação, o primeiro contato com a docência é de extrema relevância nesse processo, pois influencia no desenvolvimento de seu perfil docente e fará diferença durante os estágios e a vida profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.