UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ESCRITA DE CARTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONHECENDO GÊNEROS TEXTUAIS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120656 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 351 "inscrito_id" => 1036 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ESCRITA DE CARTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONHECENDO GÊNEROS TEXTUAIS" "resumo" => "O objetivo deste relato de experiência é descrever uma atividade de escrita de cartas desenvolvidas por alunos do 2º ano do Ensino Fundamental – Séries Iniciais, de uma escola Municipal localizada no município de Pitanga, Paraná. O desenvolvimento dessa atividade se deu durante o Estágio Supervisionado de alunas do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná (IFPR), e a atividade buscou a compreensão, por parte dos alunos, do gênero textual cartas. Nesse sentido, cada aluno escreveu uma carta que seria destinada a uma pessoa especial. Essa atividade permitiu que os alunos compreendessem mais sobre o gênero textual, além de realizar o preenchimento das informações nos envelopes, considerando que a próxima etapa seria realizar um passeio até o Correios em colaboração com alunos, a direção da escola e a professora regente. Acompanhados por três estagiárias, a professora regente e uma outra professora, o grupo fez o trajeto de cerca de 15 minutos a pé até o local. Durante o percurso, as crianças seguiram as orientações, parando nos cruzamentos e se comportando adequadamente. No Correios, visitaram a área restrita aos carteiros, em que as cartas são triadas, e as crianças ficaram fascinadas ao ver os “escaninhos” com cartas separadas por rua. O supervisor dos carteiros, respondeu todas as dúvidas dos alunos e professores. Após isso, as crianças postaram suas cartas no guichê da agência. O retorno à escola ocorreu a tempo do intervalo. Após a pausa, as crianças estavam animadas e compartilharam suas impressões sobre o passeio, especialmente sobre a experiência de enviar suas próprias cartas. Discutir cartas no ensino fundamental, especialmente durante o processo de alfabetização, é uma prática importante por várias razões. As cartas, em seus diferentes formatos, oferecem aos alunos uma oportunidade rica de interação com a linguagem escrita e falada de uma maneira significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1036_TB351_06032025154342.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA DA SILVA LOPES" "autor_nome_curto" => "EDUARDA LOPES" "autor_email" => "eduarda.lopes@ifpr.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120656 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 351 "inscrito_id" => 1036 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ESCRITA DE CARTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONHECENDO GÊNEROS TEXTUAIS" "resumo" => "O objetivo deste relato de experiência é descrever uma atividade de escrita de cartas desenvolvidas por alunos do 2º ano do Ensino Fundamental – Séries Iniciais, de uma escola Municipal localizada no município de Pitanga, Paraná. O desenvolvimento dessa atividade se deu durante o Estágio Supervisionado de alunas do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná (IFPR), e a atividade buscou a compreensão, por parte dos alunos, do gênero textual cartas. Nesse sentido, cada aluno escreveu uma carta que seria destinada a uma pessoa especial. Essa atividade permitiu que os alunos compreendessem mais sobre o gênero textual, além de realizar o preenchimento das informações nos envelopes, considerando que a próxima etapa seria realizar um passeio até o Correios em colaboração com alunos, a direção da escola e a professora regente. Acompanhados por três estagiárias, a professora regente e uma outra professora, o grupo fez o trajeto de cerca de 15 minutos a pé até o local. Durante o percurso, as crianças seguiram as orientações, parando nos cruzamentos e se comportando adequadamente. No Correios, visitaram a área restrita aos carteiros, em que as cartas são triadas, e as crianças ficaram fascinadas ao ver os “escaninhos” com cartas separadas por rua. O supervisor dos carteiros, respondeu todas as dúvidas dos alunos e professores. Após isso, as crianças postaram suas cartas no guichê da agência. O retorno à escola ocorreu a tempo do intervalo. Após a pausa, as crianças estavam animadas e compartilharam suas impressões sobre o passeio, especialmente sobre a experiência de enviar suas próprias cartas. Discutir cartas no ensino fundamental, especialmente durante o processo de alfabetização, é uma prática importante por várias razões. As cartas, em seus diferentes formatos, oferecem aos alunos uma oportunidade rica de interação com a linguagem escrita e falada de uma maneira significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1036_TB351_06032025154342.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA DA SILVA LOPES" "autor_nome_curto" => "EDUARDA LOPES" "autor_email" => "eduarda.lopes@ifpr.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }