FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA E SUA RELEVÂNCIA PARA O PIBID
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120683 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 393 "inscrito_id" => 445 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA E SUA RELEVÂNCIA PARA O PIBID" "resumo" => "A formação docente nos cursos de licenciatura é permeada, desde o início da graduação, por diferentes metodologias de ensino. Nesta perspectiva, o presente resumo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada com a metodologia ativa Sala de aula invertida e refletir sobre a relevância desta experiência para os acadêmicos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). A metodologia foi utilizada no componente curricular de Atletismo do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana/RS, a qual foi subdividida em dois momentos, no primeiro, o docente separou uma temática e auxiliou os alunos na organização da aula; no segundo, os discentes atuaram como professores, com o acompanhamento e mediação do docente responsável pelo componente. Entre os benefícios do uso dessa metodologia, está o desenvolvimento da autonomia do discente, a responsabilidade para com o próprio aprendizado a ser repassado, além de estimular uma participação ativa no próprio componente que está sendo cursado. No que tange a contribuição desta vivência para os acadêmicos do PIBID, cabe destacar que o programa visa a formação inicial de estudantes de licenciatura, proporcionando experiências práticas em sala de aula, ou seja, em certo ponto o discente assume o papel de docente, logo as vivências pedagógicas com sala de aula invertida, contribuem significativamente na preparação destes para a prática docente. Este contato prévio com a docência atuou como facilitador para o início de suas atividades dentro do programa, visto que, quando o discente já passou por aquele processo, mesmo que minimamente, é mais fácil para ele aplicar em um ambiente de sala de aula. Para os discentes que estão em formação, o primeiro contato com a docência é de extrema relevância nesse processo, pois influencia no desenvolvimento de seu perfil docente e fará diferença durante os estágios e a vida profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID445_TB393_10032025203735.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINDY ALLANIS SCHNEIDER DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CINDY" "autor_email" => "cindysantos.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120683 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 393 "inscrito_id" => 445 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA E SUA RELEVÂNCIA PARA O PIBID" "resumo" => "A formação docente nos cursos de licenciatura é permeada, desde o início da graduação, por diferentes metodologias de ensino. Nesta perspectiva, o presente resumo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada com a metodologia ativa Sala de aula invertida e refletir sobre a relevância desta experiência para os acadêmicos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). A metodologia foi utilizada no componente curricular de Atletismo do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana/RS, a qual foi subdividida em dois momentos, no primeiro, o docente separou uma temática e auxiliou os alunos na organização da aula; no segundo, os discentes atuaram como professores, com o acompanhamento e mediação do docente responsável pelo componente. Entre os benefícios do uso dessa metodologia, está o desenvolvimento da autonomia do discente, a responsabilidade para com o próprio aprendizado a ser repassado, além de estimular uma participação ativa no próprio componente que está sendo cursado. No que tange a contribuição desta vivência para os acadêmicos do PIBID, cabe destacar que o programa visa a formação inicial de estudantes de licenciatura, proporcionando experiências práticas em sala de aula, ou seja, em certo ponto o discente assume o papel de docente, logo as vivências pedagógicas com sala de aula invertida, contribuem significativamente na preparação destes para a prática docente. Este contato prévio com a docência atuou como facilitador para o início de suas atividades dentro do programa, visto que, quando o discente já passou por aquele processo, mesmo que minimamente, é mais fácil para ele aplicar em um ambiente de sala de aula. Para os discentes que estão em formação, o primeiro contato com a docência é de extrema relevância nesse processo, pois influencia no desenvolvimento de seu perfil docente e fará diferença durante os estágios e a vida profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID445_TB393_10032025203735.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINDY ALLANIS SCHNEIDER DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CINDY" "autor_email" => "cindysantos.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }