Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120691
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 402
    "inscrito_id" => 982
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O estudo investiga a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de professores de Matemática, por meio de uma revisão bibliográfica baseada em artigos científicos publicados entre 2020 e 2024, pesquisados no portal periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é compreender como a participação no PIBID impacta a prática docente e na formação inicial dos licenciandos. O procedimento metodológico consistiu na escolha de 20 artigos buscados no portal de periódicos da CAPES por meio dos filtros, ‘prática docente’, logo em seguida, com a opção adicionar outro campo “pibid matemática”, e para finalizar, foi selecionado o período de 2020 a 2024. Os artigos selecionados foram distribuídos entre os pesquisadores para a análise, excluindo-se os estudos que não se enquadraram no período definido ou no tema principal, restando apenas 12 artigos para análise. Os textos analisados abordam diferentes dimensões da formação de professores dentro do PIBID, incluindo a relação entre teoria e prática, o uso de tecnologias na educação e as percepções dos participantes sobre sua vivência no programa. Os métodos principais utilizados nas investigações revisadas foram entrevistas, questionários e a análise de relatórios acadêmicos. Em geral, os resultados indicam que o PIBID tem papel fundamental na formação de professores, promovendo a integração entre teoria e prática, o desenvolvimento de metodologias inovadoras, a valorização da docência e a inserção dos discentes na sala de aula. O estudo mostra que o PIBID é um programa essencial para a formação de professores, reforçando a necessidade de políticas públicas que garantam sua continuidade e aprimoramento. O trabalho também destaca a necessidade de pesquisa deste cunho, com o intuito de valorizar o programa e difundir as escritas acadêmicas e seus resultados dentro e fora do meio acadêmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID982_TB402_08032025170029.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS RIBEIRO MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "rimoreiravinicius@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120691
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 402
    "inscrito_id" => 982
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O estudo investiga a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de professores de Matemática, por meio de uma revisão bibliográfica baseada em artigos científicos publicados entre 2020 e 2024, pesquisados no portal periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é compreender como a participação no PIBID impacta a prática docente e na formação inicial dos licenciandos. O procedimento metodológico consistiu na escolha de 20 artigos buscados no portal de periódicos da CAPES por meio dos filtros, ‘prática docente’, logo em seguida, com a opção adicionar outro campo “pibid matemática”, e para finalizar, foi selecionado o período de 2020 a 2024. Os artigos selecionados foram distribuídos entre os pesquisadores para a análise, excluindo-se os estudos que não se enquadraram no período definido ou no tema principal, restando apenas 12 artigos para análise. Os textos analisados abordam diferentes dimensões da formação de professores dentro do PIBID, incluindo a relação entre teoria e prática, o uso de tecnologias na educação e as percepções dos participantes sobre sua vivência no programa. Os métodos principais utilizados nas investigações revisadas foram entrevistas, questionários e a análise de relatórios acadêmicos. Em geral, os resultados indicam que o PIBID tem papel fundamental na formação de professores, promovendo a integração entre teoria e prática, o desenvolvimento de metodologias inovadoras, a valorização da docência e a inserção dos discentes na sala de aula. O estudo mostra que o PIBID é um programa essencial para a formação de professores, reforçando a necessidade de políticas públicas que garantam sua continuidade e aprimoramento. O trabalho também destaca a necessidade de pesquisa deste cunho, com o intuito de valorizar o programa e difundir as escritas acadêmicas e seus resultados dentro e fora do meio acadêmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID982_TB402_08032025170029.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS RIBEIRO MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "rimoreiravinicius@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O estudo investiga a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de professores de Matemática, por meio de uma revisão bibliográfica baseada em artigos científicos publicados entre 2020 e 2024, pesquisados no portal periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é compreender como a participação no PIBID impacta a prática docente e na formação inicial dos licenciandos. O procedimento metodológico consistiu na escolha de 20 artigos buscados no portal de periódicos da CAPES por meio dos filtros, ‘prática docente’, logo em seguida, com a opção adicionar outro campo “pibid matemática”, e para finalizar, foi selecionado o período de 2020 a 2024. Os artigos selecionados foram distribuídos entre os pesquisadores para a análise, excluindo-se os estudos que não se enquadraram no período definido ou no tema principal, restando apenas 12 artigos para análise. Os textos analisados abordam diferentes dimensões da formação de professores dentro do PIBID, incluindo a relação entre teoria e prática, o uso de tecnologias na educação e as percepções dos participantes sobre sua vivência no programa. Os métodos principais utilizados nas investigações revisadas foram entrevistas, questionários e a análise de relatórios acadêmicos. Em geral, os resultados indicam que o PIBID tem papel fundamental na formação de professores, promovendo a integração entre teoria e prática, o desenvolvimento de metodologias inovadoras, a valorização da docência e a inserção dos discentes na sala de aula. O estudo mostra que o PIBID é um programa essencial para a formação de professores, reforçando a necessidade de políticas públicas que garantam sua continuidade e aprimoramento. O trabalho também destaca a necessidade de pesquisa deste cunho, com o intuito de valorizar o programa e difundir as escritas acadêmicas e seus resultados dentro e fora do meio acadêmico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.