OS REDS E AS PRÁTICAS ORDINÁRIAS DE ALFABETIZAÇÃO NO INTERIOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120486 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 404 "titulo" => "OS REDS E AS PRÁTICAS ORDINÁRIAS DE ALFABETIZAÇÃO NO INTERIOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica com uso Recursos Educacionais Digitais (REDs), na perspectiva da alfabetização e do letramento em duas turmas de 2º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escola pública municipal do Noroeste do Paraná. Para tanto foram levantadas as seguintes problemáticas: Quais encaminhamentos metodológicos com REDs têm sido propostos no planejamento docente do segundo ano? Em que momentos da rotina de alfabetização os recursos educacionais digitais são aplicados? Quais aproximações e distanciamento há entre os encaminhamentos metodológicos propostos pelos docentes e as práticas pedagógicas realizadas em sala? O estudo de caso qualitativo tomou como fonte as práticas pedagógicas realizadas em turmas de 2º ano do 1º ciclo e foi realizado no recorte temporal pós pandêmico, de 2023 a 2024.Os resultados iniciais desvelam que o objetivo em alfabetizar todas as crianças aliado à necessidade de domínio da tecnologia tem desafiado as redes educativas a buscarem alternativas lúdicas de alfabetização nos aplicativos, softwares, sites, conteúdos, ferramentas e demais recursos tecnológicos. Quando integradas às ações pedagógicas, os recursos educacionais digitais oferecem interatividade e elementos multissemióticos que podem facilitar a compreensão dos conteúdos, enquanto a alfabetização é fortalecida por meio de práticas diversificadas às necessidades dos alunos. Observa-se a relevância das REDs no processo de alfabetização, no entanto há a necessidade de equilibrar o uso das plataformas digitais com a mediação docente, evitando a plataformização excessiva do processo de alfabetização em detrimento da ação pedagógica intencional." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID404_TB125_10032025183748.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZANGELA BARBOSA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "ROZANGELA" "autor_email" => "rozangela.cardoso.uem.turma4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PARANAENSE (UNIPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120486 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 404 "titulo" => "OS REDS E AS PRÁTICAS ORDINÁRIAS DE ALFABETIZAÇÃO NO INTERIOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica com uso Recursos Educacionais Digitais (REDs), na perspectiva da alfabetização e do letramento em duas turmas de 2º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escola pública municipal do Noroeste do Paraná. Para tanto foram levantadas as seguintes problemáticas: Quais encaminhamentos metodológicos com REDs têm sido propostos no planejamento docente do segundo ano? Em que momentos da rotina de alfabetização os recursos educacionais digitais são aplicados? Quais aproximações e distanciamento há entre os encaminhamentos metodológicos propostos pelos docentes e as práticas pedagógicas realizadas em sala? O estudo de caso qualitativo tomou como fonte as práticas pedagógicas realizadas em turmas de 2º ano do 1º ciclo e foi realizado no recorte temporal pós pandêmico, de 2023 a 2024.Os resultados iniciais desvelam que o objetivo em alfabetizar todas as crianças aliado à necessidade de domínio da tecnologia tem desafiado as redes educativas a buscarem alternativas lúdicas de alfabetização nos aplicativos, softwares, sites, conteúdos, ferramentas e demais recursos tecnológicos. Quando integradas às ações pedagógicas, os recursos educacionais digitais oferecem interatividade e elementos multissemióticos que podem facilitar a compreensão dos conteúdos, enquanto a alfabetização é fortalecida por meio de práticas diversificadas às necessidades dos alunos. Observa-se a relevância das REDs no processo de alfabetização, no entanto há a necessidade de equilibrar o uso das plataformas digitais com a mediação docente, evitando a plataformização excessiva do processo de alfabetização em detrimento da ação pedagógica intencional." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID404_TB125_10032025183748.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZANGELA BARBOSA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "ROZANGELA" "autor_email" => "rozangela.cardoso.uem.turma4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PARANAENSE (UNIPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }